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Aplicar instituições de ensino particulares é uma boa?

As instituições de ensino são espaços fundamentais para o desenvolvimento educacional e crescimento de todas as crianças. Ao longo de nossa vida, passamos grande parte do nosso tempo nessas instituições, normalmente, no mínimo até os 17 anos, se tudo correr como planejado.

É obrigação dos governos federais, estaduais e municipais disponibilizar instituições públicas para a população brasileira, para que as crianças tenham onde estudar durante esse período.

A escolaridade é dividido em diversos graus, que vai se modificando de acordo com o avanço das idades das pessoas e do seu nível de entendimento.

Outra forma de ingressar no período escolar, é em escolas particulares, ou seja, instituições privadas, administradas por empresas que oferecem os mesmos ensinamentos que uma organização pública, mas com métodos, níveis e ambientação diversificada.

Nesse texto, fazemos apontamentos em relação aos períodos, responsabilidades e atribuições das instituições de ensino, apresentaremos composições, ideias que podem ser aplicadas para garantir o sucesso das escolas particulares e a importância desses espaços para a vida das pessoas.

Divisão das etapas

Como dissemos, os institutos educacionais são divididos por períodos. Essa divisão é fundamental para determinar os ensinamentos e métodos que serão passados e aplicados, de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Obviamente, quando uma criança entra na adolescência, o seu pensamento e as suas ideias já estão mais desenvolvidas, e por isso os ensinamentos escolares são mais avançados do que em outros períodos.

Sendo assim, a divisão é feita de acordo com a idade e é composta dessa maneira:

  • Creches (6 meses até 3 anos de idade);
  • Escolas infantis (3-6 anos de idade);
  • Ensinos fundamentais (6-14 anos de idade);
  • Ensino médio (14-17 anos de idade).

Esse período é denominado de ensino básico, pois são aprendidos durante esse tempo escolar todos os conhecimentos básicos que são levados para o resto de nossas vidas.

Além dessa divisão, existem também subdivisões, principalmente, das escolas infantis, como maternais e jardim de infancia 5, que fazem parte dessa composição.

Além disso, as creches também tem suas próprias subdivisões, já que é um período bastante específico do desenvolvimento dos bebês.

Quando essas crianças entram nas creches, as vezes já com 6 meses de idade, a sua cognição é quase mínima, e é preciso trabalhar de forma adequada.

Uma criança nessa idade já é muito diferente de uma criança de 2 anos de idade, e por isso é fundamental separá-las em salas diferentes.

Dentro dessa divisão, encontramos por exemplo o berçário para bebê, que são espaços destinados e adequados para os bebês nas creches escolares.

Composição de creches e escolas infantis

Falando especificamente desse período que engloba as creches e as escolas infantis, é importantíssimo o desenvolvimento de estudos diversificados para essas crianças.

Nessa idade, as crianças precisam ter sua criatividade estimulada e é importante apresentar várias formas de ensinamento e também maneiras de manter a atenção delas, já que é um período delicado, principalmente, por ser os primeiros passos das crianças longe de seus pais durante um longo horário do dia.

Por isso, as escolas que querem tanto agradar os pais e atraí-los para matricular seus alunos nessas instituições, é importante construir um espaço para recreação infantil, que é um local reservado para que as crianças se distraiam e se divirtam, que podem conter elementos como:

  • Livros;
  • Brinquedos;
  • Piscina de bolinhas;
  • Escorregadores;
  • Balanços.

Ensino fundamental e métodos de estudo

A partir dos 6 anos, as crianças adentram a uma fase escolar diferente do que estava acostumada. Nessa idade, elas atingem o grau de ensino das escolas fundamentais.

Uma escola particular fundamental que queira trazer o melhor ensino para seus alunos devem conter uma excelente estrutura e também conceitos e métodos de eficácia comprovada, para que as crianças se desenvolvam e aprenda da melhor maneira possível.

Um desses conceitos, muito utilizado em escolas brasileiras, é o método de ensino desenvolvido por Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, última obra do autor.

Nesse livro, Paulo Freire disserta a cerca de propostas e práticas pedagógicas que podem ser aplicadas nas escolas para que os alunos se desenvolvam e estabelece seus conhecimentos valorizando as questões empíricas e culturais.

Esse é um dos métodos de ensino mais estabelecidos nas instituições de ensino do Brasil, sendo uma das principais táticas de desenvolvimento de crianças e adolescentes nas escolas.

Independente do método utilizado, é importante fazer com que a criança desenvolva o máximo de suas capacidades e alcance o maior entendimento possível do que está sendo passado para ela.