Uma limpeza adequada é um procedimento importante em qualquer ambiente. No entanto, quando o ambiente é um hospital ou uma clínica de saúde, os padrões devem ser ainda mais rigorosos. As normas são determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, em São Paulo, são organizadas pela Lei Orgânica da Saúde, número 8080/1990.
Para cumprir essas determinações é comum que esses ambientes contratem serviços das Empresas terceirizadas de limpeza hospitalar. Com essa gestão, os serviços de limpeza são mais direcionados e somente profissionais com experiência no setor executam as demandas.
Além do manuseio de produtos químicos específicos e processos de limpeza rigorosos, os profissionais de limpeza que atuam em hospitais precisam ter cuidado em dobro.
O primeiro é com o próprio caráter minucioso do trabalho, já que qualquer erro pode causar sérios problemas como uma infecção.
O segundo é o cuidado próprio, já que um auxiliar de limpeza precisa andar com luvas, toucas e outros equipamentos de proteção, chamados de Epi’s, para evitar contaminação.
Independente dos lados, a limpeza adequada é muito importante no cenário dos hospitais que são ambientes altamente insalubres. Quer saber mais sobre essa relevância? Continue lendo esse conteúdo.
Empresas terceirizadas de limpeza hospitalar
Seja por falta de um setor específico ou de capacitação profissional adequada, as Empresas terceirizadas de limpeza hospitalar estão cada vez mais em evidência.
Todo hospital é obrigado por lei a cumprir procedimentos rigorosos na área de saúde e, mesmo se não fosse lei, a importância de ter um ambiente limpo e desinfectado é muito grande.
Tanto que um material não esterilizado em uma cirurgia, por exemplo, pode até causar uma infecção fatal, dependendo da situação.
Além disso, por ser um ambiente com muito resíduo hospitalar e condições adversas de sangue e outros fluídos, a proliferação de bactérias e incidência de doenças é ainda mais alta que outros ambientes.
Neste cenário, uma Empresa de Limpeza Terceirizada cumpre uma função muito importante: ser um dos principais suportes para instituições que salvam vidas.
Aliás, os profissionais que garantem a desinfecção de salas de cirurgia, equipamentos de exame e outros procedimentos são tão importantes na área da saúde como os demais.
Sem esterilização e desinfecção, as chances de complicações médicas, infecções e até casos fatais dentro de hospitais seria muito alta.
Ainda está na dúvida sobre esse tipo de serviço e por que é tão importante? Então saiba mais sobre ele no tópico abaixo.
Como funciona a terceirização na limpeza
Como hospitais e clínicas são ambientes muito amplos, é natural que a equipe interna não consiga dar conta de toda a demanda. Ou então, há instituições que não contam com um time fixo para determinados setores.
Sendo assim, a terceirização dos serviços de limpeza na área de saúde surgiu com o propósito de transformar esses ambientes e minimizar ao máximo as condições insalubres de trabalho.
Entre as vantagens de contratar esse tipo de parceria, é possível destacar:
Redução de custos operacionais;
Especialização maior na área de limpeza hospitalar;
Redução de encargos trabalhistas para os hospitais;
Maior controle de qualidade por parte das empresas de limpeza;
Maior atenção ao setor de limpeza hospitalar.
Além de desinfetar os equipamentos odontológicos, por exemplo, salas e estruturas que ficam dentro dos espaços de saúde, outros procedimentos gerais na área da limpeza podem destacar ainda mais esses estabelecimentos.
O cuidado com as fachadas prediais é um deles. Além de ser uma recomendação na legislação paulista, a manutenção de fachadas é o cartão de visita do hospital perante os pacientes.
Na capital paulista, por exemplo, é possível encontrar serviços especializados de Limpeza de Fachada na Zona Sul.
Fachada em acm
Além da higienização interna e externa dos hospitais, há alguns detalhes que fazem a diferença na composição de uma imagem corporativa dentro da área de saúde.
Elementos de comunicação visual e técnicas para destacar a imagem dos hospitais são cada vez mais comuns neste sentido. Tanto que a fachada em acm (Aluminium Composite Material) é uma tendência em vários estabelecimentos atualmente.
Além de proporcionar a revitalização das estruturas, esses painéis aplicados na fachada podem ser desenhados e escritos de forma personalizada, levando a marca do hospital na edificação.
Independente do cenário e do contexto, a limpeza hospitalar é muito importante. No interior de um espaço de saúde, a ausência dela pode tirar vidas. Na parte de fora, pode afastar possíveis pacientes. Por isso é importante cuidar desse setor tão importante na área de saúde.