O som ambiente de um estabelecimento pode interferir de diversas formas no momento da compra de um cliente.
Por isso, todos os elementos que compõem o local, como os móveis, itens de decoração e as cores do espaço, devem seguir determinada intenção, permitindo que a experiência do cliente seja a melhor possível.
Além destes elementos, o som ambiente para loja e as músicas reproduzidas no local também “falam” pela empresa, permitindo que seja estabelecida uma imagem positiva da marca para os clientes, por exemplo.
A instalação do som ambiente
A seleção das músicas adequadas para o local pode promover uma experiência agradável para o cliente e a satisfação deste, consequentemente, benefícios para a empresa.
Para isso, é importante que o proprietário do local conheça bem seu público alvo e possa atender seus gostos e necessidades no momento de criar uma playlist.
Para a instalação de um projeto som ambiente é essencial contar com profissionais qualificados, que possam utilizar pontos estratégicos da loja para executar a instalação das caixas de som.
Por sua vez, esse processo deve ser realizado de acordo com o planejamento acústico do ambiente, para que uma caixa de som não interfira no desempenho da outra, prejudicando a utilização de ambas.
Após a instalação, é possível que o controle das músicas seja feito por um tablet ou um aparelho celular, adquirido através de um aluguel de celular, por exemplo.
O que facilita a organização do proprietário do local, no uso de equipamentos e aparelhos para o negócio.
Neste caso, é importante consultar a empresa responsável pela instalação do projeto, garantindo que o uso do sistema seja feito de forma segura, prática e cômoda para o responsável do estabelecimento.
Benefícios que o som ambiente oferece
Segundo um estudo realizado pela Milliman, a instalação de um som ambiente pode promover um aumento de 34% de permanência das pessoas no local, o que consequentemente, gera aumento de vendas para o estabelecimento.
Independente do mercado que o estabelecimento atue, a musica ambiente para loja pode pode favorecer o proprietário de diversas formas, como:
- Praticidade para informar clientes e funcionários;
- Ambiente agradável;
- Funcionários estimulados;
- Ambiente convidativo;
- Entre outros.
Para os clientes, a ambientação do local, além do atendimento e a qualidade dos produtos, pode ser um fator determinante no momento de avaliar a empresa e se será possível retornar e indicar a marca para outras pessoas.
Investir em um cliente, para que este esteja satisfeito com os serviços e produtos oferecidos pela empresa, é uma maneira simples e barata de obter uma boa divulgação de uma marca, além de estabelecer uma imagem positiva da corporação.
Já para a produtividade da empresa, as músicas reproduzidas no local podem contribuir com a concentração dos funcionários, permitindo que as tarefas sejam executadas de maneira rápida, por exemplo.
Isso acontece porque a música pode interferir no humor das pessoas, estimulando sentimentos de felicidade, promovendo o aumento da produtividade das atividades realizadas.
Por este mesmo motivo, a reprodução de determinadas músicas, pode reduzir o estresse e estimular a comunicação das pessoas.
Além destas vantagens, a instalação do sistema de som ambiente em uma loja, pode ser uma forma simples de investir no seu negócio, promovendo diversos benefícios.
Para isso, é ideal contar com profissionais e empresas qualificadas, que possam oferecer um serviço adequado por um valor agradável.
Além disso, a instalação deve ser correta e de qualidade, prevenindo manutenções e reparos constantes e, consequentemente, prejuízos para a empresa.
Por isso, é recomendado ter o contato de empresas especializadas responsáveis pela manutenção do sistema de som ambiente, ao contrário de uma assistencia tecnica dcs, por exemplo.
Através da instalação do som ambiente pode reduzir ruídos e sons externos, que podem prejudicar o atendimento com os clientes e claro, a experiência destes, impedindo que os clientes estejam satisfeitos e que saiam da loja devido a algum incômodo.
A instalação de som ambiente também pode ser feita em estabelecimentos de diversos setores, como:
- Escritórios;
- Bares;
- Restaurantes;
- Lojas de vestuário.
Desta forma, o som ambiente se torna uma ótima alternativa para os proprietários de lojas, sendo econômica e prática.
Por isso, é importante que o investimento seja feito de forma correta, através de pesquisas sobre empresas especializadas realizadas através da internet, por exemplo, a fim de obter opções de profissionais e valores à sua disposição.