Existem diversas escolas disponíveis na sociedade, como é o caso de uma escola fundamental particular, que é voltada para o ensino básico da educação nacional. Toda criança e adolescente precisa ir para a escola para aprender conceitos importantes que ajudarão na jornada até a faculdade e em muitos momentos da vida, sendo esse um direito básico.
No entanto, existem outras escolas e modelos de ensino que essa criança e jovem pode participar para ajudar em sua formação, como uma escola de música.
A música é um importante elemento que pode ajudar na formação do caráter da criança e do jovem, trazendo não somente uma atividade de ocupação, mas também um maior acesso à cultura.
Por isso, muitas pessoas apaixonadas pela música decidem abrir um negócio de aulas de canto, mas também para ensinar sobre os instrumentos musicais.
Se você deseja abrir uma escola de música ou quer saber a viabilidade desse negócio, não deixe de conferir as informações deste artigo.
Tudo o que você precisa saber para montar uma escola de música
Para quem deseja empreender e montar uma escola de musica SP, existem algumas orientações que são comuns para qualquer tipo de negócio e específicas para quem vai atuar nesse segmento.
É importante entender também que a definição do público-alvo é fundamental para criar estratégias de divulgação e marketing assertivas, atrair a quantidade de pessoas que você realmente precisa, assim como promover o seu negócio.
Partindo para as orientações técnicas, para quem deseja ter uma escola de musica em Guarulhos recomenda-se que o empresário busque por músicos qualificados, que tenham formação e especialidade nos instrumentos desejados.
Já se a intenção é iniciar ministrando as aulas, é necessário ter uma organização bem definida, de modo a lidar com as aulas e os processos administrativos do local.
A empresa de música pode ser especializada em um tipo de instrumento ou oferecer aulas diversificadas. Além disso, é possível optar por trazer aulas particulares ou em grupo, além da disponibilidade de reforços.
A ideia é ir testando o negócio e investir em professores de forma sucessiva, após ter um conhecimento maior do seu negócio.
O fundamental é realizar a criação de um plano, com a definição de investimento utilizado, capital de giro, o quanto de dinheiro será investido, quantas pessoas serão contratadas, dentre outros aspectos que são importantes para iniciar e crescer no negócio.
Além disso, existem medidas legais que são exigidas ao se abrir um negócio. Para se ter uma ideia, é necessário abrir uma empresa, o que vai atribuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ao local.
Com isso, a empresa terá inscrição estadual e municipal e precisará de alguns alvarás para funcionar, além de adaptar o estabelecimento às medidas de segurança e funcionamento de órgãos, seguindo procedimentos como:
- Itens de segurança;
- Liberação e laudo do Corpo de Bombeiros;
- Recorrer a prefeitura, para liberação do alvará de funcionamento;
- Realizar a liberação dos registros necessários para funcionamento;
- Diretrizes e instalações para emissão de nota fiscal;
- Cadastros necessários para a Previdência Social.
Além disso, para emissão de notas fiscais, recomenda-se a instalação de um software desenvolvido para o gerenciamento do seu negócio com o objetivo de realizar um controle maior.
A compra de material para sua escola de música
Além dos detalhes do imóvel e jurídico, é importante estar atento à compra de materiais que serão necessários.
A ideia é realizar uma pesquisa de preço, buscando vários orçamentos e apontando o custo-benefício de cada instrumento. Além disso, é importante estar atento também à presença de moveis no local, assim como o uso de computadores.
Por exemplo, existem pessoas que decidem apostar apenas em um segmento da música ou instrumento para trabalhar, como é o caso de uma escola de guitarra SP.
Nesse caso, o tipo de atuação será mais específico. Mas, é possível investir também em uma escola com vários instrumentos como bateria, violão, violino, flauta, teclado e pandeiro. Ou seja, você pode criar desde uma escola personalizada, como especialista em música clássica até uma escola mais aberta, que ensine os níveis dos instrumentos.
Por isso, a realização de um projeto inicial e escolha do público-alvo, como falamos no início, é tão importante para garantir que sua escola tenha o sucesso desejado.
Agregando diferencial em seu negócio
Para tornar o local ainda mais agradável e sua escola de música ainda melhor, é possível implantar um sistema com refeições coletivas por meio da instalação de cantinas no pátio.
Essa é uma forma interessante de agregar renda ao local. Para além disso, é uma forma de permitir a interação e compartilhamento de ideias entre os alunos e facilitar a realização de refeições para aqueles com uma rotina mais acelerada.
Para implantar esse sistema de forma mais fácil, é possível contratar ou buscar por empresas de alimentação industrial, que trabalhem fornecendo alimentos para cantinas, por exemplo.