Como abrir uma loja de roupas femininas de sucesso

Como abrir uma loja de roupas femininas de sucesso

Quer descobrir como abrir uma loja de roupas femininas, mas não sabe por onde começar? Saiba que abrir uma loja de roupas é uma boa opção para começar seu próprio negócio, e o varejo de roupas é um dos tipos mais populares de pequenos negócios.

Como em qualquer pequena empresa, existem muitas nuances neste negócio que você precisa conhecer, lembrar e levar em consideração ao iniciar um negócio e em trabalhos futuros.

Vamos descobrir como abrir sua própria loja de roupas se você ainda não fez isso antes?

Para abrir uma loja de roupas femininas, no início, você precisa decidir em que direção seu próprio negócio será construído, a localização da loja, a variedade de produtos e a estratégia de desenvolvimento posterior dependem disso.

Uma loja de roupas pode ter diferentes linhas de negócios, podendo ser:

  • Uma butique cara com itens exclusivos para clientes ricos;
  • loja de lingerie;
  • roupas de noite ou vestidos de noiva;
  • roupas de bebê;
  • loja de roupas para jovens;
  • roupa de esporte;
  • macacões e uniformes;
  • roupa casual;
  • loja de roupas em geral de todos os tipos.

Você precisa decidir imediatamente o que está mais perto de você, pensar em quais roupas estão faltando em sua área, o que está em demanda e popular, imagine um retrato de seu futuro comprador, o estilo e a variedade de roupas vendidas dependem disso.

Às vezes acontece que o rendimento da loja está longe de ser o ideal, devido ao fato de que essas roupas são muito caras ou baratas para os compradores típicos.

Isso se deve ao fato de que as pessoas ricas não estão acostumadas a comprar barato, na opinião delas, nem coisas de alta qualidade, e as pessoas de baixa renda não poderão comprar produtos caros.

Quanto vou gastar para abrir minha loja de roupas femininas?

Em média, com investimento entre 30 e 50 mil reais, é possível começar um negócio.  Uma loja de roupas exige investimentos e custos financeiros significativos. 

Você pode pedir dinheiro emprestado a parentes ou amigos ou encontrar um parceiro de negócios financeiro. 

Você pode obter um empréstimo para um negócio em um banco, considerar as ofertas de diferentes bancos, ler atentamente o contrato de empréstimo para evitar armadilhas.

O negócio é um risco, então esteja preparado que você terá que arriscar muito dinheiro e talvez até hipotecar sua própria propriedade.

Descobrindo seu público-alvo

Pense em onde você gostaria de abrir sua loja de roupas, quem será seu potencial comprador.

Se você planeja vender roupas baratas, precisa abrir uma loja onde haja um grande fluxo de clientes – no mercado, em um shopping center, no centro da cidade, perto de um metrô ou passagem subterrânea ou qualquer outro local movimentado. 

Como regra, nesses locais, o aluguel é caro, mas é justificado por um grande número de compradores.

Ao vender roupas caras, você precisa focar em clientes regulares, estes podem ser lugares no centro, ruas próximas ao centro, shopping centers são uma boa opção, claro, estes não devem ser bazares baratos. 

Caminhe pelos mercados e shopping centers, procure por locais vagos, olhe para os transeuntes, se eles podem se tornar seus potenciais compradores.

Se você planeja localizar uma loja em uma área residencial, os principais visitantes serão moradores locais e donas de casa com filhos, então você não deve esperar grande popularidade nesta área, uma loja de roupas de elite de marcas caras.

Em busca de uma plataforma de negociação, você pode entrar em contato com corretores de imóveis, mas depois terá que pagar ao corretor de imóveis uma comissão no valor de 50% do aluguel mensal, e o aluguel do primeiro e do último mês ao proprietário do imóvel.

Empresários experientes aconselham a abertura de lojas em centros comerciais onde o local já é promovido e há menos problemas com funcionários e autoridades de fiscalização – todas as questões são decididas pelos proprietários dos edifícios.

Antes de abrir uma loja, você precisará fazer reparos nas instalações e adquirir equipamentos de varejo para pequenas empresas.

Equipamentos e estrutura

A atratividade e conveniência de uma loja de roupas é um fator decisivo no número de vendas, por isso, ao abrir uma loja, preste atenção especial à aparência e interior da loja. 

Se os recursos financeiros permitirem, você pode entrar em contato com um designer de interiores de loja para desenvolver um design de acordo com a direção de sua loja.

