O controle de acesso de qualquer local é algo indispensável, afinal, é algo que promove organização e segurança não apenas para as pessoas que frequentam e os funcionários, como também para a empresa. Não é diferente ao se tratar de uma academia.
Isso se deve ao fato de que com a segurança adequada, é possível ter um maior controle em relação a quem entra e saí, evitando também furtos e roubos.
Além disso, é uma maneira de padronizar a maneira como os frequentadores e funcionários acessam o local, existindo também a possibilidade de inviabilizar a circulação de pessoas em locais não autorizados, o que é muito comum em áreas direcionadas apenas para funcionários.
Uma das formas mais implementadas de controle de acesso corresponde a catraca para academia. No entanto, ao procurar por catraca, é interessante que o empreendedor avalie qual é o modelo mais adequado para o seu estabelecimento, uma vez que diversas opções são disponibilizadas, tais como:
- Torniquete;
- Pedestal manual;
- Pedestal eletrônica;
- Catraca acessibilidade.
O primeiro caso, é um modelo mais robusto e mais divergente das catracas convencionais. Além disso, é ideal para locais que apresentam alto risco e/ou necessidade evidente de controle do acesso. Por mais que seja robusto, sua estrutura é simples e exige pouca manutenção.
Já o modelo pedestal, pode ser encontrado na forma mecânica, atendendo a contagem de passagens no sentido horário, além da possibilidade de bloquear a entrada ou somente a saída.
Já o eletrônico, é um tipo que apresenta diversas opções de liberação, tais como cartão de proximidade, senha e biometria.
A opção de acessibilidade, conforme o próprio nome já indica, visa proporcionar o controle de acesso para pessoas em condições especiais de uma forma mais segura.
No entanto, para a instalação deste modelo, depende muito do público da academia e se há aulas voltadas para pessoas nessas condições.
As vantagens do interfone com câmera
Hoje em dia, se torna cada vez mais necessário voltar a atenção para a segurança e isso se reflete no mercado, principalmente no que diz respeito aos dispositivos tecnológicos.
Nesse contexto, uma alternativa para reforçar a segurança é a incorporação de um interfone com camera, que permite observar quem está se aproximando, interagir e permitir ou não a entrada da pessoa no local.
Ainda mais, é considerada uma alternativa prática, pois basta o indivíduo se identificar enquanto é observado por meio da câmera.
Comumente, a instalação de um equipamento desse gênero é simples e seu custo pode variar de acordo com os recursos almejados.
O que é leitor de tag?
Para compreender o leitor de tag e o tag em si, é importante abordar o sistema RFID, uma sigla em inglês para Identificação via rádio frequência.
O sistema trata-se de uma ferramenta comumente aplicada como controle de acesso, no qual o TAG corresponde ao conjunto de um chip e a antena que carrega o código.
Basicamente, o dispositivo dispara um sinal ao receptor e, assim que é recebido, a passagem é liberada seja ela em uma catraca, portão, entre outras possibilidades.
Sendo assim, não há necessidade de contato manual ou de maior esforço, sendo uma alternativa realmente prática.
É interessante citar que há diferença entre os tipos de TAG, que se dividem em passivo e TAG ativo. O primeiro caso é caracterizado por ter etiqueta sem nenhuma fonte de energia, sendo alimentados por meio da energia eletromagnética emitida pelo leitor.
Já o ativo, conta com a emissão do próprio sinal, além de apresentar pilhas. Comumente, esses dispositivos são aplicados para o controle de localização de forma precisa, apresentando também maior alcance de leitura do que os passivos.
Há alternativas que possibilitam que sempre que o dispositivo não esteja próximo da antena, recebendo o sinal para a ativação, que ele entre em modo standby o que evitará que o proprietário tenha que ligar ou desligar o aparelho.
Para encontrar o sistema ideal, é preciso que exista atenção às especificações, como na presença de suporte, led para sinalizar o status e a distância em que há possibilidade de ativação.
Conforme apresentado, o controle de acesso é um recurso que reúne diferentes possibilidades, seja para as academias ou para outros tipos de estabelecimentos.
Independentemente do sistema escolhido, é importante que o empreendedor entenda o quão significativo pode ser uma alternativa prática, ágil e confortável para as pessoas, assegurando assim, a forma de acesso ideal.