Entenda a importância de usar técnicas de SEO para sua plataforma.

Investir em Marketing Digital visa conquistar os mecanismos de busca, o que é possível com o auxílio de técnicas de SEO.

Afinal, uma boa classificação aumenta o número de cliques gratuitos, resultando em muito mais visitantes para sites comerciais. 

No entanto, apenas estar na Internet não é suficiente para garantir que um site, seja uma loja online ou um  blog, esteja em primeiro lugar em um grande buscador. 

Isso só é possível investindo em estratégias específicas de melhoria de posicionamento, como um serviço de criação de landing pages Curitiba

O mundo dos negócios e do comércio está se movendo para um ambiente digital, aumentando a competição pela visibilidade online. 

Diante desse cenário, é importante que empreendedores ou líderes empresariais de qualquer porte ou formato entendam a importância do SEO para seu marketing digital. 

Sites e postagens podem ser otimizados e obter ótimos resultados. Eles são capazes de melhorar a experiência do usuário, aumentar o tráfego do site e influenciar no fortalecimento da marca por meio da autoridade. 

 O que é SEO? 

A abreviação SEO vem do termo inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como “otimização de mecanismos de busca”. 

É um conjunto de técnicas para sites, blogs e páginas da web alcançarem uma boa classificação em um grande buscador. 

A importância do SEO é que os rankings geram tráfego orgânico e autoridade para as empresas, independente do segmento em que atuam. 

SEO agora é imperativo para que as empresas como criação de conteúdo ganhe mais exposição no mundo digital, levando a mais oportunidades de negócios e, portanto, mais receita. 

Estudos mostram que a maioria absoluta das pessoas que pesquisam na Internet clicam apenas nos resultados exibidos na primeira página dos buscadores. 

Assim, ao melhorar o posicionamento e alcançar os primeiros resultados nos buscadores,  o tráfego orgânico do site aumenta significativamente, o que independe de investimentos em publicidade, o que aumenta a  visibilidade da empresa. 

Antes de entender os conceitos-chave das técnicas de SEO para aplicá-las em sites comerciais, no entanto, é importante entender os três tipos de buscas que ajudarão você a planejar sua estratégia.

Psicologia da busca: 3 tipos de busca 

A psicologia da busca é totalmente baseada no comportamento do usuário. Isso inclui suas necessidades, principais formas de buscar respostas, resultados esperados, entre outros. 

Basicamente, pode-se dizer que as pessoas procuram realizar um determinado desejo por meio da pesquisa, que pode se manifestar de diversas formas. 

Pensando nisso, as empresas que investem em estratégias de marketing digital devem tentar responder de forma objetiva a todas essas questões e preocupações. 

Quando os profissionais de marketing se colocam no lugar do usuário, eles devem tentar entender a intenção da pesquisa. Conhecendo o propósito, é possível produzir o conteúdo mais adequado para atrair o público. 

Existem três tipos de pesquisa: 

  1. Pesquisa ou pesquisa de navegação 

Isso é feito quando o usuário já sabe onde deseja pesquisar, mas não se lembra da URL inteira ou não deseja anotá-la. Um exemplo pode ser dado se uma pessoa estiver procurando instalação de interfone cujo nome ela já conhece. 

Nesse caso, ele provavelmente não mudará seu objetivo final porque já sabe o que está procurando. 

  1. Pesquisa ou busca de informações 

É uma busca normalmente feita para encontrar notícias, artigos, boletins ou outro conteúdo explicativo para esclarecer uma dúvida. 

Nesse caso, o usuário tenderá a analisar os resultados orgânicos buscando, por exemplo, “mini porta pallet usado” para encontrar aquele que melhor se adequa à sua dúvida ou necessidade. 

Neste momento, ranquear bem é essencial para que os usuários encontrem seu conteúdo. 

  1. Pesquisa de evento ou pesquisa 

A pesquisa de evento ocorre quando um usuário deseja executar uma ação e pesquisa, por exemplo, “Detector de Amônia“. 

Esta é uma pesquisa muito importante, especialmente para o comércio eletrônico. 

Compreender as principais maneiras pelas quais os usuários podem realizar pesquisas que podem ajudar sites ou blogs a implementar técnicas de SEO. 

Principalmente porque a psicologia de busca ajuda a entender as necessidades do público e facilita encontrar palavras-chave mais adequadas para a produção de conteúdo.

Melhores técnicas de SEO para melhorar a classificação 

Mais de 200 fatores de classificação afetam diretamente a classificação da sua página nos mecanismos de pesquisa, e o uso de palavras-chave relevantes para o conteúdo é essencial. 

Nesse sentido, a alta densidade é tão importante quanto a aplicação natural e informativa. 

No entanto, para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, é necessário otimizar o conteúdo dentro e fora da página, levando em consideração o máximo de fatores possível. 