Preste muita atenção à iluminação da loja, devidamente selecionada, uma iluminação bonita permite que você torne sua loja aconchegante e interessante mesmo a um custo baixo. 

Cuide das pequenas coisas, para maior comodidade dos clientes ofereça bebidas e petiscos como bolo de fubá cremoso – provadores espaçosos e confortáveis, com grandes espelhos, sofá macio e ar condicionado. O comprador quer comprar roupas em um ambiente bonito, próximo de espírito e se divertir.

Uma butique de elite requer reparos caros e um estilo de interior especial; para tal loja, um ambiente luxuoso e a atmosfera de coisas caras que os compradores ricos estão acostumados a viver são importantes; não deve haver um único elemento de barateza que assuste um cliente caro.

Cuide para criar uma vitrine com as melhores amostras de mercadorias, use manequins na vitrine para atrair os transeuntes. A vitrine em si deve ser enorme, espaçosa e bem iluminada.

A entrada da loja deve se destacar visualmente entre as lojas semelhantes, atrair atenção e ser lembrada por algo, você pode usar soluções arquitetônicas não padronizadas. 

Os manequins devem ser usados ​​na loja, eles realmente atraem a atenção dos clientes. O equipamento necessário deve incluir – racks, racks, cabides e espelhos. Também são necessários sinalizadores eletromagnéticos, projetados especificamente para proteger mercadorias contra roubo.

A regra principal é que a loja deve ser limpa, brilhante e conveniente para os clientes.

Fornecedores de roupas

A variedade e a qualidade dos produtos são muito importantes, principalmente na fase inicial da loja. Clientes satisfeitos serão sua publicidade gratuita e vice-versa – você deve pensar nisso. Portanto, cuide da qualidade dos produtos e de uma ampla variedade de produtos para escolher.

Considere possíveis fornecedores entre empresas, fábricas, importadores e fabricantes de roupas. 

Marque uma reunião com seus representantes e visite seus armazéns de produção. Discutir todos os termos do fornecimento por atacado de roupas, penalidades e possíveis descontos.

 Você pode se concentrar em marcas conhecidas, mas também experimentar novas marcas, se as roupas forem elegantes e de alta qualidade, elas as comprarão. 

Encontre vários fornecedores, no processo de trabalho, você pode decidir qual produto vende melhor e com altos lucros. Tente encontrar produtos interessantes e de alta qualidade que seus concorrentes não tenham.

Tente negociar com os fornecedores para levar as roupas à venda e pagar as mercadorias depois de vendidas. Esta é uma opção muito lucrativa para iniciar um negócio quando a maior parte do dinheiro é investido na abertura de uma loja.

Funcionários da loja

O lucro da sua loja depende diretamente da qualificação do pessoal da loja.

A equipe deve estar interessada em aumentar as vendas de roupas, então o salário deve depender diretamente do volume de vendas. 

Como regra, os vendedores recebem um salário baixo, mas constante, e uma porcentagem da quantidade de mercadorias vendidas. Encontrar pessoal altamente qualificado é um problema para um empresário.

O vendedor deve ser capaz de se comunicar com os clientes, ser educado, conhecer bem todas as mercadorias e ter uma aparência agradável e, o mais importante, vender as mercadorias de forma eficaz.

Precisamos de uma abordagem individual para cada comprador – alguns precisam estar perto dele, aconselhar, ajudar, avisar e trazer. Outros, ao contrário, não toleram quando entram, importunando com conselhos e sugestões. 

Um vendedor habilidoso deve determinar intuitivamente como se comunicar com cada cliente. O sucesso da loja depende disso – os clientes voltam para onde se sentem confortáveis.

Os vendedores precisam ser contratados com um período de teste de um mês, durante o qual você pode entender se o vendedor é adequado para esse trabalho ou não.

Em uma grande loja de roupas, é necessário selecionar: 1 ou 2 caixas que trabalham em turnos, 1 ou 2 vendedores, 1 contador, segurança ou gerente (caso necessário).

Considerações finais

Ao abrir lojas, você precisa levar em consideração todas as nuances desse negócio, pensar em tudo com cuidado e abordar esse assunto com total responsabilidade. 

Porque qualquer erro pode levar ao fracasso do seu negócio. Ao mesmo tempo, existem muitos exemplos de sucesso de lojas de roupas. 

Agora que você já sabe como abrir uma loja de roupas femininas, já pode arregaçar as mangas e começar a trabalhar!