O final do ano já chegou e isso significa muito para o mercado, afinal, agora é o momento em que o cenário econômico é altamente movimentado, seja com a compra de um presente para um familiar ou com aquisição de uma roupa nova para as festas de fim de ano.
É comum que nesse período o consumo seja intensificado, ainda mais devido a tantas propostas atrativas. No entanto, é preciso que as empresas busquem por estratégias que consigam atrair o seu perfil público e aproveitar esse cenário tão benéfico para as vendas.
A Black Friday, por exemplo, que esse ano aconteceu no final do mês de novembro, também trata-se de um momento ao qual as vendas estão em evidência. No entanto, essa edição não teve uma alta performance comparado às anteriores. Tudo indica que o consumidor está mais criterioso e com receio de gastar.
Desse modo, entendemos que não basta apenas contar com um período propício para conseguir aumentar as vendas do seu negócio, mas também o uso de estratégias certas e condizentes com o seu modelo de negócio.
Portanto, para trazer mais sucesso na escolha de quais estratégias usar, separamos as principais para que você possa colocar em prática nessas festas. Continue acompanhando para saber mais!
Afinal, com quais estratégias contar?
Conforme mencionado acima, separamos as principais ações que estão em alta e que vão ajudar o seu negócio a movimentar as vendas durante as festas de final de ano. Confira a seguir:
Call to Action
O famoso CTA é uma das ações mais comuns e indispensáveis de um planejamento de Marketing, Essa estratégia se torna ainda mais efetiva quando atribuída a um Email, afinal, através disso, é possível direcionar leads para uma outra página por meio da inclusão dos CTA ‘s.
Desse modo, eles se tornam ainda mais relevantes quando a página de redirecionamento dá ênfase ao processo de vendas da sua empresa, podendo direcionar para uma landing page ou para o E Commerce do seu negócio, por exemplo.
2. Email Marketing
Além de conseguir maior segmentação da base de contatos, essa estratégia proporciona um rol significativo no quesito de atração de leads, principalmente quando contém um material rico e condições exclusivas para chamar a atenção dos leads.
No caso, costuma ser uma estratégia assertiva e isso se potencializa ainda mais quando o processo de segmentação de base é realizado, tornando essa ação com um alto índice de conversão.
3. Envio de SMS
Sem dúvidas, as mensagens automáticas são uma ótima solução para estimular as vendas nessas festas. Afinal, além do baixo custo de investimento, essa estratégia é reconhecida por sua alta taxa de abertura. Isso significa que a maioria das pessoas que recebem um SMS visualizam o conteúdo contido.
Devido a essas vantagens, essa ação tornou-se cada vez mais comum e utilizada pelas empresas. De modo geral, é muito comum receber promoções, condições especiais, recados e muito mais através de mensagens, o que dá mais ênfase e, consequentemente, mais resultados para muitos segmentos atuantes.
4. E Commerce
Uma das formas de garantir presença sem necessariamente ter um espaço físico é, sem dúvidas, através das páginas de venda online. Esse segmento tem uma forte tendência de crescimento, pois é possível ter um alcance maior de clientes contando com a divulgação dos seus produtos ou serviços em uma plataforma online.
Cada vez mais, é comum que as empresas invistam em tecnologias a fim de aprimorar o seu site e com isso aumentar as oportunidades de vendas para o final deste ano. Um exemplo disso é o chatbot disponível a fim de prestar um atendimento em tempo real com respostas prontas.
Coloque em prática e garanta suas vendas!
Como vimos, existem diferentes estratégias que podem ser colocadas em prática com o intuito de estimular o processo de vendas através da atração de leads. Para isso, é preciso pensar em soluções que vão de encontro com as expectativas e necessidades do seu público.
Agora que você já conhece algumas das estratégias, que tal identificar qual mais faz sentido de acordo com o seu modelo de negócio?
Vale destacar que se você deseja montar um plano de ação mais abrangente, é possível juntar algumas delas a fim de aumentar as oportunidades e conseguir mais resultados. No caso, essa definição deve ser feita de acordo com as particularidades de cada segmento e nicho de atuação.