Uma escola, principalmente, particular, que queira atrair matrículas de novos alunos, precisa se adaptar com as novas demandas da sociedade. Ensinar apenas o básico já não é o que os pais estão pedindo, e também não é o que as crianças, em desenvolvimento, precisam.
Por isso, para uma escola particular ter sucesso no mercado, no meio de tantas outras, ela precisa disponibilizar aos pais e aos alunos um leque de opções de ensino.
Essas opções devem abordar diversos campos, e precisam ser incentivadas desde o começo do desenvolvimento da criança até o período final da formação desses alunos no ensino médio.
A importância desses ensinos extras é muito grande, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos, aumenta o estímulo a criatividade, evita o sedentarismo.
Além disso, ocupa o tempo livre das crianças e adolescentes com atividades interessantes, evitando que eles se percam em coisas que não tem muita relevância.
Nesse artigo, traremos algumas ideias de atividades que podem e devem ser incentivadas nas escolas, a fim de aprimorar o desenvolvimento das crianças e estimular a criatividade, fugindo um pouco do ensino básico tradicional.
Período escolar
As pessoas que já concluíram todo o período escolar, sabem como ele funciona. As escolas existem para atender todas as pessoas, iniciando com os bebês recém nascidos, com no mínimo 6 meses de idade, nas chamadas creche berçário.
As creches são fundamentais, pois muitas vezes os pais necessitam de algum local para deixar seus filhos após o período de licença maternidade e consequentemente, a volta para os seus empregos regulares.
Depois de sair da creche, as crianças entram no ensino fundamental, que vai até, mais ou menos, os 14 anos de idade. Por fim, o colégio é o período final do ensino regular obrigatório, sendo mais três anos, indo até, em média aos 17 anos de idade.
Ensinos extracurriculares
Desde o berçario creche, até o ensino médio, um fator determinante para que as escolas, essencialmente, as particulares, atraiam os alunos, é a quantidade de ensinos complementares que a instituição disponibiliza.
Quanto mais, melhor, sendo essa uma vantagem importante que agradam os pais, pois dessa maneira os filhos terão com o que se ocupar nos períodos do dia em que eles estão trabalhando.
Esses ensinos podem variar, indo de acordo com o planejamento e a disponibilidade das escolas.
Ensinos artísticos, por exemplo, costumam ser um dos principais, e podem abordar diversos campos diferentes, tais como:
- Aulas de pintura;
- Aulas de teatro;
- Aulas de desenho;
- Aulas de música.
Esse último item citado na nossa lista, é um dos favoritos das escolas, muito por conta da diversificação que o campo musical propõe.
Dentro de ensinos musicais, as escolas podem propor para os alunos: aula de canto iniciante, aulas teóricas de música e ensinamento de algum instrumento musical específico.
Como esses ensinos podem ser abordados desde o começo do desenvolvimento das crianças, a escolha dos profissionais que darão essas aulas é fundamental.
É preciso contratar profissionais que entendam das demandas dos alunos e que compreendem suas capacidades no começo da vida escolar.
Por isso, é essencial que os ensinamentos começam desde o básico, explicando o mais simples, para depois ir para o mais complexo e aprimorado.
Uma aula de canto para iniciantes, por exemplo, deve abordar os conceitos mais básicos do campo da cantoria, já que os alunos que começam esse ensino podem simplesmente não fazer ideia de como cantar ou não entendem nada de música.
Locais adequados
Os locais para a realização desses ensinos complementares, como os ensinamentos musicais, são fundamentais. As escolas podem ter a disponibilidade de ensinar essas aulas dentro do espaço da instituição, mas, muitas vezes, essa não é a melhor maneira.
Uma ideia bastante interessante para as atividades extracurriculares, essencialmente o ensino de instrumentos musicais ou aulas de canto, é sala comercial por hora que tenha todos os aparatos necessários para a execução das aulas.
Existem salas comerciais que podem ser voltadas exatamente para isso, com os estúdios de música. Neles, todos os aparatos, como isolamento acústico, mesas de som e gravação, estarão disponíveis para que os alunos consigam absorver ao máximo dos ensinamentos.
Por isso, procurar opções de salas para alugar por hora que atenda as necessidades das escolas, e principalmente, dos alunos, é uma ideia bastante interessante e importante.