O mercado de trabalho vem se modificando ao longo dos anos, isso se deu por inúmeras mudanças na sociedade.
Essas mudanças afetam diretamente tanto o mercado consumidor quanto o mercado de trabalho, já que ambos estão profundamente interligados.
Mas você sabia que essas modificações não se restringem somente aos jovens? Pois é, os idosos também entraram e continuam entrando cada vez mais no mercado de trabalho.
Isso se deu a partir de uma série de fatores que vêm acontecendo ao longo dos anos e que muitas vezes não são percebidas diretamente.
Como por exemplo, o crescimento populacional de idosos, a alta demanda de produtos para essa faixa etária,a necessidade de adaptação do meio para atendê-los, etc.
Veja a seguir um pouco mais sobre este assunto.
Aumento de Idosos
Hoje em dia, na sociedade atual nota-se um aumento significativo de idosos nas cidades no mundo inteiro.
Este fato pode ser notado analisando um estudo chamado pirâmide etária, onde mostra, dentre outras coisas, a expectativa de vida dos cidadãos
Estudos mostram que ao longo dos anos uma alta significativa de idosos foi registrada, ou seja, a expectativa de vida da população aumentou
Com isso, novas políticas devem ser implantadas para atender a alta demanda deste grupo em ascensão
Um exemplo recente de política pública tomada no meio econômico em decorrência do aumento de idosos foi a polêmica reforma da previdência.
Onde a idade para o direito de aposentadoria foi modificada. Essa foi uma manobra política para não causar uma sobrecarga no sistema de aposentadorias
Porém, muitos tiveram a necessidade de seguir trabalhando em seus postos de trabalho e muitos outros precisaram procurar novos.
Postos de Trabalho para Idosos
Existem até mesmo leis para incentivar a contratação de idosos em empresas, como é o caso da PL 4.890/2019 (Fonte: Agência Senado), onde a empresa recebe incentivos fiscais para a contratação de pessoas iguais ou acima de 60 anos.
Ou seja, já não é de hoje que os órgãos públicos se preocupam com a colocação de idosos na sociedade.
Hoje em dia a visão de idosos em casas de repouso já não é mais tão solidificada como antigamente.
Nos dias atuais em decorrência da alta desta faixa etária na sociedade, há uma grande preocupaçãona adesão destes cidadãos aos cargos de trabalho.
Este fato também se dá a diminuição de jovens adultos ao longo dos anos, já que a taxa de natalidade também registrou queda.
Portanto, a necessidade de buscar novas possibilidades é necessária para além do meio humanitário.
Além disso, com o aumento de idosos na sociedade, muda-se também o mercado consumidor.
Mercado Consumidor para idosos
O mercado consumidor também sofreu uma grande mudança com o aumento de idosos nas sociedades.
Assim, produtos e linguagens precisam ser explorados para que cheguem e chamem este público para os produtos ofertados.
E que linguagem melhor do que a sua própria? Você já reparou no aumento de idosos fazendo propagandas em lojas, marcas de roupas, propagandas de televisão e rádio?
Pois é, esta é uma manobra para chamar a atenção deste público por meio da representatividade.
Essa tentativa de chamar a atenção de grupos utilizando os seus próprios membros é cada vez mais comum e valorizada.
Produtos próprios para esta faixa etária também estão sendo cada vez mais produzidos, como é o fato de smartphones e computadores.