Todo mundo tem objetivos a alcançar, principalmente as empresas, que dependem deles para analisar seu desempenho e, assim, conseguir crescer no seu mercado de atuação, seja com campanhas publicitárias ou outras técnicas.
E um dos principais objetivos que muitos negócios têm hoje em dia é o de aumentar as visitas do seu site. Ao fazer isso, você consegue se conectar com potenciais clientes e fechar mais negócios lucrativos.
Nesse sentido, trabalhar com campanhas publicitárias pode ser uma boa solução. Com elas, sua equipe consegue trabalhar focada no objetivo e, desse modo, realizar uma boa otimização do site para melhorar seu alcance.
Mas como trabalhar com as campanhas na prática? E quais benefícios a mais elas podem trazer para o seu negócio? Fique conosco que vamos explicar a você mais sobre isso!
O que são campanhas publicitárias?
Basicamente, uma campanha publicitária é um conjunto de práticas que sua empresa realiza a fim de atingir um objetivo específico. Para isso, todas as ações feitas em uma campanha são planejadas antes de se começar a executá-las.
Geralmente, as campanhas publicitárias têm como fim atingir um público específico e fazer com que eles realizem uma ação, como acessar um site, seguir a marca nas redes sociais ou aparecer em um evento.
A ação que o público impactado pela campanha faz dependerá totalmente do objetivo dela e da qualidade das práticas feitas.
Por exemplo, você pode querer aumentar seu engajamento nas redes sociais. Para isso, você terá que fazer uma série de tarefas que no fim façam seus seguidores realizarem a ação de comentar nas publicações, enviar mensagens diretas ou compartilhar com amigos.
Qual o impacto das campanhas no seu negócio?
Quando você faz uma campanha publicitária com um bom planejamento e uma equipe toda alinhada, ela consegue trazer ótimos resultados para a sua empresa. Separamos abaixo os resultados mais comuns.
Melhorar a imagem da empresa
A imagem que sua empresa tem frente ao público é algo que pode influenciar, e muito, as ações e os resultados que você almeja. Sendo assim, ao trabalhar com uma boa campanha, você também pode conseguir melhorar a imagem da sua empresa.
Na maioria das vezes, isso acontece de forma indireta. Pode ser que você tenha criado uma campanha para otimizar seu site e, como contrapartida, também consegue tornar a imagem do negócio mais positiva, o que o ajuda a se fortalecer no mercado.
Conquistar a atenção do público
Quando bem-feita, a campanha consegue voltar os olhos da audiência para a sua empresa, dando a oportunidade de mostrar com mais eficiência seus produtos ou serviços.
E essa atenção também ajuda no momento de captar novos clientes, onde a prospecção fica mais facilitada, já que eles já conhecem um pouco mais do seu negócio!
Melhora os resultados de vendas
Por fim, as campanhas também ajudam a melhorar as suas vendas. A partir delas é possível educar melhor o público sobre sua solução, contribuindo, assim, para que eles vejam a necessidade de adquiri-la.
Além disso, as campanhas podem ajudar você a encontrar novas oportunidades e entrar em mercados diferentes para explorar e crescer neles.
Como criar uma boa campanha?
A forma que as campanhas publicitárias são criadas costuma ser sempre parecida. Em todo planejamento, é necessário definir os mesmo pontos, mas de formas diferentes a fim de atingir seus objetivos.
Sendo assim, separamos os três principais pontos que são definidos no momento de criar uma boa campanha.
1. Defina seus objetivos
O primeiro ponto a ser definido na sua campanha é o objetivo que ela vai alcançar. É com essa informação que será possível realizar o planejamento de todo o restante dela.
Como falamos anteriormente, os objetivos de uma campanha podem ser diversos. Você pode criar uma campanha para aumentar o tráfego do seu site ou, então, aumentar os cliques em um anúncio.
Na hora de defini-lo, é importante ser o mais específico possível e já saber o prazo da campanha e os principais KPIs que você acompanhará para verificar o desempenho dela.
2. Conheça seu público
Como as campanhas são criadas para que um público realize uma ação específica, torna-se fundamental que você conheça com quem está lidando.
Somente ao conhecer melhor seu público e entender quais são seus comportamentos e gatilhos é que será possível criar uma campanha mais objetiva para impactá-los.
3. Planeje as ações
Com objetivo e público definido, chegou o momento de determinar quais ações você precisará fazer para alcançar o resultado almejado.
Ao defini-las, você pode separá-las por etapas e colocá-las na ordem certa em que devem ser executadas. Além disso, ao definir as ações, já é possível escolher quem do seu time será responsável por cada uma delas para tornar a campanha realidade, por exemplo:
- Marketing;
- Publicidade;
- Vendas;
- Entre outros.
Depois de definir tudo, basta começar a executar as ações a tempo de colocar a campanha publicitária no ar. Depois que começar a divulgá-la, já é possível criar uma rotina para acompanhar as métricas e aplicar melhorias.