Aprenda a conservar seus aparelhos de cozinha!

Como dizem nas redes sociais: num dia você é jovem, e no outro está contando as vasilhas no armário. Brincadeiras à parte, hoje em dia é comum que pessoas jovens invistam em um bom jogo de panelas e  eletrodoméstico que facilitam a rotina da casa e da cozinha

Ainda assim, por nem sempre pagarem barato nesses itens, querem que eles durem por mais tempo. Uma das formas mais fáceis — e até óbvias — de fazer com que os aparelhos da cozinha tenham uma maior durabilidade, é conservá-los da maneira correta. 

Sabe aquela panela de teflon que te ensinou que não se pode usar lã de aço na hora de lavar? Seria bom se alguém tivesse te dado esse tipo de dica antes, não é mesmo?

Então para que esse problema aconteça com menos frequência e você consiga fazer pratos incríveis sem estragar seu jogo de louças e utensílios na cozinha, seguem dicas essenciais neste conteúdo especial para você.

Comprando bons utensílios de cozinha

Um fator que pouca gente considera na hora de comprar equipamentos e utensílios para a cozinha é o seu material. Vamos usar de exemplo uma espumadeira, pense nos seguintes questionamentos: 

  • O cabo dela é desmontável?
  • Ela é resistente a altas temperaturas?
  • Pode ser lavada em máquina lava-louças?
  • Entre outros pontos.

Esses detalhes devem contar na hora da compra, pois podem facilitar ou gerar problemas dentro da sua cozinha.

No caso dos eletrodomésticos, as fritadeiras elétricas, processadores, liquidificadores e cafeteiras são os mais comuns e almejados pelos consumidores. Observar a potência, voltagem da tomada e praticidade na hora de limpar são pontos essenciais para a compra.

Como conservar aparelhos da cozinha?

Sabendo que a qualidade e modelo do item influenciam diretamente na sua conservação, é hora de pegar as melhores dicas para manter seus utensílios sempre em dia e prontos para usar.

Antes de usar produtos químicos de limpeza e outros materiais, verifique no manual do fabricante as indicações. Vários produtos não podem ser lavados em lava-louças, pois riscam facilmente com esponjas ásperas e lãs de aço, além de absorverem produtos.

Utensílios de madeira

É bem provável que você tenha algum utensílio de madeira na sua cozinha, afinal de contas o material é bem versátil e ideal para diversas ocasiões. Mas por ser um material poroso, os cuidados devem ser redobrados. 

A dica para limpar colheres, garfos e outros utensílios de madeira é lavar com sabão neutro, ou deixar de molho em uma mistura de água sanitária e bicarbonato de sódio, diluídos em água potável. 

Deixe por alguns minutos, o suficiente para eliminar as bactérias e evitar que a madeira estufe, absorvendo água além do necessário.

Antes de guardar, tenha certeza que os utensílios estão totalmente secos, pois, a madeira úmida pode ser o lugar ideal para proliferação de fungos e bactérias, que podem oferecer riscos à saúde ao serem usados nestas condições.

Jogo de panelas 

Hoje em dia é muito fácil encontrar jogo de panelas de diversos materiais, dos mais caros aos mais baratos. Os modelos de inox pedem um cuidado extra na hora da limpeza, pois riscam com facilidade e acumulam manchas quando a comida queima.

Os modelos antiaderentes pedem panos ou esponjas suaves na hora de lavar, com detergente neutro ou desengordurantes que não agridem o material. 

Já as panelas esmaltadas devem ser deixadas de molho em água e sabão antes da lavagem, também com esponja ou pano liso. Evite guardar as panelas empilhadas, especialmente as com revestimento sensível.

Eletrodomésticos

Se você gosta de experimentar receitas, preste atenção nestes cuidados. Evite bater alimentos muito quentes em liquidificadores e processadores. Isso pode danificar o copo e exigir mais energia do aparelho. 

Se ele estiver em baixa potência, isso pode inclusive inutilizar o equipamento. Na hora de limpar, se possível, remova as hélices e opte por lavar todas as partes com uma escova de dentes largos. 

Desta forma, você evita o acúmulo de sujeiras que podem resultar em bactérias e fungos. Espere o copo secar totalmente antes de guardar, evitando maus odores e presença de micro-organismos nocivos à saúde.

Louças de porcelana e vidro

Este tipo de aparelho de cozinha é mais indicado para ocasiões especiais, mas há pessoas que usam pratos e xícaras de porcelana no dia a dia. Estas peças devem evitar impactos com outros objetos, e de preferência serem lavadas à mão. 

Taças e outros objetos de vidro mais sensíveis ou cristais devem ser lavados à mão com sabão neutro, esponja macia e secados com panos finos ou papel absorvente.