Começar uma empresa já é difícil e gerenciá-lo é ainda mais. É preciso fazer uma gestão detalhada dos fundos e atualizar constantemente o plano de negócios, antecipando situações financeiras, taxas de lucro, rentabilidade e perdas.
Ou seja, aumentar os lucros de uma empresa não depende apenas de questões de vendas e marketing, mas também de uma boa gestão. Muitas pessoas acreditam que os lucros vêm de mais dinheiro entrando no negócio. Sim, é um dos drivers de rentabilidade;
No entanto, o fluxo de caixa também deve ser considerado como outro índice igualmente importante. Portanto, é ideal manter um fluxo de caixa positivo, reduzindo custos operacionais e otimizando o trabalho para alcançar resultados positivos.
Ao mesmo tempo, há muita confusão entre lucro e ganho. Este último se refere ao total de vendas da empresa no período determinado. Ou seja, a receita está relacionada ao crescimento das vendas, quanto maior o volume de vendas, maior a receita.
O lucro leva em conta tudo o que uma empresa vende, bem como custos e despesas. E é aí que reside o verdadeiro lucro da empresa.
Imagine uma empresa de plantas ornamentais, onde faturamento se refere à quantidade de serviços que ela presta em um determinado período de tempo.
Por exemplo, para serviços no valor de R$ 500.000,00, o faturamento foi de R$ 500.000,00. No entanto, o lucro está no valor de líquido, deduzido dos custos e despesas com pessoal, equipamentos e recursos.
Imagine que o gerente tivesse que contratar uma manutenção elétrica em condomínios por R$ 2.000. Considerando o lucro, deve-se utilizar a seguinte fórmula: R$ 500.000,00 – R$ 2.000,00 – outros custos = lucro. Assim, a gestão competente se baseia no aumento dos lucros, não das receitas.
Mas como aumentar o lucro da empresa?
Observando as diferenças entre lucro e faturamento, percebe-se a necessidade de implementar estratégias para reduzir custos e manter um fluxo de caixa positivo como forma de aumentar os lucros de uma empresa.
Abaixo estão algumas dicas que podem te ajudar nessas etapas e garantir o sucesso do seu projeto.
Gerencie bem os custos
Embora pareça óbvio, a gestão de custos garante a lucratividade da empresa. Por isso é importante rever os gastos mensais e propor uma redução gradual.
Um bom exemplo diz respeito à economia de energia. As lâmpadas fluorescentes costumam consumir mais eletricidade, nesse sentido é uma boa solução mudar para uma luminária comercial led, que é um modelo mais barato, mais durável e com baixo consumo de energia.
Dessa forma, a conta de energia cai e, consequentemente, os custos são reduzidos. Vale ressaltar que somente controlando constantemente os custos da empresa é possível identificar as maiores concentrações de custos e desenvolver estratégias.
Portanto, é recomendável utilizar uma tabela com todos os custos ou utilizar outras ferramentas de gestão que ajudem a melhorar a análise e visualização dos custos para melhorar a gestão.
Realizar manutenção periódica de equipamentos e máquinas
As empresas que utilizam equipamentos e máquinas devem ficar atentas aos tempos de manutenção preventiva. A princípio pode parecer um custo adicional, mas a longo prazo você perceberá a importância do serviço. A manutenção preventiva é importante para:
- Evitar o desgaste prematuro dos equipamentos;
- Reduzir custos trocando máquinas;
- Para prolongar a vida útil das máquinas;
- Evitar paradas de produção por falhas mecânicas;
- Melhorar a qualidade da produção;
- Evitar acidentes com máquinas e equipamentos.
É importante dizer que a manutenção preventiva é realizada em todos os tipos de equipamentos, inclusive aqueles não diretamente relacionados à produção.
Portanto, recomenda-se implementar suporte técnico, por exemplo para chuveiro de emergência lava olhos, geradores, elevadores, painéis elétricos, entre outros.
Investir em Tecnologia
Os avanços na tecnologia têm permitido a muitos negócios prosperarem pela praticidade, substituição de mão de obra, produção em massa e aumento significativo na qualidade dos produtos e/ou serviços.
Até então, as melhorias tecnológicas trazem lucros para as empresas, permitindo que elas invistam em equipamentos e ferramentas de automação de última geração.
