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Como otimizar as vendas com ferramentas tecnológicas?

As vendas são um elemento de sobrevivência para todas as empresas. São elas que garantem a operacionalidade, capital de giro e lucro, além de abrirem oportunidades de crescimento quando estão em alta.

Sabendo disso, as empresas tentam alavancar as vendas para maximizar os resultados. No entanto, é preciso entender como impulsioná-las adequadamente para evitar gastos excessivos e que possam desbalancear a saúde financeira do negócio.

É comum ver organizações investindo em ofertas temporárias, como promoções de eletrônicos, móveis, acessórios esportivos e períodos gratuitos de prestação de serviço como uma forma de aumentar o número de vendas em um determinado período.

Apesar de serem estratégias efetivas, possuem um risco elevado de investimento sem o retorno esperado.

Isto porque a melhor maneira de aumentar a receita com gastos controlados é apostar no aumento de produtividade e na assertividade das ações de marketing.

Hoje, existem diversas ferramentas tecnológicas que potencializam os fluxos operacionais e otimizam as estratégias de marketing, entregando fluidez nos processos e aumentando a assertividade das ações de promoção da marca e seus produtos.

Para você começar a introduzir a tecnologia com o objetivo de otimizar as vendas, separamos 3 soluções que vão te ajudar nos resultados e crescimento do seu negócio.

1- Customer Relationship Management (CRM)

Sem clientes, as vendas não existem, por isso não podemos começar com outra solução tecnológica que não seja o CRM (em português, gerenciamento do relacionamento com o cliente).

Essa ferramenta tem o potencial de registrar todas as interações da empresa com seus clientes. Assim, é formado um histórico preciso de cada consumidor, com suas características, produtos adquiridos, reclamações e quaisquer outros tipos de interação.

Com este histórico os gestores conseguem identificar rapidamente o perfil de cada cliente. Assim é possível desenvolver estratégias mais assertivas, com ofertas personalizadas e com foco na experiência de cada consumidor.

Resultado: mais chances de conversão e mais clientes fidelizados.

2- Ferramentas de suporte de marketing digital

Ter um funil de vendas bem definido é fundamental para coordenar as conversões e garantir a eficácia das estratégias de marketing digital.

Afinal, cada cliente está numa etapa específica de seu processo de compras e as abordagens devem ser de acordo com o estágio deles no funil.

Atualmente existe uma série de ferramentas que permitem a automação dos processos envolvidos nas estratégias de marketing.

Com elas você pode gerenciar as ações de marketing de conteúdo para que elas atendam as expectativas dos consumidores e sejam realizadas coordenadamente nos diversos canais de comunicação, como sites, blogs e redes sociais.

Além disso, existem soluções também para as estratégias de e-mail marketing, que permitem a segmentação dos consumidores de acordo com o estágio deles no funil e o disparo automático e estratégico de e-mails.

Assim você pode guiar seus clientes para que avancem no funil de vendas.

3- Gestão guiada por dados

Também conhecida como gestão data driven, trata-se de uma estratégia que utiliza um conjunto de tecnologias para coletar, processar e avaliar dados a fim de transformá-los em insumos para insights e tomada de decisão.

Desta forma, todas as decisões do negócio, inclusive as ações de impulsionamento de vendas, são orientadas por dados qualificados que alimentam os indicadores e possibilitam a construção de métricas tangíveis.

Assim, as decisões deixam de ser baseadas na intuição, passando a ser sustentadas por informações realistas sobre o comportamento de consumo, expectativas e necessidades dos clientes, além das tendências momentâneas do mercado.

Com este conjunto de ferramentas e informações confiáveis do cenário como um todo, as empresas conseguem:

  • Realizar uma segmentação adequada de seus clientes;
  • Personalizar suas ofertas;
  • Melhorar a experiência do consumidor com conteúdos mais relevantes;
  • Alinhar com as características da persona.

Isso sobre o negócio e do estágio em que ela se encontra no funil de vendas. Além disso, uma gestão data driven opera sob testes A/B contínuos, o que permite ajuste nos produtos, nas operações e nas estratégias de marketing.

Pronto! Com essas três ferramentas tecnológicas você provavelmente vai conseguir trazer a transformação digital para dentro de sua empresa. E então, tudo certo para começar a inovar?