Os felinos são animais de hábitos, digamos, bem particulares. A escolha da areia higiênica para gatos pode influenciar diretamente no comportamento do animal, que costuma ser bem exigente quando o assunto é o local e a maneira de fazer suas necessidades fisiológicas.
Hoje em dia é possível encontrar diferentes tipos de banheiros para gatos: no formato tradicional da caixa de areia, com cobertura, tecnologias anti odor e até mesmo com manutenção inteligente.
Neste artigo, você confere como oferecer a melhor opção de areia para o banheiro do seu gato, facilitando a limpeza e garantindo o bem-estar no dia a dia do animal.
Banheiro para gato aberto ou fechado: qual o melhor?
Quando o assunto é preferência por parte dos gatos, pesquisas não chegam a uma conclusão sobre eles gostarem mais de banheiros abertos ou fechados.
Para quem possui amplitude de espaço em casa, optar pela caixa de areia comum pode ser uma forma de deixar o animal mais livre. Por outro lado, o banheiro fechado reduz a circulação de odores, principalmente em espaços menores.
Independentemente do formato ou modelo, o banheiro para gato que melhor funciona é aquele que deixa o animal tranquilo para fazer o uso necessário e oferece praticidade na higienização por parte dos donos.
Entretanto, ainda é necessário considerar um fator indispensável nisso tudo: a areia sanitária para os gatos.
Tipos de areias para banheiro de gatos
Gatos costumam usar a areia do banheiro para cobrir seus dejetos. Esse é um hábito por instinto, o que os torna bem exigentes com a higiene do espaço se compararmos com cães, por exemplo. Conheça alguns dos principais tipos de areia para uso de gatos e saiba quais as vantagens oferecidas por cada uma.
Areia natural ou biodegradável
Fabricada com restos granulados de madeira de reflorestamento, matéria-prima reciclada, como papel, ou fontes renováveis, como:
- Palha;
- Mandioca;
- Milho;
- Areia natural ou biodegradável.
Após sua validade, ela pode ser descartada no vaso sanitário ou lixo comum e costuma ter boa aceitação por parte dos felinos.
Areia de argila
Um dos tipos mais convencionais, a areia de argila é aquela que se une em resíduos sólidos após a absorção do xixi do gato.
Embora tenha alta capacidade de neutralizar os odores normais do banheiro dos gatos, ela precisa ser trocada diariamente, o que exige uma manutenção constante por parte dos donos.
Areia de sílica
Por fim, a opção de sílica é para quem busca praticidade ou vai viajar por períodos que impedem a troca da areia no tempo necessário para manter a higiene ideal do banheiro dos gatos.
Deve ser considerada em função do custo-benefício e exige atenção para o uso de animais que costumam ingerir objetos com facilidade, pois o material pode ser tóxico para o organismo se ingerido.
Como higienizar a caixa de areia dos gatos
Tanto a caixa de areia quanto os banheiros inteligentes fechados precisam de higienização adequada. Primeiro, para evitar o surgimento de odores pelo ambiente e não atrair insetos como moscas e baratas e proliferação de bactérias.
Segundo, pois os gatos tendem a não usar o banheiro quando a areia está imprópria ou posicionada perto da área de comida, por exemplo.
Alguns tipos de areias exigem higienização diária, como a areia de argila, e alternativas como a de sílica mudam de cor quando a capacidade de absorção é atingida.
Evite acumular muitas camadas de areia, independentemente do tipo. O fundo do banheiro deve ser limpo com certa frequência, garantindo higiene tanto para o espaço quanto para o animal, evitando doenças.