Hoje em dia é fundamental fazer o uso de tecnologia em praticamente qualquer setor comercial e/ou industrial. Com essa necessidade, é possível encontrar equipamentos eletrônicos que respondam às mais variadas demandas e das mais diversas área.
Fazer o uso, de forma adequada, desses equipamentos pode trazer benefícios que vão desde um maior lucro da empresa a uma economia de forma direta na produtividade dos colaboradores.
Isso ocorre, principalmente, se os equipamentos forem pensados para otimizar serviços específicos, ou até certos setores e processos.
Por conta de essa necessidade ser cada vez mais crescente e de que a cada dia novas tecnologias são lançadas, neste artigo vamos abordar os benefícios em usar alguns equipamentos em sua empresa – seja para a segurança ou melhoria nos serviços oferecidos.
Equipamento elétricos
Talvez, a parte elétrica seja uma das que mais fornecem recursos para o setor empresarial. Por contar com uma gama de equipamentos, ela dá suporte para muitos outros dispositivos.
Neste sentido, os transformadores de energia são equipamentos fundamentais para a estrutura de qualquer empresa.
O equipamento tem como principal função administrar a fonte da entrada de energia, que geralmente é extremamente alta, com uma carga que, se passasse direto, iria queimar a maior parte dos equipamentos.
Ele ainda realiza a transformação (daí o nome do equipamento) dessa energia para uma utilizada pela maioria dos equipamentos eletrônicos.
Assim o transformador de energia 220 para 110 tem um papel importante na construção de qualquer estrutura, presente até em residências em versões “compactas”.
A transformação dessa energia é vital para que os equipamentos mais potentes (que requerem energia 220V) tenham seu funcionamento e desempenho adequados, assim como os equipamentos mais comuns (que exigem uma energia de 110V) também funcionem adequadamente.
Vale ressaltar que é sempre importante identificar dentro da empresa qual tomada corresponde a qual voltagem. Isso porque ligar um equipamento 110 em uma tomada 220 pode ser prejudicial ao dispositivo.
Já o no break, comumente chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply – Fonte de Energia Ininterrupta) se tornou um equipamento indispensável em praticamente todos os setores.
Ele é um dispositivo de segurança altamente eficaz por manter o dispositivo ligado e funcionando adequadamente.
Os nobreaks tem como principal função a “limpeza” da energia elétrica para que ela seja passada a frente sem oscilações e também protegendo o dispositivo de possíveis quedas de energia.
Para se ter uma ideia, no caso de computadores é possível mante-lo ligado por algum tempo após a queda de energia para que todo o trabalho que estava sendo executado não seja perdido.
Além disso, o equipamento evita a queima da fonte. No mercado existem 2 tipos de nobreaks muito populares, vamos ver um pouco de cada modelo.
1. Nobreak senoidal
O nobreak senoidal é direcionado para equipamentos que necessitam de operação constante mesmo após uma queda de energia. Ou seja, ele tem como principal função manter a rede que vem após ele em funcionamento até que algum sistema tome sua posição.
Ele é muito utilizado em hospitais para a área de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), na qual os pacientes não podem ter os equipamentos desligados inesperadamente.
2. Nobreak offline
Já o nobreak offline é um modelo mais voltado para o uso residencial, ou em empresas para pequenos processos.
Como o seu nome sugere, serve para trabalhar “offline” da rede. Basicamente, esse equipamento tem duas formas de alimentação, sendo a principal a rede elétrica.
Já a segunda é uma bateria, que só assumirá o controle caso a fonte primária cesse, mantendo a rede em funcionamento.
O principal quesito que vale destacar desse equipamento é o seu custo-benefício, sendo muito acessível e cumprindo de forma adequada a sua função para equipamentos eletrônicos de pequeno/médio porte.
Manutenção
Após entendermos um pouco de 2 equipamentos que são muito comuns em redes empresariais vamos falar um pouco da manutenção de alguns tipos de equipamentos também muito presente no ambiente industrial.
O mais comum é que empresas procurem pelo conserto de tv LG de forma rápida, para que não parem a operação ou ação dentro da empresas.
Isso acontece porque os televisores fazem parte de praticamente toda empresa, sendo vital para exibir informações para clientes ou colaboradores e também para o marketing, como em outros segmentos.
Deste modo, a manutenção deve sempre ser feita por um profissional qualificado e é possível achar essa assistência a um valor adequado no mercado de forma fácil.
Conserto da parte elétrica
A parte elétrica de uma empresa pode ser muito sensível, e apresentar diversos problemas como:
Rompimento de cabos;
Queima de equipamentos;
Problemas em tomadas e lâmpadas;
Mal funcionamento em painéis.
Sendo assim é sempre preciso contar com alguém para realizar essa manutenção. Caso não tenha alguém dedicado a parte de infraestrutura da empresa é possível, como visto no tópico anterior, achar uma empresa ou um profissional que realize esse tipo de manutenção.