Auto peças: a maneira correta de coordenar

Uma boa gestão é fundamental para os estabelecimentos e não é diferente ao se tratar de uma loja de auto-peças. Para coordená-la, é indispensável que diversos aspectos sejam atendidos, como um controle do desempenho e finanças, comprometimento e profissionais devidamente preparados para prestar o suporte necessário para os clientes.

Além disso, no que diz respeito aos recursos aplicados, é interessante que também exista um controle de estoque bem estabelecido, por exemplo, de peças para Hilux.

A organização, assim como a elaboração de um inventário, pode ser crucial para evitar situações desconfortáveis e prejuízos ao se deparar com um cliente que necessite do reparo em um veículo Hilux e a peça não seja encontrada facilmente. Algumas maneiras de controlar o estoque são:

  • Eliminar ou reposicionar itens obsoletos;
  • Dividir as peças por categoria;
  • Evitar a umidade e o calor no local;
  • Ter um inventário detalhado.

Esses são alguns meios de evitar uma série de situações desfavoráveis referentes ao estoque e os serviços gerais. No entanto, é fundamental que a organização seja atribuída à todos os setores, assim como um bom planejamento e objetivos bem definidos. Dessa forma, será possível também potencializar a produtividade.

A importância do relógio de ponto

O relógio de ponto é essencial para ter um acompanhamento mais preciso da jornada de trabalho dos colaboradores, o que contribui com uma melhor gestão até mesmo das horas extras. Há diferentes modelos dos relógios de ponto, como o relógio cartográfico e o ponto eletronico.

O cartográfico corresponde a uma alternativa em que a marcação ocorre por meio da impressão do horário referente a entrada e a saída do funcionário em um cartão composto por cartolina e que habitualmente tem duração de um mês.

Por ser uma opção relativamente simples quando comparada à outras, é comumente empregada em empresas pequenas. De qualquer maneira, carrega grande potencial para um controle eficiente.

Isso se deve ao fato de que alguns ajustes podem ser realizados, por exemplo, a impressão em vermelho para marcações elaboradas fora do horário previsto, como atrasos e horas extras, que também são fatores a serem contabilizados com precisão.

Ainda mais, não há necessidade de efetuar operações complexas, uma vez que as operações são observadas por meio de mensagens em um display.

Além dos fatores falados, é interessante citar que há um local propício para o depósito dos cartões posteriormente a marcação, que recebe o nome de chapeira e é fixada na parede. O cartucho de tinta do aparelho também deve ser substituído periodicamente.

Já no caso do relógio eletrônico, trata-se de uma alternativa que pode oferecer maior segurança no registro de dados, tanto para os colaboradores, quanto para as empresas.

Além disso, por ser tudo eletrônico e direcionado para um software, todos os processos referentes as jornadas de trabalho são efetuados com mais agilidade.

O controle de ponto também é uma questão legislativa e de acordo com o artigo 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), todas as corporações que apresentam mais de dez funcionários devem contar com esse recurso. É de responsabilidade da empresa decidir qual o modelo será empregado.

O que é leitor rfid?

Ao abordar o leitor rfid usb, primeiramente, é interessante citar que esse tipo de sistema foi um grande avanço para a identificação.

Isso se deve ao fato de a detecção das etiquetas ocorrer por meio de ondas eletromagnéticas de radiofrequência. Dessa maneira, se torna possível efetuar a leitura de informações até mesmo em grandes distâncias.

O que é usado nesses casos, são tags, que portam os dados a serem identificados pelo leitor de codigo. Os portadores de informações são constituídos por um circuito integrado que possibilita o armazenamento e uma antena para a recepção e transmissão dos sinais.

Além disso, os leitores podem estabelecer comunicação por meio de USB, Ethernet, entre outras possibilidades. Cada processador possui um tipo de especificação e para encontrar o melhor para a auto peças, é preciso escolher cautelosamente, uma vez que é um item que pode ser aplicado para o controle de estoque, etiqueta antifurto, controle de acesso e para o rastreio de objetos.

Conforme pode ser observado, com os recursos certos, é possível coordenar de forma eficaz o negócio de auto peças. No entanto, é fundamental um planejamento prévio e conhecimento do modelo de negócio existente, principalmente para atender as particularidades existentes e evitar que a auto peças seja comprometida.