Quais são os tipos de extintores no mercado?

Quando um local empresarial, comercial ou profissional é montado, algumas normas são impostas para que eles funcionem, como a instalação de extintores, pois são ambientes que muitas pessoas tem acesso e também trabalham com produtos químicos e tóxicos. Assim, tais ambientes necessitam de cuidados especializados.

Um dos principais itens de segurança, que deve estar presente em qualquer ambiente de negócios, é o extintor de incêndio, que deve ser posicionado em pontos estratégicos de uma edificação. Isso é feito de forma a prevenir maiores problemas quando ocorrer uma emergência, além de diminuir a probabilidade dela ocorrer.

Essa ferramenta foi criada para combater o fogo em uma proporção pequena, de forma rápida e imediata evitando que ele se expanda.

Eles não substituem outras formas de combate a incêndios, mas ajudam a amenizar o fogo que costuma se espalhar rapidamente. Ele deve ser usado antes dos bombeiros chegarem e as mangueiras começarem a trabalhar.

A importância do extintor de incêndio

Assim como sua colocação, é importante também fazer a recarga de extintores e sua manutenção sempre que necessário, pois é um material que necessita de reparos periodicamente, justamente por conter diversos fluídos.

Todos devem ser sinalizados e respeitados conforme suas propriedades, pois há diferenciados tipos, um para cada tipo de material e/ou ambiente em que o fogo pode se propagar.

O extintor é capaz de diminuir o fogo e fazer com que as pessoas saiam com segurança do local. Algumas dicas de utilização dele são:

  • Deixá-lo em locais visíveis;
  • Aplicados em rotas de fuga;
  • Instalados em paredes ou suportes no piso;
  • O lacre deve estar intacto;
  • Estar presente em ambientes que possuem empilhadeiras;
  • Deve ser colocado longe de equipamentos com energia elétrica;
  • Longe de produtos inflamáveis;
  • Deve ser usado por uma pessoa treinada.

Eles possuem um uso fácil, pois não é sempre que alguém experiente está em situações graves. Além disso, eles são classificados, como dito anteriormente, como o extintor de espuma classe para o ambiente em que deverá ser usado.

Tipos de extintores e suas classes

Existem diversos tipos de classes de extintores, pois muitos incêndios podem ter variados elementos em seu meio.

Assim, ao invés de acontecer uma combustão maior, caso os elementos do extintor estejam errados ou não sinalizados, ele será controlado.

Para que seja mais fácil o entendimento de um extintor, é importante saber as classificações possíveis para um incêndio.

De maneira geral eles podem ser classificados em:

  • Classe A – Materiais sólidos;
  • Classe B – Líquidos, gases inflamáveis e sólidos;
  • Classe C – Equipamento elétricos e energizados;
  • Classe D – Metais e elementos químicos;
  • Classe K – Óleo e gordura em cozinhas.

Agora, com as informações de cada tipo, é mais fácil saber como se comportar e qual extintor usar em casos de incêndio.

1. Extintor de espuma mecânica

O Extintor de espuma mecânica é indicado para os casos em que o fogo envolver papéis, madeira e líquidos inflamáveis, como o álcool. Sua classificação se enquadrada nas classes A e B e funcionam perfeitamente no combate contra esses elementos.

Evite usá-lo em incêndios elétricos, pois ajudarão a agravar a situação e intensificar o incêndio.

A composição do extintor de espuma mecanica é um composto de sabão líquido, que forma o agente, transformando-o em espuma.

2. Extintor de Água

O modelo a base de água age por resfriamento em casos de abafamento e é indicado para o fogo da classe A.

3. Extintor ABC

O Extintor ABC provoca a quebra de reações do fogo em cadeia e por abafamento. Danificam os eletrônicos sensíveis podem ser aplicados nas classes ABC,

4. Gás carbônico

Esse modelo abafa e resfria o incêndio e não conduz eletricidade.

Ele possui uma fumaça asfixiante e pode ser usado para os grupos B e C.

5. Pó químico

O Pó químico é o tipo de extintor que age como uma abafador e quebra a reação da combustão. Possui muitas composições e por isso servem para classes BC, ABC e D, muito semelhante o extintor abc valor.

Cuidado é necessário

Essas informações, assim como os extintores podem ajudar a salvar um local e principalmente a vida de pessoas enquanto os bombeiros e a ajuda profissional não chega.

Com isso, é importante mantê-lo sempre reparado, para que quando o uso for necessário, esteja em perfeitas condições.

A maioria dos incêndios acontecem por certos descuidos ou faltas de manutenções necessárias nas edificações, principalmente empresas e industrias, então para que isso não ocorra na sua, é interessante manter seus documentos e manutenções em dia como os laudos e vistorias realizadas por um corpo de bombeiro.

Evite fumar perto de produtos inflamáveis, cuide de toda sua rede elétrico e deixe-a sempre em perfeito estado, não sobrecarregue tomadas, não deixe o fogão ligado e afins.

Com todas essas dicas já é possível evitar um possível acidente desnecessário.