Soft skills, cada vez mais reconhecidas como importantes para o bom desempenho no trabalho, são características pessoais difíceis de definir e mensurar, principalmente se comparadas às habilidades técnicas conhecidas como hard skills.
Soft skills geralmente se referem à capacidade de se relacionar com as pessoas em um ambiente de trabalho, que também pode ser mais difícil de aprender.
Portanto, a capacidade de se relacionar com outras pessoas de maneira positiva e saudável costuma ser mais valorizada do que a educação especial.
Em geral, os empregadores em empresas de gerenciamento de obras, por exemplo, entendem que pode ser mais fácil para os funcionários aprender um novo idioma ou obter uma qualificação do que melhorar seu próprio comportamento.
A Importância das Soft Skills
Atualmente, a maioria dos jovens não dá a devida atenção à inteligência emocional no ambiente de trabalho, apesar de seu grande valor.
As habilidades desempenham um papel central no foco e na motivação de qualquer atividade e são essenciais para que as pessoas trabalhem juntas de forma produtiva nos processos de negócios.
São essas habilidades, qualidades e comportamentos que permitem que os funcionários ascendam a posições de liderança. Porque os relacionamentos exigem habilidades mais subjetivas.
Assim, a atitude dos recém-licenciados, inteligentes, ambiciosos, com boas competências técnicas, dedicados a uma carreira mas não desenvolvendo soft skills, não vai ajudar. Vestir de fato a camisa da empresa não basta, para promover um ambiente de negócios como sistema de controle de acesso requer perícia.
Qualificações ou mesmo QI podem garantir um emprego, mas a inteligência emocional garante uma promoção, cuja falta pode levar à demissão.
As soft skills mais valorizadas no ambiente empresarial
Desenvolver determinadas competências comportamentais pode agregar muito valor à sua carreira profissional, além de promover bem-estar geral e autoestima.
Ao desenvolvê-los e adicioná-los a currículos ou cartas de apresentação e destacá-los em entrevistas, os candidatos a emprego geralmente têm mais opções.
As soft skills mais valorizadas nos ambientes de trabalho e importantes para o futuro são:
- Comunicação real e eficaz;
- Pensamento criativo para desenvolver soluções rápidas e inovadoras;
- Resistência para se recuperar da adversidade;
- Empatia para compreender os colegas;
- Gestão para gerir grupos;
- Atitude ética e responsável no trabalho.
Comunicação
A comunicação envolve muito mais do que a linguagem. A verdadeira comunicação requer que as ideias sejam comunicadas e interpretadas de forma eficaz, transmitindo à outra pessoa exatamente o que está sendo dito.
A comunicação eficaz permite que uma pessoa fale com diferentes grupos-alvo e atinja determinados objetivos.
Além disso, inclui a capacidade de ouvir com atenção, escrever bem, entender o que é dito, saber se comportar de acordo com as situações e realizar tarefas que devem ser realizadas com tranquilidade em equipe.
A maioria das profissões exige alguma forma de interação com as pessoas, até mesmo os operadores de manutenção de sites, que têm uma necessidade mais técnica de interagir uns com os outros.
Pensamento criativo
É natural que algumas pessoas sejam mais criativas do que outras. No entanto, a maioria das profissões exige um nível especial de criatividade, o que pode ser um grande desafio para muitos, mas perfeito com a prática.
A criatividade costuma ser medida no ambiente de trabalho como a capacidade de apresentar soluções rápidas e inovadoras.
É uma habilidade mais ou menos exigida dependendo do departamento ou cargo do profissional, mas que pode fazer com que os candidatos se destaquem no competitivo mercado atual.
No mundo dos negócios, um funcionário com mente criativa pode agregar oportunidades e ideias únicas a várias crises. Fazer uma ação promocional eficaz é um exemplo de atividade que pode trazer muito lucro para as vendas e depende da criatividade do parceiro.
Resiliência
Em tempos de crise, característicos de todos os segmentos da vida empresarial, a flexibilidade talvez seja a soft skill mais importante.
É geralmente sobre a capacidade de se recuperar da adversidade. No entanto, a resiliência é mais do que força, é uma habilidade que requer maturidade psicológica, pois permite uma adaptação rápida às mudanças e tensões.
Além disso, é uma habilidade muito útil em qualquer mercado em que atua, pois permite aprender em momentos difíceis.
Imagine profissionais responsáveis pela venda, por exemplo, de uma consultoria digital. Se o mercado é contra o uso de inteligência artificial, o profissional persistente não desiste, tenta aprender com os erros e de alguma forma aprimorar as estratégias de vendas.
