Advogados da marca: saiba o que são

Você já pensou em como seria ter um consumidor tão fã da empresa que espontaneamente ele divulga esse negócio?

 

Esse consumidor existe, acredite, há pessoas que gostam tanto do produto ou serviço ofertado pela empresa que se empenham em fazer amigos e familiares conhecerem e consumirem o que a empresa oferece.

 

Esse público fiel passou a ser chamado pelo nome “advogado de marca”, por sua constância em elogiar a companhia e defendê-la de forma pública. 

 

No entanto, explorar essa audiência ainda é um desafio para muitas empresas. A JitBit afirmou que apenas 50% das empresas têm conhecimento sobre os advogados de marca. 

 

O pior de tudo é que, das empresas que entendem o conceito, 80% delas não planejam estratégias para incluir esse público.

 

Nem aplicam ações voltadas para fortalecer o marketing do negócio e vender mais.

 

Aqui, falaremos sobre o que é um advogado de marca e como um negócio pode transformar seus clientes em advogados fiéis! Vamos lá?

O que é um advogado de marca? 

Advogado de marca é aquele cliente super qualificado e engajado, extremamente fã da marca.

 

Ele se sente tão satisfeito como consumidor que divulga o conteúdo da empresa, indica os produtos para outras pessoas e promove o negócio. 

 

Ele não é apenas um cliente, é um defensor de tudo que sua empresa produz, e essa estratégia de tornar um cliente um defensor nasceu e cresceu devido às inovações no mercado. 

 

Philip Kotler, autor do Marketing 4.0, discorreu nessa obra que, atualmente, o foco de todas as atividades da comunicação é sempre o cliente, isso mudou a visão de negócio para os consumidores. 

 

Uma boa notícia é que os advogados de marca costumam gastar 2x mais com uma empresa do que os clientes comuns.

 

Ou seja, é essencial pensar em maneiras de engajar os clientes para que eles se encantem com uma marca.

Como identificar um advogado de marca logo de cara? 

É fácil identificar quem está encantado com uma marca e a divulga de maneira espontânea. 

 

Uma das principais características é que, além de levar a mensagem da empresa, os advogados da marca trazem outros consumidores para o negócio, o que gera ótimos resultados.

 

Algumas das principais características dos advogados de marca são:

 

  • são engajados na maioria das mídias sociais;
  • sempre postam reviews dos produtos e serviços; 
  • fazem perguntas e questionamentos positivos para a empresa;
  • nutrem e geram ideias para o time de criação de conteúdo; 
  • trazem novos clientes por meio de indicação; 
  • uma compra só não é o suficiente para eles — sempre que possível, compram mais;
  • eles se sentem honrados em poder fazer parte do negócio. 

Como ter os advogados de marca auxilia os negócios?

Quando o assunto são os resultados que essa estratégia gera, eles são nítidos: a JitBit revelou que um aumento de 12% nos defensores da marca pode gerar um aumento de 200% no crescimento da receita de uma empresa. 

 

Um valor alto, não é mesmo? Além disso, contar com advogados de marca traz outros benefícios, por exemplo:

 

  • feedbacks constantes;
  • eles colaboram com a melhoria da produção de produtos;
  • mostram para os algoritmos das redes sociais que seu negócio deve ser divulgado para outras pessoas, devido ao engajamento e compartilhamento que geram;
  • ajudam a promover um evento; 
  • aumentam a receita do negócio;
  • tem um relacionamento constante com a empresa;
  • promovem o negócio, aumentando a visibilidade;
  • aumentam a autoridade e credibilidade. 

 

Criar uma rede de advogados de marca e nutri-los com bons conteúdos, produtos e feedbacks é o segredo de sucesso de muitas empresas. Você pode e deve aplicar essa estratégia em sua marca também! 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários! Esse artigo foi escrito pelo Mais Empresas