Bons segmentos para começar a empreender

Às vezes, o momento de empreender é bem aquele momento no qual as oportunidades tidas como tradicionais parecem perdidas. É aí que a necessidade grita mais alto e a criatividade aparece para ajudar.

Apesar do que algumas pessoas pensam, existem áreas ótimas para começar a empreender, independentemente do ano e época em que esteja.

Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas delas, suas características e as formas de iniciar um negócio novo, sendo este em qualquer ramo.

É claro que começar a empreender do nada, sem algumas dicas, é bem difícil. Então seguem alguns pontos que devem ser avaliados antes do pontapé inicial e que podem ajudar neste início que parece sombrio:

  1. Avalie os orçamentos e aja dentro das possibilidades;
  2. Não precisa iniciar com um negócio grande: tudo bem começar pequeno!;
  3. Planeje tudo na ponta do lápis antes do início;
  4. Procure auxílio profissional e consultores de negócios;
  5. Estude sobre a área desejada;
  6. Aumente o seu networking;

Após seguir esses pequenos passos, existem alguns segmentos que estão em crescimento no mercado brasileiro, que apresentaremos à seguir.

Segmento de segurança do trabalho

O ramo de segurança do trabalho engloba diversos setores: desde materiais de proteção até mesmo a prevenção de doenças causadas pelo trabalho.

Nesse contexto, empresas de produção e vendas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) são um ótimo segmento para se investir. É que hoje, a segurança no trabalho é uma das questões mais importantes dentro de uma empresa.

Isso porque ela permite prevenir acidentes, melhora a qualidade do trabalho e diminui os riscos e gastos com problemas futuros.

Para quem não conhece, EPI é um conjunto de materiais que protegem os trabalhadores de determinados setores. Por exemplo, o protetor facial EPI protege o rosto de impactos que podem causar danos e machucados, como fumaça, poeira e até fogo.

Serralheiros e madeireiros estão bastante adaptados à esse material. Luvas, óculos, capacetes, botas, roupas e fones de ouvido e outros equipamentos também fazem parte deste setor.

Essa é uma área em expansão principalmente porque, no Brasil, as empresas são obrigadas, por lei, a garantirem a segurança e a saúde de seus funcionários.

Sendo assim, investir nessa área pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar em um novo ramo.

Segmento de pet shop

O segmento de pet shop no Brasil é outro segmento em constante crescimento. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado brasileiro é o segundo maior mercado pet do mundo!

Isso significa que existem muitas oportunidades. Segundo o IBGE, em 2013, a quantidade total de população de gatos era de mais de 22 milhões. Assim, vender toca para gatos, por exemplo, acaba sendo uma ótima escolha.

Em 2017, ainda segundo a Abinpet, o Brasil foi responsável por 5,1% de todo o faturamento mundial, ficando apenas atrás do Reino Unido.

Como cada vez mais famílias brasileiras têm um animalzinho de estimação, esse mercado é realmente promissor e uma ótima opção de investimento. Pode-se entregar desde uma simples caminha de cachorro até mesmo peças luxuosas de vestimentas para os animais.

Com todos esses dados, é fácil compreender porque é um segmento bastante atraente.

Segmento de eventos

A área de eventos é outra área que tem tido bastante crescimento ultimamente. Antes, eventos eram bastante ligados à festividades. Hoje, muitas instituições realizam eventos corporativos e precisam de profissionais especializados nesse ramo para realizar o serviço.

Isso porque não é simples planejar uma cenografia para eventos, por exemplo. É preciso bastante estudo e compreensão do objetivo daquela data.

Assim, as empresas de eventos são responsáveis por todos os passos relacionados ao momento que se quer realizar: antes, com o planejamento; durante, com a ação no dia do evento; e depois, com a desmontagem da estrutura.

É ela a responsável pela forma de como o evento deve ser feito, inclusive fisicamente. A escolha dos ambientes, do espaço para eventos e dos funcionários entram nesse momento.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), o setor de eventos não para de crescer, somando cerca de 14% por ano.

Dessa forma, optar por investir nessa área é também uma ótima escolha para quem está pensando em empreender.

Para se ter uma ideia de sua imensidão, dentro desse ramo se encontram festas de casamento, aniversário, formaturas, eventos corporativos e conferências. Aniversários infantis também são um ótimo ramo dentro desse segmento. Dos simples aos luxuosos, há bastante público.