Quality assurance: o que é e qual sua importância?

Você já ouviu falar de Quality Assurance? O consumidor atual é muito mais exigente do que em outros tempos. Ao comprar, o cliente espera ter uma boa experiência e que o produto atenda suas necessidades.

Quando a experiência não é satisfatória, 80% deles acabam indo comprar com a concorrência, é o que mostra a pesquisa do grupo Fifth Quadrant.

Para garantir que os clientes ficarão satisfeitos com os produtos do seu negócio, é preciso adotar uma estratégia de Quality Assurance (QA), conjunto de técnicas que consiste em controlar a qualidade e utilidade dos produtos.

O que é Quality Assurance? 

O Quality Assurance pode ser traduzido para o português como “garantia de qualidade”. É um conceito que reúne um conjunto de ações que visam garantir o controle de qualidade de produtos.

Com isso, o QA garante que o produto seja produzido e entregue em perfeito estado para o cliente. Para isso, os profissionais da área realizam uma série de testes de qualidade e buscam otimizar todo o processo de desenvolvimento do produto.

Por que adotar ações de QA na empresa? 

Os consumidores esperam que produtos resolvam seus problemas, atendendo às suas necessidades mais urgentes.

Com isso, adotar ações de QA é muito importante para garantir que o produto esteja em perfeito estado na entrega e possa ser utilizado da melhor maneira possível pelo cliente.

Vale ressaltar também que não estamos falando apenas de produtos físicos, mas também de produtos digitais.

Uma pesquisa das empresas de softwares Compuware mostra que 16% dos usuários não voltam a utilizar um aplicativo que não cause uma boa experiência. Outros 44% dizem que excluem a aplicação de imediato caso não consigam realizar a ação desejada.

Obviamente, o mesmo acontece com produtos físicos. Se o cliente recebe um produto com defeito ou que não atenda às suas necessidades, ele busca devolução, deixa o produto de lado e vai procurar outra opção nos concorrentes.

As consequências de má experiência vão muito além da rejeição ao produto, elas se espalham para a reputação da marca. Os clientes atuais têm bastante voz através das redes sociais, por isso podem causar crise e pôr em xeque a credibilidade de empresas.

Mas como colocar o QA em prática? Confira algumas ações que a sua empresa pode desenvolver abaixo:

  • Gerenciar fornecedores;
  • Capacitar os colaboradores responsáveis pela produção dos produtos;
  • Fazer uma análise de risco, avaliando os problemas podem acontecer;
  • Fazer testes de exploração, funcionalidades, regressão e outros;
  • Criar um banco de dados com histórico de testes e experiência do cliente.

Todas essas ações servem para implementar um processo de melhoria contínua dos produtos.

Quais são os benefícios do QA para negócios?

Desenvolver ações de QA podem trazer diversas vantagens para as empresas, aumentando a sua competitividade no mercado e melhorando a sua reputação com potenciais clientes.

Confira abaixo quais são os principais benefícios do Quality Assurance para negócios:

Processo de melhoria contínua

O QA é o ponto de partida para um processo de melhoria contínua. Isso ajuda a otimizar o processo de desenvolvimento de produção, diminuindo riscos e melhorando a performance dos aparelhos.

Diminui erros e custos de produção

Outro grande benefício é que as ações de QA são essenciais para identificar possíveis erros e problemas que podem acontecer com produtos. Dessa forma, torna-se possível prever problemas, diminuindo erros, retrabalho e otimizando os custos de produção.

Garante uma boa experiência para clientes

Esse é o principal benefício! O QA é um fator essencial para melhorar a experiência do cliente com produtos. Como já falamos no artigo, isso é fundamental para melhorar a reputação da marca, garantir mais vendas e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

O QA é um conceito essencial em qualquer empresa, independentemente de porte e segmento. Criar um processo de desenvolvimento de produtos assertivo e confiável é primordial para conquistar participação no mercado e valorizar o que a sua marca vende.