Muitas pessoas, na hora de abrir um negócio, têm várias dúvidas sobre todo o processo de como abrir uma empresa. É de extrema importância procurar um contador de confiança para dar andamento ao processo de contabilidade, desde a abertura até a rotina mensal fiscal da empresa.
Primeiramente, o custo inicial para abrir uma firma é de mais ou menos 2 mil reais, pois há o trabalho de registrar a empresa.
Elaborar um contrato social, realizar um registro na junta comercial, uma inscrição estadual e finalmente uma licença para poder operar.
Os variados processos, devem ser feitos de acordo com o tipo de empresa que irá ser aberta e de forma bem-feita para que não haja erros quando já estiver em operação.
Além disso, é necessário entender o porquê de haver um contador e seu papel fundamental na firma. Contabilidade é uma tecnologia que cuida das despesas de uma empresa em específico.
Estudando e ajudando na tomada de decisões importantes, para levar reconhecimento à empresa. Todas as movimentações de conta que a firma faz são computadas pelo contador.
A fim de que, no final do mês, estejam todas as despesas e receita registradas em arquivos para que todos tenham controle.
Conheça as vantagens que a assessoria pode oferecer
Assessoria para abertura de empresa consiste na contabilidade em si, ajudando desde a abertura da empresa, para prosperar cada dia mais, até o momento em que o proprietário desejar fechá-la.
Para não haver grandes prejuízos monetários posteriormente. Entretanto, para cogitar abrir uma empresa, primeiro é necessário analisar qual o tipo é mais adequado.
E a partir disso, o assessor auxilia, pois depende de uma série de coisas, como renda mensal, número de sócios, se a empresa é grande ou se há apenas uma pessoa proprietária.
Existe a empresa limitada, que tem mais sócios, a Eireli, que consiste em apenas o dono e mais um sócio cuidando da empresa.
E a empresa individual, na qual apenas uma pessoa tem a chefia, com o nome da empresa próprio da mesma, etc.
A simples nacional MEI, sua sigla sendo Microempreendedor Individual, é formada de apenas uma pessoa física que toma conta da empresa.
Tal tipo de empresa, não pode faturar mais do que 60 mil por mês e caso esse número seja maior, é necessário mudar para outro tipo de empresa.
Muitas pessoas estão procurando e abrindo cada vez mais esse tipo de firma individual, por não haver impostos federais, porém, só podem contratar um funcionário apenas.
As vantagens de abrir uma MEI
Dentre as inúmeras vantagens, a MEI sai na frente para as pessoas que querem criar o próprio negócio, mas não têm muitos recursos e nem muitos conhecimentos sobre.
- Emissão de nota fiscal;
- Menos burocrática;
- Segurança;
- Benefícios previdenciários;
- Menos tributos;
- Assessoria gratuita.
A declaração irpf mei, que basicamente é a declaração do imposto de renda pessoa física nesse tipo de empresa, só é necessária caso a receita passe o limite de R$28.559.70 por ano.
Esse tipo de empresa acaba sendo de grande procura, para quem quer que seu negócio cresça de maneira igualitária e não tão explosiva.
Infelizmente, muitas pessoas desconfiam da facilidade e agilidade desse tipo de firma, pelo fato de não haver a declaração de imposto de renda.
Criando outro tipo de empresa e pagando altos valores de taxas desnecessárias. É de extrema importância, de antemão, conhecer e analisar todas as opções de contabilidade em Osasco antes de abrir uma firma.
Saiba como é realizado o fechamento de empresa
Para quem deseja fechar a empresa e deixá-la inativa, é necessário realizar alguns procedimentos para que a firma não continue pagando tributos.
Para fechar, é necessário solicitar à Junta Comercial para dar a baixa de empresa inativa, ou seja, provando que a empresa realmente está encerrando.
O fechamento é possível até para empresas em que as contas não estão em dia, facilitando muito mais e fazendo com que só o empresário em pessoa física, arque com as devidas despesas da empresa.
A baixa do CNPJ finaliza toda a solicitação de inatividade da empresa, em que seu procedimento não costuma ser burocrático.
Assim como para criar ou desativar uma firma, é necessário passar por procedimentos um pouco burocráticos, pois é necessário entender um pouco sobre o assunto, para que não saia no prejuízo depois.
A busca e solicitação por um contador é de extrema significância, pois será ele que irá auxiliar em todas as receitas e despesas da empresa.
Além de ajudar para que o negócio fique cada vez melhor. Na hora de desativar a empresa, o contador também é muito importante.
Pois, é ele que irá mostrar as devidas providências a serem feitas para não haver prejuízos posteriores.