Projeto elétrico: a simples tomada que você carrega no seu celular ou mesmo o interruptor de energia para ligar e desligar a lâmpada, são peças básicas e úteis no dia a dia.
No entanto, você sabia que, para essas peças funcionarem, é preciso que haja um grande planejamento elétrico para todo o ambiente?
Sim! Não basta simplesmente colocar uma lâmpada em qualquer lugar ou mesmo uma tomada onde você acha que ela tem que estar.
É preciso entender as voltagens, tipos de fios e necessidades de performance do ambiente para, desta forma, comprar os produtos certos e instalá-los corretamente.
O mesmo vale para a montagem de painéis elétricos e outros tipos de serviços referentes a energia. Por isso, é fundamental ter algo chamado de “projeto elétrico”, desenvolvido especialmente para as necessidades daquele espaço.
A seguir, saiba mais sobre o tema.
O que é um projeto elétrico
Antes de mais nada, é preciso entender o que é um projeto elétrico. E basicamente, trata-se de um tipo de projeto voltado exatamente para uma instalação limpa, segura e eficiente de todos os cabos, interruptores, disjuntores e painéis elétricos.
O projeto elétrico está para o eletricista como a planta baixa está para um engenheiro. Isto é, trata-se de um tipo de planta baixa do sistema de energia do ambiente.
E isso é ótimo, já que o projeto é como se fosse um guia prático passo a passo de onde cada fio tem que ir, por exemplo. Gera segurança e previne acidentes por quem está usando a rede elétrica.
Como o projeto elétrico funciona
O projeto funciona de maneira muito semelhante a uma planta baixa para um engenheiro.
O eletricista sabe, através do projeto elétrico, onde cada fio tem que ir, quais voltagens utilizar, onde instalar disjuntores e muito mais.
Tudo isso gera a segurança que o usuário precisa para utilizar o sistema elétrico.
E também, gera segurança para a estrutura e equipamentos, já que a energia será adequada para o uso, sem queimas ou curtos-circuitos.