Entre o final de março e o final de setembro, o Brasil experimenta gradativamente as mudanças de temperaturas causadas por duas estações: o outono e o inverno. Durante esse tempo, o vestuário cotidiano tende a mudar completamente.
Saem as regatas, shorts e peças de tecidos leves para entrarem em jogo itens como:
- Cardigãs;
- Botas;
- Casacos;
- Tecidos pesados;
- Tricôs.
Em se tratando das cores, teremos tons mais clássicos, percebidos tanto nas roupas como em acessórios, a exemplo da clássica bolsa preta, até algumas novidades mais alegres, como o lilás e o amarelo.
Para que você fique por dentro das principais tendências de moda outono-inverno, principalmente na hora de escolher a cor a ser usada, fizemos uma lista com todos os tons que podem e devem ser usados durante a temporada mais fria do ano. Confira a seguir.
Montando um look outono-inverno a partir das cores
O universo da moda está em constante movimento, de modo a inovar a cada temporada.
No caso das cores, existe uma marca responsável por elencar quais serão as tendências para cada estação. Trata-se da Pantone, uma empresa norte-americana que cria uma escala de cores específica para cada estação/ano.
A ideia é facilitar a vida da indústria têxtil, de acessórios e calçados de modo que haja uma padronização das tonalidades que estão em ascensão no mundo da moda.
Sendo assim, selecionamos algumas das principais tendências considerando a temporada de outono-inverno.
Cores
Abaixo, as principais cores desse período do ano e em seguida, suas tendências para essa temporada:
Preto
O preto é uma cor que pode ser usada de diferentes maneiras, já que é uma espécie de coringa no mundo da moda.
Durante a temporada de outono-inverno, ele pode aparecer, principalmente, em bolsas, jaquetas, casacos e, é claro, nos diversos modelos de botas e tênis.
Off white
Outra cor coringa é o off white, aquele tom de branco com aspecto mais suave e natural que se aproxima do bege.
Ele pode aparecer em um look monocromático ou ainda ser mesclado com outras cores, como preto, cinza e marrom. Um exemplo é a blusa off white com um cardigã cinza e uma calça preta.
Cinza
O cinza também entra no grupo das cores clássicas de outono, exatamente por se tratar de uma cor mais neutra e que pode ser misturada com mais facilidade.
Um vestido de tricô com gola alta cinza com uma bota de cano curto é uma combinação que cabe perfeitamente para os dias mais frios.
Marrom
Não poderíamos deixar de incluir na lista de cores clássicas o marrom, que pode ser usado tanto na tonalidade mais fechada quanto mais aberta (próximo a um tom de caramelo).
A cor pode aparecer na jaqueta ou no cardigã, nas botas, nas blusas de manga ou meia-manga e até mesmo nas bolsas.
Laranja
Em se tratando de novidade, temos o laranja. Na cartela da Pantone, trata-se do Red Orange, um laranja avermelhado que traz um pouco mais de energia e, ao mesmo tempo, espontaneidade aos looks de outono-inverno.
Ele pode aparecer tanto em looks com a mesma paleta de tons como em peças de destaque.
Lilás
Outra cor que continua com tudo nessa temporada de temperaturas mais baixas é o lilás, trazendo um certo frescor e delicadeza. No caso específico da cartela da Pantone, a cor vai aparecer com um toque de azul com o nome Persian Jewell.
Rosa avermelhado
Representado pela cor Rose Violet na cartela da Pantone, esse rosa avermelhado mescla elegância e energia em uma única tonalidade.
No batom usado ou até mesmo em peças como cardigã, blazer e calça de alfaiataria, o rosa avermelhado é uma ótima pedida.
Amarelo
O amarelo é uma cor naturalmente energética e que vem para incrementar as tonalidades terrosas e pastéis dos looks de outono-inverno.
Na paleta da Pantone, a cor é o High Visibility, em português “alta visibilidade”. Para sair da mesmice e trazer alegria ao look, aposte no amarelo.