A tarefa de oferecer aos clientes o que eles querem e precisam é árdua e trabalhosa. O empreendedor precisa estar atento aos sinais que surgem ao longo do horizonte corporativo e empresarial, de forma constante e ativa.
Com a escalada da tecnologia, muitos empresários têm investido em diferentes ferramentas de comunicação para estar mais próximo ao cliente, até mesmo com acessórios simplificados, atuando de forma conjunta entre mídias estabelecidas há muito tempo, como jornais, revistas, rádio e televisão, com as mídias sociais, possibilitadas com a inserção da internet no dia a dia da população.
Identificação visual com vestuário diferenciado
A aproximação com o público-alvo está presente nos sinais de reconhecimento mútuo entre os estabelecimentos comerciais e os clientes.
As ofertas de produtos exclusivos e preços atrativos funcionam como uma fidelização para cada comércio, em qualquer segmento comercial, como:
- Lojas virtuais de artigos esportivos;
- Restaurantes, bares e lanchonetes;
- Magazines de cama, mesa e banho;
- Produtos eletrônicos e tecnológicos.
O treinamento e a padronização de atendimento são duas formas de aproximação com o cliente, de forma organizada e homogênea.
A uniformização dos funcionários de um estabelecimento comercial com blusa customizadas utilizando cores e marcas reconhecidas facilita a identificação de um atendente para com um cliente.
A divulgação de campanhas específicas sazonais podem ser realizadas acompanhando um calendário específico utilizando, por exemplo, as estações do ano, as datas comemorativas principais, como dia das mães, dia dos namorados, férias escolares, páscoa, feriados nacionais e confraternizações de final de ano, como natal e ano novo.
Durante um período determinado, os funcionários podem utilizar camisas com frases divertidas e que tenham conotação convidativa, atraindo os clientes para que conheçam os novos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
A criatividade deve estar presente em todos os momentos, para que as pessoas possam associar positividade com qualidade, bom atendimento e satisfação pessoal.
A oferta de brindes, promoções e ofertas também funcionam como atrativo comercial, mas devem estar dentro das possibilidades de capitalização e atendimento à demanda junto ao mercado consumidor.
Clientela segmentada demanda personalização
O segmento religioso é um amplo campo para atendimento a fiéis, respeitando os credos e valores pessoais de cada um.
Por isso, a comercialização de produtos específico para este setor sempre estiveram em alta e são benéficos para os comerciantes e clientes que buscam ajuda a nível espiritual.
Entre os mais variados produtos disponíveis para este público-alvo, as velas religiosas decoradas estão entre as mais vendidas, pois possuem um custo baixo e com aplicação em diversos ritos e cultos espirituais.
A disposição desse objeto dentro de igrejas e centros religiosos também influencia na busca por decorações específicas, que podem ser voltadas a figuras beatificadas, como santos, santas, budas e ganeshas.
A espiritualidade é uma forma individual de se comunicar com o desconhecido e a fé. Por isso, o respeito deve ser a máxima em todo tipo de atendimento e comercialização de produtos específicos e personalizados.
A crença de energização de um ambiente é muito grande, logo, muitos empreendedores realizam a lavagem de pedras e cristais que são disponibilizados para pessoas que utilizam este tipo de objeto para a proteção pessoal.
Até mesmo a decoração residencial pode ser influenciada por este tipo de credo, onde as pedras e cristais são utilizadas em cômodos específicos para tornar o espaço mais calmo, contemplativo e harmonioso.
Atendimento domiciliar favorece clientes
Estar presente onde o cliente mais precisa é uma forma de conquistar os consumidores. Junto com as ferramentas de tecnologia que permitem as vendas online, muitas empresas passaram a fazer entrega expressa moto a partir da compra por meio do site ou aplicativo exclusivo da empresa.
Essa aproximação com os clientes tornou o processo de venda muito mais fácil, pois o investimento em depósitos de armazenamento, logística e disponibilidade se tornou algo necessário para a captação de novos clientes e a proximidade, mesmo que virtual, do público-alvo.
O atendimento imediato por meio de alguns cliques favorece os empreendedores que se utilizam da criatividade na oferta de produtos, como simples almofadas decorativas para cama ou sofá.
A possibilidade de personalização ainda é mais atrativa, dando a oportunidade de exclusividade para os clientes, da melhor forma possível.
A experiência entre fornecedor e consumidor sempre será diferente entre cada indivíduo. A otimização de processos e a automatização de algumas tarefas rotineiras deve estar no planejamento estratégico de expansão dos empreendedores.
A idealização comercial pode ser possível com o aproveitamento de oportunidades em conjunto com a comunicação e atendimento para com os clientes.