Existem muitas atividades que demandam a utilização dos chamados equipamentos de segurança, pois podem apresentar sérios riscos à integridade física dos colaboradores envolvidos. Dessa forma, é fundamental conhecer mais sobre esses itens e entender sua importância.
Afinal, as chances de quedas, acidentes e lesões em ambientes de trabalho inóspitos, como em alguns segmentos industriais e no caso das atividade desempenhadas em altura, podem ser grande e levar a situações até mesmo fatais.
No artigo a seguir, acompanhe mais informações sobre segurança do trabalho e saiba como alguns itens contribuem diretamente para a promoção de um desempenho mais preciso e de um ambiente muito mais seguro e otimizado, priorizando a vida e a saúde do trabalhador.
O que são os EPIs?
Um Equipamento de Proteção Individual, também chamado de epi, é um utensílio utilizado na realização de algum tipo de atividade que oferece riscos ao trabalhador.
Isso pode acontecer em diversos ambientes, como em alguns segmentos dentro das fábricas e indústrias e até mesmo na construção civil.
Existem, ainda, outros ambientes que demandam a utilização adequada dos EPIs, de modo que é importante entender como esses itens contribuem para a promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores.
Imagine trabalhar em alturas elevadas e ainda ter que dar o melhor de si para realizar sua tarefa com maestria. Isso não seria possível sem os equipamentos de proteção, pois o colaborador não se sentiria seguro para realizar um procedimento preciso,
Da mesma forma, em setores como o da indústria química, petroquímica e metalúrgica, o uso de vestes apropriadas, umas máscara de proteção e até mesmo uma Bota epi, é o que garante que a pele dos colaboradores não entrará em contato com substâncias inóspitas, sejam elas tóxicas, abrasivas, quentes, etc.
São muitas as funcionalidades do equipamentos utilizados nesses ambientes e é preciso, portanto, que o empregador forneça utensílios corretos, de qualidade, resistentes e conforme todas as obrigações legais com relação a esse tema.
Caso isso não seja feito, o colaborador pode requerer na Justiça ou mesmo denunciar o empreendimento em questão.
Tipos de proteção
Os equipamentos de segurança são voltados para a proteção de partes do corpo que podem acabar sendo afetadas pelo trabalho exercido.
No caso de pessoas que precisam lidar constantemente com o manuseio de peças abrasivas, por exemplo, o uso de luvas é fundamental.
Já as pessoas que trabalham em ambiente de construção ou mesmo outros locais que emitem sons com níveis de decibéis muito elevados, podendo prejudicar a sua audição, o uso dos protetores auriculares é o mais indicado.
Outros equipamentos que podem ser destacados são:
- Botas;
- Óculos;
- Cintas;
- Coletes;
- Capacetes.
Cada um deles tem como principal finalidade evitar lesões, acidentes e até mesmo quedas, como é o caso das cintas, que são presas de acordo com o mecanismo escolhido ao corpo do trabalhador que precisar ir até locais de difícil acesso para realizar seu trabalho.
Já os oculos de proteção são uma recomendação que não pode ser negligenciada, sendo encontrados na grande maioria dos segmentos que trabalham diretamente com o manuseio e substâncias inóspitas como produtos químicos, vapores tóxicos, gases nocivos, etc.
Geralmente, seu uso acompanha as máscara de proteção.
Versatilidade
Esses produtos podem ser personalizados de acordo com as preferências da empresa, mas todos devem ser confeccionados a partir de um rigoroso controle de qualidade, que oferece como base uma série de condições e determinações a serem seguidas tanto na produção dos itens quanto na utilização ideal pelo trabalhador.
A versatilidade, portanto, se expressa na variedade de cores, de modo que é possível encontrar tanto uma Bota de segurança preta quanto branca.
Geralmente, a primeira é empregada em ambientes como canteiros de obras, enquanto a segunda costuma ser vista em indústrias, açougues, supermercados, etc.
Além disso, simplesmente por uma questão convencionada, existem modelos disponíveis para homens e para mulheres, mas o molde é praticamente o mesmo e o que pode variar são algumas cores e tonalidade, o que fica a critério das empresas.
Tanto um Calçado de segurança feminino, quanto o masculino, portanto, devem oferecer o mesmo nível de resistência e possibilitam que a aderência ao solo seja feita da forma mais segura.
Assim, garantindo que o trabalhador ou a trabalhadora não caia, escorregue ou entre em contato com substâncias nocivas durante o seu trabalho.
O mais importante é sempre oferecer equipamentos de segurança novos, seguros e de qualidade. Assim, é possível fornecer condições ideais aos colaboradores, contar com um ciclo produtivo mais otimizado e cumprir a lei conforme as obrigações de segurança nos variados ambientes de trabalho.