A antiga prática de prospectar clientes ganhou uma nova roupagem: o cold calling 2.0 veio para modernizar essa ferramenta de busca por novos clientes e contatos comerciais, que já foi tanto utilizada por empreendedores.
O método, desenvolvido por Aaron Ross em seu livro, Receita Previsível, é diferente do cold calling tradicional, onde os contatos são feitos com empresas que não conhecem sua marca, seu serviço ou seu produto. Ou seja, ligações frias para contas frias.
A evolução do cold calling: Do tradicional ao 2.0
O cold calling tradicional deu bastante resultado para vendas e marketing, enquanto ainda era uma prática nova. Hoje a concorrência é mais acirrada e os clientes estão cada vez mais exigentes e resistentes. Então, a simples ligação fria tem resultados tímidos.
Além disso, por se tratar de um método que vai atrás de clientes totalmente frios, é quase impossível medir sua efetividade, o que se reflete no orçamento das campanhas. Ter maior controle sobre os resultados é uma das grandes vantagens do cold calling 2.0.
Os princípios do cold calling 2.0
Para implantar um bem-sucedido processo de cold calling 2.0, é importante conhecer os princípios que fazem deste método diferente do simples cold calling. Caso contrário você pode estar fazendo a mesma coisa sem colher resultados:
- Desenhe processos claros: A prospecção é o primeiro passo, mas é preciso uma estratégia clara para que o potencial se transforme em cliente.
- Uso da tecnologia: A tecnologia ajuda com que as ligações sejam mais direcionadas, utilizando-se de informações que os próprios clientes em potencial disponibilizam na internet.
- Segmentação: Uma das grandes diferenças do cold calling 2.0. Procure focar em perfis específicos de clientes onde a chance de sucesso é maior.
- Foco na Solução: A partir da segmentação dos clientes e do entendimento de suas reais necessidades, trabalhe focado na solução que vai atacar justamente as dores do cliente.
Seguindo os princípios, a chance de construir um processo de prospecção e vendas bem sucedido é maior. Conquiste mais clientes e busque a receita previsível em suas campanhas de marketing e vendas, aproveitando-se do cold calling 2.0.
Ferramentas e tecnologias essenciais para cold calling 2.0
Com o uso de ferramentas e tecnologias, os cold callings se tornaram mais assertivos e pessoais, conseguindo resultados bem melhores do que anteriormente. Tecnologias como CRM podem monitorar e organizar em tempo real clientes em potencial de uma maneira muito mais eficiente e produtiva.
Seguindo os princípios da receita previsivel e dados relevantes obtidos em tempo real, outras ferramentas podem entrar em jogo, como automação de e-mails de acordo com uma estratégia moderna Outbound, oferecendo mensagens e um diálogo personalizado para cada call, utilizando sempre os dados obtidos no processo da coleta deles.
Estratégias eficazes para implementar o cold calling 2.0
A etapa mais relevante durante a criação de uma estratégia eficaz é durante a identificação de possíveis clientes e suas particularidades, segmentando-os de maneira apropriada, a fim de direcionar cada divisão uma metodologia personalizada, focada para suas proclividades.
Seguir um plano claro de ação, onde as cold callings são realizadas com intuito, e não são apenas jogadas para qualquer cliente sem entender suas necessidades, também é importante. Isso evita que sua empresa seja reconhecida por realizar os famosos “spams”, mensagens constantes sem relevância, que constantemente invadem nosso dia a dia
Benefícios do cold calling 2.0
O cold calling tradicional obteve resultados por utilizar as tecnologias de sua época de maneira inteligente. Agora, com os avanços tecnológicos cada vez mais impactantes no dia-a-dia, o cold calling 2.0 novamente busca obter benefícios por meio da automação e análise de dados, duas coisas impossíveis anteriormente.
A automação oferece um corte de verba considerável, e um alcance muito maior para cold callings. No tópico de análise, os dados de possíveis clientes tornaram-se cada vez mais acessíveis, com suas opiniões e gostos cada vez mais no centro do tópico de marketing. O cold calling 2.0 se adapta a essas mudanças, com a segmentação do seus clientes em agrupamentos que podem ser vistos de maneiras similares.
Dicas para evitar erros comuns no cold calling 2.0
Alguns dos maiores erros durante o cold calling 2.0 são a falta de um visão clara de marketing, com um projeto inconsistente, sem nenhuma característica chamativa, e a falta de coleta de dados unida com a segmentação correta dos clientes.
É fácil imaginar que seu produto é perfeito para todo mundo, sem definir exatamente o público-alvo, mas isso é um erro comum que deve ser evitado. Antes de tudo, defina seu cliente ideal, quais segmentos existem nesse público e como você pode apelar para os desejos de cada uma dessas divisões.
Cold callings são realizadas após todos os preparos, aproveitando-se das necessidades dos clientes, oferecendo o serviço ou produto certo, que seja de acordo com suas sensibilidades, utilizando linguagens e canais relevantes.
O foco em trazer uma experiência perfeita para cada cliente é essencial para o sucesso de cold callings nos tempos atuais, evitando saturação e exposição desnecessária, e focando em qualidade.