O resultado é visível: empresas com tecnologia se destacam no mercado com grandes vantagens competitivas e maior lucratividade. Portanto, substituir máquinas antigas por novas não é necessariamente um custo adicional, mas uma oportunidade de obter lucro.
Trata-se de um avanço tecnológico que é um bom investimento, pois evita perdas e paralisações por falhas.
Podendo até mesmo alugar equipamentos para construção civil, dessa maneira não necessitando a troca e nem precisa se preocupar com a desvalorização do equipamento ou a defasagem.
Segurança em primeiro lugar
A segurança é um dos pontos mais importantes para melhorar a rentabilidade da empresa. Imagine o seu negócio sendo roubado não só de dinheiro, mas também de máquinas, equipamentos e produtos? A perda é grande!
Por isso nunca é demais investir em segurança, como um monitoramento remoto de câmeras para afastar ladrões e bandidos. Além de reduzir o risco de roubo, além da proteção dos funcionários e o próprio negócio.
Além do monitoramento, é importante o controle de entradas e saídas. O portão basculante é um excelente recurso nesse sentido, pois é automatizado e permite a entrada apenas de pessoas devidamente credenciadas.
Preste atenção ao atendimento ao cliente
Toda empresa deve prestar um bom atendimento ao cliente. Pode parecer uma prática comum, mas alguém que não tenha uma boa experiência de atendimento ao cliente normalmente não retornará ao seu negócio, exceto para promover publicidade negativa.
Portanto, é necessário implementar programas de treinamento para funcionários e parceiros, principalmente aqueles que lidam diretamente com o público. Prefira a comunicação não violenta, encante o cliente e direcione os colaboradores para a ética e o respeito.
Marketing e publicidade como aliados do resultado da empresa
Além das dicas citadas acima, investir em publicidade e marketing é uma boa forma de melhorar a rentabilidade.
Hoje, com o desenvolvimento da Internet e das redes sociais, é possível reduzir significativamente o custo dessas atividades, pois muitas estratégias podem ser comunicadas online de forma muito mais barata do que os meios tradicionais (jornais, revistas, televisão e rádio).
O segredo é saber equilibrar o marketing digital com outras estratégias publicitárias que não podem ser ignoradas, como mobile promocional, que produzem excelentes resultados. Outras estratégias de marketing incluem:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de anunciar em plataformas digitais. A ideia é fornecer informações relevantes aos potenciais clientes, mesmo que não sejam oferecidos produtos e/ou serviços.
Dessa forma, o público se sente protegido por ter recebido conteúdo gratuito da empresa pela internet, o que aumenta as possibilidades de compra e venda.
Vale lembrar que a internet permite realizar marketing de conteúdo em diversos formatos, ou seja, vídeo, texto, imagem, infográfico, entre outros.
Isso aumenta ainda mais o envolvimento do público e também oferece várias oportunidades de divulgação para as empresas.
Programas de Fidelidade
A criação de programas de fidelidade também se aplica ao marketing digital. As campanhas podem ser implementadas diretamente online nas mídias sociais sem incorrer em custos adicionais para as empresas.
Com isso, é possível manter os clientes e agradá-los, reduzindo os custos com publicidade. Os programas de fidelidade podem incluir descontos exclusivos, brindes para determinadas compras, pontos por produtos e/ou serviços.
O objetivo é ilustrar a importância do cliente enfatizando a preocupação da empresa com seus consumidores.
Redes Sociais
As redes sociais, principalmente Facebook, Instagram e Twitter, são as ferramentas de distribuição mais utilizadas atualmente.
É difícil encontrar uma empresa que não os utilize, principalmente porque criar um perfil nessas redes é totalmente gratuito. Isso significa que é possível investir no setor público sem gastar quase nada.
Deve-se dizer que as estratégias de publicidade das redes sociais, especialmente o Facebook, são muito baratas e atingem um grande número de pessoas, se tornando uma ótima opção para sua empresa de instalações elétricas e hidráulicas.
Há também formas de segmentar o público de acordo com os interesses da empresa e o perfil médio dos principais consumidores. Isso torna mais fácil atrair clientes em potencial e reduzir custos.