Copywriting: Como começar a trabalhar nessa área?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Copywriting, que é uma área que vem crescendo bastante nos últimos anos no Brasil.

 

Inúmeras pessoas acabam fazendo uma movimentação para essa área, devido a flexibilidade e facilidade de se aprender e a começar as primeiras experiências.

 

Copywriters com alguns anos de trabalho na área, e com cases de vendas reais, são demandados por algumas empresas que vendem online, que chegam a pagar altos salários e comissões – igual ocorre com vendedores.

 

Já que algumas pessoas se perguntam “como começar a trabalhar com Copywriting” e também como aprender a criar copys e headlines para seus negócios, resolvemos tirar algumas dessas dúvidas nesse pequeno texto de hoje.

 

Mas antes de mais nada, uma explicação bem rápida para você.

Afinal, o que é Copywriting?

 

O Copywriting se trata de criar textos persuasivos que levam o leitor ou usuário a uma jornada de compra. 

 

Diferente da redação publicitária e da área de social media, onde o intuito é atrair as pessoas e entreter elas, o Copywriter é um profissional que cria textos que converte leitores e usuários em clientes de uma empresa.

 

Os maiores talentos e habilidades desse profissional se deve ao fato dele entender muito bem para quem está escrevendo, o que acaba exigindo que essa pessoa estude coisas como comportamento humano e neuromarketing.

 

Os maiores Copywriters do mundo são responsáveis por criar e-mails e “cartas de vendas” matadoras, que venderam milhões de reais (ou de dólares!), tudo graças ao conhecimento deles sobre comportamento de usuários e de pessoas em geral.

Como posso me tornar um Copywriter?

Como você já deve saber, não há uma faculdade ou formação exata para ser um Copywriter.

 

O melhor caminho para iniciar uma possível carreira é por meio de cursos livres, ou temas relacionados à escrita e a Marketing Digital.

 

O ideal é que a pessoa comece aos poucos e pegue experiência, ainda mais por ser uma área relativamente fácil de fazer trabalho freelancing.

 

Para redatores e pessoas acostumadas a trabalharem com técnicas de e-mail marketing e coisas do tipo, a transição pode ser bem mais fácil, ainda assim, não é uma obrigação ter esse tipo de conhecimento prévio.

 

Obviamente, sem saber nada sobre remuneração e vantagens de trabalhar com textos e criação de scripts (vídeos no Youtube exigem isso, sabia?), você não teria nenhum motivo para se interessar por Copywriting.

 

Por isso, agora vamos falar um pouco de quanto se ganha nessa profissão.

Quanto ganha quem trabalha com Copywriting?

 

Pessoas iniciantes na área podem conseguir ganhar de 3 a 5 mil reais fixo por mês, normalmente com contratos PJ ou serviços sob demanda (projetos temporários).

 

Um Copywriter Sênior pode conseguir salários de 5 a 10 mil reais fixo, e podem trabalhar em grandes empresas pelo mundo afora (desde que fale outros idiomas).

 

Aqueles que ganham melhor, normalmente, são aqueles que possuem renda variável por comissão. Isto é, são copywriters que trabalham junto a lançadores de produtos digitais (infoprodutos).

 

Uma das maiores vantagens de trabalhar com esse tema em específico é que você pode estar vindo de qualquer área, uma vez que não há uma “forte barreira” de entrada para interessados no mundo do Copywriting (o que não seria verdade em T.I ou engenharia, por exemplo).

 

Por isso podemos ver no Linkedin pessoas de diversos mercados e origens sendo reconhecidos como grandes redatores e copys, uma vez que se identificaram com a escrita e com técnicas persuasivas na internet. 

 

Mas já que você ou qualquer um pode migrar para essa área, então o que é esperado por parte desses profissionais?

Descobrindo a dor da sua audiência

 

Uma das coisas mais fantásticas de trabalhar com criação de conteúdo e vendas online é que você tem que pesquisar e ler sobre muita coisa.

 

Nisso, você acaba se interessando pelas pessoas, principalmente sua audiência – que são aqueles que querem ler ou saber mais sobre o que você oferece.

 

Seu talento estará em conhecer ou em descobrir as dores do seu cliente – ou da empresa em que eles estão trabalhando. Sem isso, as chances de vender e de capturar a atenção das pessoas será muito baixa, e seu texto não será tão persuasivo como era prometido.

 

Esteja armado com os Gatilhos Mentais

 

Eu não poderia terminar esse texto sem falar dos gatilhos mentais, amplamente usados pelos Copywriters. 

 

Você já ouvir falar deles?

 

Eles fazem parte de técnicas de vendas e de persuasão que afetam vieses cognitivos das pessoas, que são fatores psicológicos (ou neurológicos, se preferir) que todo ser humano possui, em maior ou menor proporção.

 

É por causa desses gatilhos que fazemos compras por impulso, ficamos ansiosos com novidades ou temos medo de perder uma oportunidade de compra/venda.

 

Os principais gatilhos mentais são:

 

  • Escassez;
  • Autoridade;
  • Novidade (como mencionei já no texto);
  • Urgência;
  • Prova social

 

Além desses principais, temos também questões como a “aversão à perda” e o gatilho da antecipação, que são muito utilizados no Brasil (aí fica a dica do livro “Marketing Tupiniquim”, que sai em 2023 em!).

 

Conclusão

 

Esse texto de hoje foi apenas para instigar um pouco sua curiosidade sobre o Copywriting, que pode ser sua futura área de interesse.

 

Recomendamos que você faça algum curso sobre o assunto, e que pratique escrevendo e criando copys para redes sociais e mídia paga se quiser realmente trabalhar nessa área.

 

Se não quiser abandonar sua área ou carreira, é possível adotar boas práticas de copy para usar naquilo que você já faz, como campanhas de e-mail, prospecção de clientes, e claro, copys para apresentações e propostas que são usadas em sua empresa – até em PPT pode ter Copywriting!

 

O artigo de hoje foi feito pelos nossos amigos da Growth Lovers, especializados em assuntos de Marketing Digital, e entre eles, Copywriting.