No meio industrial, há uma série de processos que ocorrem de maneira simultânea. São serviços, desempenho de máquinas, trabalhadores operando, inspeção de equipamentos, etc.
Todos esses procedimentos devem ser assegurados, para que assim se possa ter uma garantia de qualidade e também segurança para com a integridade física dos funcionários que trabalham nos processos desempenhados por determinadas máquinas e equipamentos.
Para que haja essa garantia de desempenho sem a ocorrência de problemas, há a Inspeção de equipamentos industriais.
Bom, esta importante função tem como objetivo garantir que os itens estão funcionando de modo ideal e se as normas técnicas ideais estão sendo cumpridas para a assegurar um bom desempenho e com a devida segurança.
Neste meio, há alguns tipos específicos de inspeções, e caso você não as conheça, eu aconselho que leia esse texto, pois aqui trataremos um pouco acerca dos diferentes tipos de inspeção que ocorrem no meio industrial e como eles são importantes para as suas áreas.
Desta forma, saiba em quais máquinas são realizados e o porquê de serem essenciais. Sendo assim, aconselho e convido que leia esse artigo e entenda melhor os detalhes que envolvem as inspeções industriais.
Inspeção de equipamentos – entenda um pouco sobre
Deve-se saber que a integridade dos equipamentos de ordem estática e dinâmica é fundamental para um bom desempenho no meio da produção, assegurando assim a segurança e produtividade de inúmeros processos.
Desta forma, a inspeção de equipamentos funciona como um método para que se possa garantir a perfeita e corrente funcionalidade de alguns itens e afins.
É utilizada em:
Tubulações;
Tanques de armazenamento;
Caldeiras;
Etc.
Sendo assim, é essencial que se busque pelo serviços ideais, que conte com profissionais devidamente qualificados e preparados para realizar esse tipo de serviço.
A empresa a ser contratada necessita ter à disposição, uma grade de profissionais que tenham passado pelo curso de inspeção de equipamentos e, desta forma, possam realizar a inspeção nos locais de ordem industrial.
Além disso, a empresa em questão também necessita contar com equipamentos de ponta e de alta tecnologia, para que assim realize a inspeção de materiais nas fases de fabricação, montagem, operação e, também, manutenção.
Como funciona a inspeção de solda?
Quando se fala em inspeção de solda, refere-se à uma específica etapa que possui uma grande importância no controle de qualidade de determinados processos que envolvem a soldagem.
Tendo o objetivo de garantir que haja uma conformidade das soldas nessas etapas, e isso de maneira qualificada, a inspeção de solda é um item indispensável para que se possa realizar procedimentos de soldagem e afins.
Na devida etapa de inspeção, o Inspetor de solda deve acompanhar e controlar os soldadores, e isso desde o início das atividades devidamente pertinentes, para que assim possa ser assegurado com a devida eficácia das ações que estão sendo empregadas ali no local.
Além da inspeção em si, também é verificado se esses procedimentos estão obedecendo as exigências que são estipuladas nas normas reguladoras que estão em vigência.
Inspeção de caldeiras
Primeiramente, precisamos entender melhor o que são as cadeiras. Bom, é basicamente um tipo de recipiente fechado, no qual a água ou um outro fluido é aquecido, não necessariamente o fervendo.
O fluido aquecido ou vaporizado, sai da caldeira para que possa ser utilizado em diferentes tipos de processos e aplicações de aquecimento.
A fonte de calor para uma caldeira, é a combustão provinda de qualquer um dos variados combustíveis do tipo, como a madeira, o carvão, o óleo ou o gás natural. As de ordem elétrica se utilizam dos elementos como a resistência ou a imersão.
Sendo assim, a inspeção de caldeiras deve ser devidamente realizada quando ela for instalada, ou mesmo de maneira periódica. Em sua instalação, é realizado uma série de exames internos e externos, além dos testes de estanqueidade.
Dessa forma, elas devem passar pelos testes hidrostáticos conforme a determinação indicativa do fabricante. De todo modo, podemos presumir que a necessidade da aplicação dos métodos de inspeção é alto.
É altamente importante para que se possa garantir a segurança do local, e um bom desempenho das máquinas em questão, para que dessa forma, possa se ter um espaço de produção com uma alta produtividade e uma ótima segurança.