A gamificação nas empresas envolve a incorporação de componentes de jogos em diversos setores. A estratégia é amplamente aplicada por negócios de diferentes portes, especialmente por se tratar de uma ferramenta que contribui para o engajamento dos colaboradores e reduz custos.
Em geral, substituir um funcionário não engajado é mais caro que investir em métodos de gamificação. Ao implementar elementos de jogos no ambiente de trabalho, gestores de empresa e empresários podem criar um ambiente interativo e dinâmico, além de incentivar a participação efetiva dos funcionários e motivá-los, independentemente do setor em que está inserido.
O que é a gamificação?
É a inserção de elementos de jogos em atividades diárias para aumentar o engajamento. Amplamente utilizada no âmbito escolar, a estratégia também está presente em ambientes corporativos e pode ser implementada para uma variedade de objetivos, como o aumento de vendas, produtividade e outros fatores cruciais para o crescimento de uma empresa.
Um exemplo de empresa de grande porte que adotou a gamificação é o PayPal, que atualmente desfruta dos benefícios da incorporação da estratégia, que aumentou o número de conversões e, como consequência, a lucratividade.
Como surgiu a gamificação?
A gamificação, ou gamification, nasceu a partir de desenvolvedores de softwares, que tinham como objetivo tornar seus trabalhos mais divertidos e interessantes. Assim, eles utilizaram elementos de jogos para a melhorar produtividade.
Hoje, o método é bastante utilizado em diversas áreas no setor comercial, e a gamificação corporativa tem promovido resultados e se mostrado altamente eficaz no que se refere ao engajamento dos colaboradores, bem como na lucratividade da empresa.
Quais benefícios da gamificação nas empresas?
A gamificação nas empresas é bastante benéfica em diversos aspectos para empresas de diferentes portes, seja pequena, média ou grande. Um dos seus principais benefícios é a redução de custos e outros, que compreendem:
- Promove a criatividade;
- Gera motivação e compromisso;
- Aumenta a produtividade;
- Desenvolve competências;
- Favorece a retenção de talentos.
Fatores como a baixa na produtividade pode levar ao desligamento de colaboradores e, posteriormente, à contratação de novos, que também envolvem gastos que podem ser elevados em comparação ao investimento em gamificação.
No geral, os jogos e competições saudáveis incentivam a comunicação e colaboração no trabalho de modo mais dinâmico, e promovem a facilidade de resolver problemas em grupos. Além disso, a estratégia também auxilia na construção de um ambiente organizacional.
Como usar gamificação no trabalho?
Existem diversas maneiras de implementar a gamificação no trabalho, alguns dos principais elementos incluem os dinâmicos, mecânicos e componentes. Cada um deles podem ser escolhidos com base no ambiente em que sua empresa está inserida.
- Elementos dinâmicos: envolve narrativa, progressão, relacionamento, emoções e regras que estruturam todo o jogo;
- Elementos mecânicos: é uma forma do gestor da empresa se aproximar dos colaboradores e envolve fatores como, cooperação, desafio, recursos recompensas, vitória e feedback;
- Elementos componentes: inclui avatar, pontos, pódio e missões.
Utilizar componentes de games pode tornar as atividades no trabalho mais dinâmicas e atrativas, além de aumentar a motivação e despertar o senso de realização nos colaboradores.
Não apenas isso, mas é crucial contar com uma plataforma de gamificação adequada para adotar a estratégia de modo assertivo. A Gamefic é uma plataforma reconhecida por auxiliar empresas com a gamificação, e pode te ajudar a engajar, melhorar o desempenho e engajamento do negócio.
Exemplos de gamificação corporativa
A incorporação de gamificação corporativa pode ser incluída nos treinamentos de colaboradores, recrutamento e seleção de novos funcionários, campanhas de marketing e no atendimento ao cliente.
Esses exemplos podem nortear as etapas de implementação e ajudar a entender quais os pontos que precisam da incorporação do método. Vale ressaltar, que a gamificação, no geral, também contribui para o reconhecimento de marca, independentemente do setor em que a inseriu.
A gamificação nas empresas refere-se à técnica de adicionar elementos de jogos no âmbito empresarial. Um exemplo bastante popular de implementação é no treinamento de colaboradores, onde pode ser utilizado um sistema de pontos e recompensas. Para adotar a gamificação em sua empresa, escolha a Gamefic!