Os fatores de página funcionam no site ou na própria página. Eles são necessários para que os buscadores entendam que o conteúdo está realmente relacionado aos termos que os usuários estão buscando. 

Destacam-se os fatores de página mais importantes: 

  •  Qualidade do conteúdo, que deve ser satisfatória; 
  •  A extensão do conteúdo corresponde exatamente ao assunto; 
  •  Título do conteúdo que deve gerar interesse; 
  •  Título SEO, um título atrativo para aparecer em um buscador; 
  •  URLs amigáveis ​​usando palavras-chave; 
  •  Tags de título, legendas para hierarquização de dados; 
  •  Uso correto de palavras-chave no conteúdo; 
  •  Tempo de espera na página; 
  •  Otimização de imagem para SEO usando palavras-chave; 
  •  Links internos, enriquecendo a experiência do usuário; 
  •  Investir em design responsivo para uma boa experiência em dispositivos móveis; 
  •  Redução do tempo de carregamento da página; 
  •  Crie uma meta descrição atraente e apropriada para atrair cliques; 
  •  Presença de botões de compartilhamento visíveis nas páginas. 

 Off Page 

Ao contrário do primeiro, os fatores off-page são externos ao site ou blog da empresa e estão relacionados à autoridade do endereço e como ele influenciou as pessoas. 

Quanto melhor o conteúdo, mais as pessoas irão referenciar e criar links para ele de alguma forma. 

Do ponto de vista dos buscadores, quanto mais sites externos se referem a postagens de, por exemplo, serviços de uma empresa locação de escavadeira com rompedor hidráulico, mais autoridade o site tem sobre o assunto, o que aumenta o ranking. 

Menções e compartilhamentos também atuam como sinais sociais da importância do site e refletem a classificação. Nesse sentido, os botões de compartilhamento são essenciais para aumentar o engajamento com a marca. 

Portanto, vale destacar os fatores de ranqueamento off-page: 

  •  link building, destacando o site como referência em outras páginas; 
  •  Autoridade de domínios ricos em conteúdo mais antigos; 
  •  Pesquise o local e a empresa por trás do site; 
  •  Engajamento e menções em redes sociais. 

Em geral, quanto mais popular o site de vendas de grama esmeralda se torna, maior a taxa de cliques para resultados orgânicos.

Planejamento e implementação de uma estratégia de SEO 

Para otimizar o conteúdo de um site ou blog, o planejamento e implementação de uma estratégia de SEO pode ser resumido nas seguintes etapas: 

 Etapa 1: Pesquisa de palavras-chave 

Encontre os termos mais usados ​​pelo público-alvo em pesquisas, é importante conhecer bem as personalidades da empresa e usar as ferramentas para encontrar as melhores oportunidades. 

Isso é feito por meio de técnicas dominadas por profissionais de marketing digital. 

Por exemplo, podemos usar factoring fomento mercantil, elas têm que encontrar combinações que façam sentido para o negócio e o conteúdo. 

Assim, o projeto fica mais fácil de ser encontrado nos buscadores. 

Passo 2: Analisando os resultados da palavra-chave selecionada 

Ao realizar uma pesquisa com as palavras-chave selecionadas, o profissional pode conhecer os principais concorrentes com base nas primeiras posições do ranking. 

O objetivo da análise é auxiliar no planejamento da produção de conteúdo. 

Passo 3: Análise dos Concorrentes 

Após avaliar os primeiros resultados da pesquisa, é hora de analisar o conteúdo dos concorrentes, com o objetivo de conhecer os pontos fortes e fracos das estratégias que utilizam. 

Passo 4: Análise Página 

Assim, o exemplo do site de uma empresa de mancais industriais requer uma análise profunda e robusta. 

O objetivo desta pesquisa é encontrar possíveis erros que podem prejudicar o ranqueamento de uma página pelos fatores mais importantes. 

 Passo 5: Análise de links 

Depois de analisar o conteúdo do site, o foco deve ser colocado nas mensagens de link, que devem ser de qualidade e quantidade suficientes. 

Pesquisar os links que seus concorrentes estão usando também pode ser útil nesse estágio. 

Etapa 6: Rastreamento e Rastreamento 

Uma parte importante da otimização de seu conteúdo para SEO é o rastreamento de suas postagens. O ideal é acompanhar postagens sobre armários de cozinha sob medida, por exemplo. 

Isso deve ser feito por meio de métricas que mostram os sucessos e fracassos das estratégias. 

Porém, a recomendação mais importante para o sucesso das atividades da é investir na contratação de profissionais qualificados e experientes para as estratégias de marketing digital. 

Com o conhecimento e experiência técnica de marketing da, eles podem ajudar empresas de todos os segmentos e tamanhos a alcançar resultados on-line superiores que refletem o crescimento dos negócios.