Em épocas de crise, todos os mercados ficam mais acirrados. O motivo por trás disso é o fato de que, quando as finanças se tornam complicadas, o público, de modo geral, tende a pensar duas vezes antes de abrir a carteira. Por conta disso, estabelecimentos, de modo geral, têm que competir de forma ainda mais acirrada para conquistar um cliente, investindo em infraestrutura.
Uma das muitas maneiras de evitar que o seu negócio seja preterido em relação à concorrência é projetar uma imagem séria e profissional no mercado.
Isso, por sua vez, passa pela elaboração de uma infraestrutura adequada para a sede do estabelecimento, já que improvisos não são bem vistos por clientes.
Quer saber mais sobre como melhorar a infraestrutura da sua loja sob o ponto de vista do público? Então continue lendo este artigo e confira algumas dicas importantes para isso.
Capriche na vitrine
É consenso entre especialistas do setor o fato de que a vitrine (ou seja, o expositor) é um dos principais recursos à disposição de estabelecimentos comerciais para garantir que eles atraiam a atenção dos clientes.
Afinal, como o seu próprio nome diz, trata-se de um espaço que tem a única função de mostrar as melhores mercadorias do mix de produtos do negócio.
Por conta disso, o primeiro passo para proporcionar uma infraestrutura adequada para os seus clientes é contar com uma vitrine bem elaborada.
Além de selecionar com cautela quais serão os itens nela dispostos, também é interessante que ela seja atualizada periodicamente, além de adaptada para datas especiais, como o Natal e Dia das Mães.
Deste modo, as chances de que a instalação realmente chame a atenção do cliente são grandes.
Tenha displays adequados para os produtos
Contudo, por mais importante que a vitrine seja, ela não é o único recurso com o qual estabelecimentos comerciais contam para dar destaque às mercadorias por eles vendidas.
Outra solução muito popular entre esses negócios é o display: como o seu próprio nome diz, trata-se de uma estrutura, normalmente feita em plástico, que pode ser apoiada tanto no chão quanto em outros móveis.
Vale ressaltar que, mesmo que o espaço no ponto comercial em que o seu negócio funciona seja reduzido, nada impede que você use essa peça para valorizar suas mercadorias.
Há, por exemplo, a possibilidade de contar com um display acrílico de mesa. Isso porque, como ele pode ser apoiado sobre um móvel que já esteja presente na loja, ele ajuda a economizar espaço.
Conte com uma cobertura em áreas abertas
Em alguns casos, um estabelecimento pode contar com uma área aberta. É o caso, por exemplo, da vitrine. Por mais que ela seja fechada, o espaço onde o público fica para vê-la é aberto.
Assim sendo, ele está vulnerável a sofrer os efeitos do tempo, como chuva e sol em excesso.
Para evitar que a sua vitrine passe despercebida durante esses momentos, é interessante que você providencie a instalação de uma cobertura nesse local.
Dessa maneira, garante-se que a área ficará abrigada, permitindo que o público a veja com mais calma – o que, por sua vez, passa uma imagem de profissionalismo e aumenta as chances de se fechar uma venda.
Vale ressaltar que, ao procurar um estabelecimento para instalar essa estrutura, é importante que a cobertura metalica preço não seja o único critério de escolha.
Isso porque, caso o valor cobrado por ela seja muito abaixo da média do mercado, as chances de que a sua qualidade seja igualmente baixa são grandes.
Mantenha a organização no interior da loja
Por último, é fundamental manter o espaço no interior da loja devidamente organizado.
Para se ter uma ideia de sua importância, caso ele esteja caótica, é possível que os clientes se sintam desconfortáveis em seu interior, o que, por sua vez, prejudica a imagem do estabelecimento e faz com que o público recorra às lojas concorrentes.
A boa notícia é que manter a ordem dentro do seu comércio é mais simples do que boa parte das pessoas imaginam.
Uma das melhores maneiras de se fazer isso é contando com móveis que facilitem a organização, como um porta folder acrílico. Ao manter esses materiais promocionais em ordem, eles melhoram a atmosfera no interior da loja.
Outros objetos que podem ajudar são:
Estantes;
Nichos;
Gavetas;
Pastas para documentos.
Quando eles estão presentes, tudo fica em seu devido lugar, o que, por sua vez, gera uma impressão de profissionalismo.