Brand Equity: Aprenda a criar valor para sua marca

No mundo dos negócios, não é incomum que empresas com bons recursos negligenciem o brand equity.

Brand equity é um termo de marketing cada vez mais popular para descrever o valor agregado de um produto ou serviço. Isso se baseia na importância da força e relevância que as marcas podem ganhar no mercado, principalmente por meio de sua estratégia digital.

Por isso, as empresas que investem no fortalecimento de suas marcas normalmente descobrem que seus esforços se traduzem em rentabilidade e resultados cada vez mais significativos, independentemente do segmento em que atuam ou do porte da empresa.
Portanto, hoje é imprescindível saber o que é brand equity e como ele é utilizado no marketing digital.

O que é Brand Equity?

Brand Equity é um termo em inglês que pode ser traduzido simplesmente como Brand Equity. Trata-se, portanto, de um ativo intangível, distinto do patrimônio tangível de uma empresa, e não pode ser medido objetivamente por meio de métricas abstratas.

No entanto, o valor da marca não é apenas sua identidade facilmente reconhecível, é como seus clientes e prospects veem sua marca – a imagem que eles têm de sua empresa.

Essa percepção faz toda a diferença na avaliação de uma empresa e seus produtos ou serviços, desde uma Empresa que vende exaustor até um simples dicionário. E uma vez que uma marca atinge um certo nível de prestígio e reconhecimento, isso certamente se refletirá na lucratividade.

O Branding visa o fortalecimento da marca, por isso pode-se dizer que o trabalho de branding, se realizado de forma sistemática, cria brand equity. Isso significa que quanto mais forte a imagem de uma empresa, maior tende a ser seu valor de mercado.

Por que a força da marca é importante?

Principalmente quando estão começando a investir, os empreendedores costumam pensar que uma marca forte pode fazer uma diferença tão grande no mercado, especialmente considerando os produtos e serviços oferecidos, como automóveis. Você pode se perguntar se é possível produzir uma Consultoria ambiental orçamento flexível, podendo não haver muitos concorrentes numa determinada região.

No entanto, há pelo menos três aspectos que contribuem para a relevância do brand equity.

Influência do mercado

As marcas mais fortes tendem a dominar as tendências e até mesmo o ritmo do mercado. Por exemplo, ao falar de mercado para o segmento têxtil, devemos considerar não apenas nossos concorrentes, mas também o fornecedor tecido suede, analisar os materiais que estão em alta, fios e etiquetas de roupas.

Todos os parceiros, distribuidores e até veículos de imprensa geralmente têm algum envolvimento.

Influência dá às empresas uma vantagem significativa e aumenta suas chances de sucesso aos olhos do público.

Isso se deve ao seu papel de liderança nas decisões de lançamento de produtos, vendas, precificação e estratégias de marketing.

Valores do Cliente

Outro grande efeito do valor da marca é seu impacto nos valores do cliente. Quanto mais forte a marca, mais provável é que os clientes a valorizem.

Para ver como isso funciona na prática, você pode, por exemplo, avaliar o desempenho de uma empresa que fornece Camisa brim uniforme preço um pouco acima do mercado.

Contanto que você tenha uma marca forte, você pode continuar sendo apreciado pelos clientes e até mesmo oferecer serviços e produtos muito semelhantes.

Além disso, você ganhará mais prestígio entre seu público e mais credibilidade junto aos funcionários de sua empresa. Empresas que veem esse reconhecimento como espaço para crescimento e inovação tendem a alcançar maior sucesso.

 

Lealdade à marca

Outro grande benefício do é alcançar a fidelidade do cliente. Isso geralmente acontece com marcas que estão trabalhando para fortalecer sua marca.

A lealdade geralmente começa com o feedback do cliente. Com o tempo, ele tende a fidelizar o consumo, além de se tornar um defensor da empresa. Isso acontece principalmente nas redes sociais, onde os consumidores se sentem mais à vontade para interagir nos canais de comunicação e recomendar produtos e serviços.