Obter flexibilidade não é fácil. A maioria das pessoas com essa habilidade já enfrentou desafios no mercado de trabalho ou na vida pessoal. Assim, a paciência também é a base para o desenvolvimento de outras soft skills.
Empatia
A empatia é importante em qualquer ambiente onde ocorra a comunicação interpessoal, sendo fundamental no espaço profissional, principalmente para gestores e líderes de equipes.
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de forma que seja possível compreender e quase sentir o que o outro está sentindo.
Na profissão, a empatia é especialmente útil na relação entre dirigentes e empregados, quando existe certa hierarquia. Nesses casos, saber se colocar no lugar do outro permite um diálogo mais aberto e uma gestão mais humana da equipe.
Por outro lado, esta é uma habilidade indispensável no relacionamento entre a empresa e os clientes, onde a empresa deve entender qual é exatamente a necessidade do consumidor de paleta mexicana preço atacado.
Ao considerar os principais pontos problemáticos do cliente, a empresa pode atuar de forma mais direcionada, com o objetivo de convencer o consumidor e acelerar o mercado.
Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do marketing de conteúdo, em que o processo de compra de coisas como um medidor de amônia pode começar com um artigo online sobre os benefícios de guardar coisas em casa.
Nesse exemplo, a empresa se coloca no lugar do cliente que tem problemas no setor e mostra possíveis soluções para o problema – inclusive o produto a ser vendido.
Gestão
Um profissional que adquire soft skills costuma ser um bom candidato ou empregado. No entanto, as habilidades de liderança permitem que um profissional se destaque ainda mais porque é uma combinação de todas as outras habilidades e mais algumas.
De modo geral, o gestor deve saber se comunicar bem, saber trabalhar em grupo, demonstrar empatia pelos funcionários, resolver problemas com criatividade, ter foco e não desistir dos objetivos.
Portanto, quem controla e gerencia a liderança está apto a liderar equipes onde os profissionais realmente assumem a responsabilidade que merecem. Bons líderes também sabem como explorar e extrair o melhor das pessoas.
O mercado precisa de líderes que não sejam apenas proativos, mas que saibam lidar da melhor forma com as situações infinitamente complexas que surgem no dia a dia.
Durante o recrutamento, mencionar a liderança em projetos de equipe, como procurar por um atestado de vistoria do corpo de bombeiros, pode aprimorar várias habilidades e destacar as habilidades de liderança de um profissional.
Ética
A ética não se aprende na educação, é uma soft skill que se aprende e se leva ao longo da vida.
Apesar da influência subjetiva, o comportamento ético é fortemente influenciado pela família, relacionamentos e convivência.
Ele também tem uma aplicação complexa, não é objetivo como uma placa dentro das empresas que diz “não fumar” ou outras normas do local de trabalho.
Em geral, o estudo da ética implica uma atitude perante o trabalho e o dever, que exige precisão e valores ideais. Além disso, a habilidade pode se perder no ambiente de trabalho devido às tensões da dinâmica laboral, competitividade e egoísmo.
Três formas de desenvolver soft skills
Depois de entender quais são as habilidades comportamentais mais valorizadas, o próximo passo é se comprometer a desenvolvê-las o máximo possível com autoconhecimento e autoconfiança.
As dicas para desenvolver ou fortalecer soft skills são:
Aprenda a se auto regular
Ao entender e aprender a controlar suas emoções, você pode se recuperar mais rapidamente de qualquer estresse. Quando surge um sentimento forte, o conselho é estar atento a ele, nomeá-lo e deixá-lo fluir, evitando reações imediatas.
Essa técnica ajuda você a se concentrar mais e mantém seu corpo relaxado, mas alerta. Nesse sentido, praticar a meditação pode ser bastante benéfico, pois ajuda o cérebro a aprender a processar as emoções.
Aprenda a gerir o seu tempo
A gestão calma e paciente do tempo é essencial quando as coisas parecem desaparecer. Quando isso acontecer, o ideal é se questionar sobre o melhor curso de ação e comunicar a decisão de forma livre e educada ao restante da equipe sonorização de ambientes.
Crie uma cultura de feedback
O feedback é essencial para a adaptação ao mercado de trabalho, pois é uma forma clara de mostrar o que está certo e o que precisa ser melhorado.
Uma ideia para desenvolver soft skills é pedir a amigos, colegas, professores e até familiares uma avaliação de suas habilidades pessoais e sugestões para melhorá-las.
Principalmente se as pessoas conhecerem bem o lado profissional e pessoal, as respostas podem ser usadas para se conhecer e se aprimorar.