Como abrir seu negócio de artigos religiosos?

A fé é o que impulsiona a vida das pessoas. No Brasil, existe a predominância das religiões católica e evangélica. Para o fortalecimento da fé, muitas pessoas decidem investir em produtos e artigos religiosos.

Isso porque, por exemplo, muitas pessoas católicas acreditam em santos e imagens e desejam tê-las em sua casa, no carro, no bolso, na empresa.

Por isso, essas pessoas buscam por lojas de artigos religiosos para comprar as imagens ou estátuas dos santos. No caso das pessoas evangélicas, essa busca pode ser por produtos do mundo gospel como bíblia, materiais personalizados, livros motivacionais e com orientação, dentre outros.

Além disso, cada vez mais pastores, padres e líderes religiosos têm buscado agregar mais conforto e sofisticação às igrejas para realização de missas e cultos.

Esses materiais podem ser comercializados em um loja específica ou em lojas segmentadas, como é o caso da venda do microfone sem fio profissional.

O uso dos microfones nas igrejas é bastante comum pois ele contribui para a disseminação do som sem causar um esforço no palestrante ou pregador.

A loja de artigos religiosos pode optar por vender esse tipo de produto ou indicar uma loja de materiais de som. Lá, esses representantes religiosos conseguem encontrar também uma capa de violão com alça, de modo a proteger os instrumentos que são usados nos cultos.

Nas igrejas é muito comum que louvores e músicas sejam tocadas para mostrar a presença de Deus e fortalecer a fé das pessoas presentes, além de evidenciar os ensinamentos e sentimentos.

Por isso, é necessário que esses locais contem com instrumentos musicais, que em geral são bateria, violão, teclado, dentre outros. Além de ter o instrumento, é importante contar também com a conservação do item e aumento da sua vida útil e, por isso, essa capa é vendida.

Como essa ação é muito comum e costuma atrair um bom público, alguns empreendedores desejam investir em uma loja que comercialize artigos religiosos. Por isso, se você pretende montar um negócio nesse segmento de atuação, prossiga a leitura desse artigo.

Como abrir uma loja artigos religiosos?

Primeiro, é fundamental verificar qual religião você pretende atender para obter os produtos mais adequados, já que isso vai influenciar na definição do seu público-alvo, assim como quais serão os produtos a serem comercializados e os fornecedores.

A partir disso, é possível identificar quais mercadorias devem ser comercializadas. Em alguns casos, os empreendedores podem optar por trabalhar com segmentos especializados, como a venda de livros e bíblias, ou a pessoa pode optar pela variedade desses artigos.

Um bom contato com os fornecedores é fundamental, sendo que em muitos casos os produtos adquiridos podem ser artesanais.

Por exemplo, na igreja católica é comum que exista a presença de velas religiosas decoradas e está associada a variados processos de crescimento e sacristia na religião, podendo ser usada para santos e crenças.

Essa vela pode ser feita de forma artesanal ou vendida por fábricas menores, que comercializam o produto em atacado e por um custo mais acessível.

Como existem muitos concorrentes que atuam nesse segmento, é importante que o empresário:

  • Realize um estudo de mercado;
  • Verifique qual será o seu diferencial diante da concorrência ;
  • Identifique seu público-alvo;
  • Verifique a disponibilidade de gastos e o total do investimento;
  • Identifique em quanto tempo seu retorno está estimado;
  • Encontre o melhor local para a venda dos produtos;
  • Pense em uma estratégia de comunicação e marketing para a divulgação

Diante disso, existem empresas que atuam de forma especializada na orientação a pequenos, médios e grandes empresários, que desejam investir em um negócio ou abrir o próprio.

O que essa loja pode vender?

Vários materiais podem ser comercializados em sua loja de artigos religiosos, desde velas, santinhos, imagens, estátuas, livros e bíblias. Mas, um segmento que tem crescido bastante é a especialização em decoração de igreja.

A igreja precisa ser um local receptivo para os seus membros e visitantes e, por isso, precisa contar com cadeiras confortáveis, púlpitos mais modernos, além de poder contar com arranjos de flores para igreja, que tornam o local mais harmonioso.

No início do artigo citamos sobre alguns produtos de som como o uso do microfone e instrumentos musicais. Sua loja consegue ter a opção de trabalhar com a sonorização de Igrejas, pois, cada vez mais elas têm investido em mesas de som com maior qualidade, além de contar com equipamentos de filmagem e transmissão ao vivo dos cultos.

Esse negócio é um ramo com muita opções que podem ser vantajosas. Por isso, o estudo do mercado com orientação correta pode fazer o seu negócio dar certo.