As vendas online cresceram exponencialmente durante a pandemia e até pessoas que nunca haviam feito uma compra pela internet se renderam às facilidades que esse tipo de recurso nos dá!
Com essa demanda crescente, muitas empresas que ainda não vendiam pela internet passaram a considerar essa possibilidade para aumentar as vendas e ampliar a divulgação de suas marcas.
Até algum tempo atrás, as vendas online eram comuns para empresas que vendiam apenas produtos físicos. A prova disso é o sucesso que grandes marcas que atuam no formato marketplace tem, como as que fazem parte do Grupo B2W, por exemplo.
Mas, a pandemia fez com que empresas de serviços percebessem que há espaço no ambiente digital para elas também! Com algumas mudanças em suas regras de negócio e adaptações para oferecerem seus serviços, muitas empresas conseguiram se manter durante o período crítico e hoje não veem a possibilidade de deixar de vender online! Muitas delas, inclusive, viram suas vendas online superarem as vendas in loco.
A forma mais prática de se fazer isso é através da venda antecipada de ingressos, vouchers e reservas que, posteriormente, poderão ser trocados pelos serviços.
Muitas empresas de grande porte já fazem isso, mas empresas menores também podem se beneficiar desse formato de venda de forma simples e descomplicada.
Mas, como realizar vendas online?
Existem algumas formas de iniciar as vendas online e é muito comum que as empresas iniciem isso de forma “amadora”, mas, não é o recomendável.
Vender online apenas pelas redes sociais ou via atendimento no WhatsApp é uma forma pouco prática de realizar as vendas, pois é difícil controlar os processos de compra, os pagamentos e, principalmente, escalar seu negócio.
A dica aqui é investir em plataformas de e-commerce para vendas de ingressos, vouchers e reservas desenvolvidas especialmente para empresas de serviços. Sim, elas existem!
A grande diferença delas para os e-commerces “tradicionais” é que nesse primeiro caso, as plataformas são flexíveis e podem se adaptar ao seu modelo de negócio de forma prática.
Isso porque, as plataformas desenvolvidas especialmente para empresas de serviços já vem com configurações dedicadas a empresas que atuam com disponibilidade, por exemplo, diferente de empresas que vendem produtos físicos que atuam principalmente com controle de estoque físico.
Entendeu a principal diferença?
Com uma plataforma de e-commerce que vende ingressos e vouchers, é possível controlar suas vendas online de forma automatizada.
Esses sistemas contam com recursos como:
– disponibilidade: onde é possível cadastrar, por exemplo, os dias e horários que os clientes poderão usufruir dos serviços;
– flutuação tarifária: comum em empresas que atuam com alta e baixa temporada e alteram seus valores de acordo com a demanda;
– motor de reservas: um recurso onde o cliente consegue “agendar” o dia/horário ou período que deseja usufruir do serviço de forma independente.
Além de outros recursos também interessantes.
Vender ingressos e vouchers pela internet usando plataformas desse tipo é bastante simples, pois normalmente, elas são intuitivas e muito fáceis de operar.
O benefício das vendas antecipadas!
Apostando nas vendas de ingressos e vouchers pela internet, sua empresa estará se beneficiando das vendas antecipadas, afinal, o processo de compra se dará com o pagamento do ingresso ou voucher e, posteriormente, a execução do serviço, certo?!
Sendo assim, sua empresa receberá o valor da venda antes mesmo de executar/oferecer o serviço.
Com isso, fica muito mais fácil também ter previsibilidade sobre as vendas, o que ajudará sua empresa a controlar os insumos e organizar melhor sua equipe para atender a demanda de forma adequada.
As vendas antecipadas também ajudam a evitar excesso de demanda em dias específicos ou falta de clientes em outros, pois será possível ver antecipadamente quantos ingressos foram vendidos em cada dia e promover ações que permitam melhorar a fluidez de suas vendas.
Este é um ponto interessante, pois essas análises darão mais assertividade para suas ações de marketing, já que você saberá exatamente os pontos de atenção e poderá definir melhor os investimentos e estratégias que ajudarão a vender mais nos dias que precisa.
Acredite! Vender ingressos, vouchers e reservas pela internet de forma antecipada tem muitos outros benefícios e, com certeza, o principal é o aumento da sua receita. Aposte nisso!
Este conteúdo foi criado originalmente pela Planne – a plataforma de ecommerce das experiências.