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Brainstorming: entenda como funciona essa estratégia de inovação

O bloqueio criativo é uma realidade presente na vida de artistas, escritores e profissionais de qualquer área quando se trata de inovação. Por vezes, esse bloqueio se dá por uma mente que já está cansada ou simplesmente falta de repertório.

Uma estratégia que pode ajudar é o brainstorm, ou “chuva de ideias”, que consiste em uma reunião em que as pessoas sugerem ideias, das mais óbvias às mais diferentes, para chegar a um consenso. 

Esse exercício, além de manter o grupo animado e criativo, gera inovações para as empresas que são utilizadas no desenvolvimento de novos produtos, em uma estratégia de mídia social ou até mesmo na resolução de problemas.

Entretanto, é normal surgirem dúvidas sobre como esse exercício funciona ou até como direcioná-lo a fim de que o foco não seja perdido e seu objetivo alcançado. Por isso, separamos algumas dicas para aplicar o brainstorm de forma correta, eficaz e que beneficie seu negócio.

Identifique o propósito

Antes de tudo, é importante que você saiba a razão de fazer um brainstorm. Dependendo da situação, ele pode não ser a melhor estratégia para atingir sua meta, trazendo malefícios e atrasos para o processo. A “chuva de ideias” é indicada quando há um desenvolvimento de:

  • Novos produtos;
  • Planejamento de publicidade;
  • Gestão de processos;
  • Projetos;
  • Ou qualquer outra necessidade criativa.

Para resolver algum problema ou na formação de uma nova equipe. Identifique o objetivo da estratégia e convide as pessoas já com a especificação dele, a fim de que o subconsciente já vá trabalhando em alguns insights. 

É importante que tenha um número nem muito grande, nem muito pequeno, com diferentes visões sobre os assuntos, para que diversos pontos de vista sejam avaliados. O recomendado é que seja um grupo de, em média, 12 pessoas.

Suspenda o criticismo

Em uma “tempestade de ideias”, a última coisa que deve ter são críticas ou julgamentos e é crucial deixar isso claro para todos os participantes. 

A ideia, por mais boba que possa parecer, pode trazer um novo insight ou uma proposta de inovação fora da caixinha surpreendente, fazendo seu negócio se diferenciar dos demais e se destacar no mercado. Ideias diferentes sempre são bem-vindas e devem ser compartilhadas.

Combine e melhore as ideias

Por vezes, uma ideia sozinha pode não surtir o impacto esperado. Já ouviu aquele dito popular “uma andorinha só não faz verão”? É a mesma premissa: uma ideia sozinha pode falhar, mas combinadas, podem ter um grande potencial. 

Assim, é importante ter um organizador gráfico para que as ideias possam ser vistas de uma forma macro também, entendendo o total dela para ser aperfeiçoada. 

Também é necessário ter uma pessoa responsável somente para anotar as ideias e um líder que as organize e estimule os demais membros a engajarem na ação.

Tempo demais atrapalha na inovação

Cuidado com o tempo da reunião! Apesar da atividade estimular a criatividade e estimular o trabalho em equipe, nosso cérebro tem uma capacidade máxima de foco, e um brainstorm longo pode resultar em cansaço mental e, por vezes, intrigas entre os membros. 

Por isso, o recomendado é que a atividade dure, em média, 30 minutos.

Avaliação de fora

Por vezes animados e engajados com os serviços, não pensamos em planos de contingência e falhas no planejamento. 

Por isso, é recomendado ter um grupo de avaliação externo de três a cinco pessoas para que possa validar o projeto e avaliar se faz ou não sentido para o objetivo, além de identificar possíveis “pontas soltas” no projeto.