Essa fidelidade é um grande trunfo, especialmente para varejistas, incluindo um Fabricante de casinhas plásticas para cachorro. Afinal, os defensores da marca não apenas obtêm tíquetes médios mais altos, eles obtêm novos clientes de graça sistematicamente.

Brand Equity em Marketing Digital

Hoje é praticamente impossível se considerar uma empresa ou marca forte, conhecida e popular sem uma presença digital.
O marketing digital é essencial para um bom brand equity e requer atenção para: Exemplo:

 

  • Enviar mensagem correta.
  • Seleção do melhor canal.
  • Tons e vozes de conversação.
  • Frequência e Consistência Online.

1. Transmitir a mensagem certa

Para ter um impacto positivo no mercado, é importante que as marcas transmitam uma imagem que possa criar um alto nível de identificação com o público.

Portanto, encontrar a mensagem certa para cada negócio é o primeiro passo para uma empresa se aproximar de seu público.

Por exemplo, uma Empresa de análise ambiental pode focar na sustentabilidade, tornando possível a elaboração de planos que revertam ou anulem impactos negativos, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Esses aspectos podem ser usados ​​para posicionar a empresa com mais confiança e atrair mais clientes em potencial.

2. Escolhendo o Canal Mais Apropriado

Depois de descobrir a mensagem que sua empresa quer transmitir, é importante ter um plano. Você precisa fornecer o conteúdo responsável por transmitir sua mensagem e o canal em que sua marca deve estar.

Com isso em mente, é importante enfatizar que uma existência limitada de qualidade é melhor do que falta de sentido.

Em outras palavras, você não precisa participar de todas as redes sociais para ter sucesso online. Em vez disso, o ideal é garantir que a empresa exista em uma plataforma focada em seu público-alvo com qualidade e relevância.

Além das mídias sociais, os blogs também são muito eficazes na construção do valor da marca. Por exemplo, artigos informativos sobre o Custo de elevador para deficiente são usados ​​para estreitar o relacionamento com o público e construir a autoridade da empresa em relação à mobilidade de pessoas com deficiência.

3. Tom de conversa e voz

Embora algumas empresas invistam pesadamente na produção e distribuição de conteúdo de qualidade para seu público em canais populares, algumas não conseguem construir uma imagem positiva e forte.

Para obter uma resposta positiva, você deve sempre considerar cuidadosamente o tom e a voz de seu conteúdo e campanhas.

Além disso, as marcas devem manter uma comunicação consistente e evitar mudanças bruscas que tendem a assustar quem acompanha a empresa.

4. Frequência e Consistência Online

Produzir conteúdo “às vezes” não é suficiente para engajar seu público e criar percepções positivas de sua marca. Pelo contrário, a negligência de não manter atividade frequente nos canais online muitas vezes pode até resultar em pontos negativos.

Os ideais existem regularmente e são produzidos continuamente. Dessa forma, por exemplo, um Fabricante de móveis de madeira pode gerar interesse do público e mais pessoas se interessarão pelo seu conteúdo e saberão mais.

O principal objetivo do brand equity no marketing digital é exibir mensagens fortes e consistentes nos canais certos e bem escolhidos regularmente.

Dessa forma, as marcas podem usar estratégias online para se aproximar ainda mais de seus públicos e se tornar uma grande força no mercado. Mas o principal segredo é o planejamento adequado e a contratação de profissionais para fazer o trabalho de marketing.

Com conhecimentos específicos, podemos planejar e atuar de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa, levando em consideração as principais tendências do mercado em que atua.

Investir em brand equity é essencial para construir um negócio com identidade forte o suficiente para ser a primeira escolha de potenciais consumidores.

Além disso, com as medidas certas, o marketing e o valor da marca podem dar a uma empresa grande poder, mesmo por uma pequena margem sobre seus concorrentes, o que pode aumentar muito seu valor.

Este texto foi originalmente criado pela equipe do blog Guia de Investimentos e contém centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.