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As assistências técnicas e o atendimento

A assistência técnica é um serviço que visa a manutenção dos mais variados tipos de equipamentos. Portanto, seja na compra de um celular, de um computador ou de uma bomba de água, se a empresa na qual você está comprando disponibiliza assistências especializadas, isso torna-se um elemento decisivo para a compra.

Assim como qualquer empresa que investe em máquina de café e chocolate quente para fazer com que o cliente se sinta mais confortável durante a compra.

A assistência técnica é o tipo de serviço que faz com que o cliente tenha mais segurança caso o equipamento sofra algum dano.

Outra atribuição da assistência técnica é que ela é uma parte fundamental para a pós-venda, e são muito importantes para a fidelização de clientes.

Afinal, é o que assegura se haverá o conserto macbook pro se porventura houver alguma danificação.

Neste artigo, abordaremos sobre os serviços das assistências técnicas e a importância de um atendimento especializado, fazendo com que o preço de alguns consertos sejam aumentados devido à qualidade do suporte técnico oferecido por essas empresas.

O trabalho das assistências técnicas

A assistência técnica, de maneira geral, é um estabelecimento comercial que tem a autorização do fabricante para realizar a manutenção dos produtos vendidos, seja dentro do prazo de garantia legal ou após seu término.

Esse estabelecimento possui toda a segurança para garantir a integridade dos seus equipamentos como camera de monitoramento, entre outros aparelhos. E o mais importante: conta com profissionais de qualidade e capacitados para realizar a manutenção das peças do equipamento, seja ele qual for.

Assim, surgem dois tipos de assistências dentro do mercado, as chamadas assistências técnicas autorizadas e as assistências técnicas especializadas. Abaixo falaremos desses tipos de assistências e o que oferecem.

1. Assistências técnicas autorizadas

As assistências técnicas autorizadas são os estabelecimentos que são autorizados por uma central do fabricante a disponibilizar os serviços de manutenção e reparo.

São técnicos que são treinados pelos próprios fabricantes e possuem certificados, selos, utilizam camiseta uniforme e oferecem serviços de coleta e entrega, desde que estejam dentro da garantia.

Essas assistências também fazem serviços de manutenção fora da garantia, cobrando um valor correspondente ao trabalho prestado.

2. Assistência técnica especializada

Esse tipo de assistência refere-se aos estabelecimentos que disponibilizam serviços de manutenção de diversos equipamentos.

Os técnicos desse estabelecimento são formados e bastante experientes em desmontar e montar peças de determinada marca, porém, é importante lembrar que as técnicas especializadas não possuem certificados do fabricante.

Por conta disso, é possível encontrar serviços mais econômicos do que as autorizadas. Porém, o que chama atenção nas duas assistências e que ambas oferecem atendimento profissional, tornando a experiência mais agregadora para os públicos.

Abaixo falaremos sobre como um assistência técnica pode investir em atendimento personalizado, tornando-se mais eficiente e também mais chamativo, como um serviço de entrega expressa moto.

O atendimento personalizado nas assistências técnicas

Os atendimentos personalizados dentro das assistências técnicas são essenciais para que o cliente se fidelize e se torne uma referência quando o assunto for manutenção de equipamentos e peças.

O suporte personalizado envolve diversos conceitos que vão além da gentileza no recebimento do cliente na loja. Entre esses aspectos são:

  • Conhecer os clientes da loja;
  • Manter sempre contato direto;
  • Se interessar pelos hábitos dos clientes;
  • Solucionar problemas de forma mais rápida e preparada.

Além disso, é possível personalizar as atividades oferecidas, ou seja, se o cliente realizar algum conserto por um pequeno preço, ou mesmo de brinde, recebe um kit de limpeza para o equipamento ou ganha uma camiseta customizada.

O principal ponto para a personalização do atendimento é conhecer o público, construir uma relação e humanizar a interação.

Antes de entendermos melhor esse tópico, temos que lembrar que é fundamental que as assistências técnicas invistam na infraestrutura, como porta de vidro de correr, ar-condicionado e câmeras, trazendo conforto e segurança para o estabelecimento.

Conhecer o público significa saber quais estratégias utilizar para que o consumidor tenha a melhor experiência. Conhecendo o cliente que será atendido, é preciso estabelecer uma relação, como saber seu nome, fazer um cadastro, chamar para participar de sorteios e promoções, fazer enquetes sobre opinião do atendimento, entre outros.

Portanto, as assistências técnicas são serviços extremamente importantes para os clientes, pois trazem segurança e conforto caso ocorra algum problema em seus equipamentos.

Também é importante apontarmos que o atendimento personalizado faz toda a diferença para a qualidade dos serviços prestados.