Apesar da crise econômica, o mercado de franquias no Brasil cresceu 10% em 2021. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que registrou uma movimentação de mais de R$ 185 bilhões em faturamento só no ano passado.
O mercado aquecido é um sinal de que pode ser uma boa ideia apostar em uma franquia, um tipo de investimento mais seguro que a média, por uma série de motivos que vamos explicar a seguir.
O que é uma franquia?
As possibilidades de atuação em franquias são diversas e, independentemente do segmento de seu interesse, seja ele uma franquia de agência de viagens ou uma rede de lojas, esse pode ser um bom negócio.
Antes, é importante entender como as franquias funcionam para alinhar as suas expectativas. Vamos começar relembrando o que é uma franquia. É um modelo de negócio testado e consolidado, que o investidor vai poder replicar.
Ou seja, sua empresa já vai começar com uma marca que o mercado conhece e clientes que já a reconhecem. Essa é a maior vantagem, mas não é a única.
Quais os benefícios de apostar em franquias?
Investir em uma franquia é pegar um modelo de negócio já consolidado, o que traz mais pontos positivos. Um deles é o acompanhamento da franqueadora durante todos os processos — essa é uma garantia para ambos, mas ótima para quem não tem experiência.
Quase todas as franqueadoras oferecem treinamentos para gestores e funcionários, isso é feito para garantir a padronização dos produtos e serviços relacionados àquela marca, o que quer dizer que você vai aprender a entregar qualidade. Ademais, são oferecidos:
- Assessoria jurídica;
- Assessoria administrativa;
- Assessoria de comunicação;
- Entre outros.
A franquia na qual você pretende investir também vai te ajudar a fazer um planejamento inicial, incluindo os gastos.
Inclusive, é dever dessas empresas disponibilizar uma Circular Oferta de Franquia (COF), documento que contém um orçamento da taxa de franquia, gastos com instalação e capital de giro inicial necessário.
O tempo de retorno, ou seja, para começar a lucrar, também costuma ser menor que em outros negócios, o que está relacionado ao fato de você já começar com um padrão e clientes consolidados.
Também há chances de você crescer dentro da própria rede, ou seja, de se tornar, futuramente, proprietário de várias unidades.
Dando os primeiros passos
Mesmo com todas as vantagens, estamos falando de um investimento significativo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados antes de investir.
Faça uma pesquisa completa
Pois bem, é certo dizer que a primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar tudo sobre a franquia de seu interesse, analisando se cabe no seu orçamento e planos. Quando falamos em pesquisar tudo, é tudo mesmo.
Verificar a saúde financeira da marca é uma boa forma de saber se essa franquia é mesmo promissora. Pela legislação, as franqueadoras precisam fornecer um balanço e também comprovantes comerciais, financeiros e jurídicos para potenciais investidores.
O que os outros falam sobre?
Também pode ser de grande valia buscar saber o que dizem outros franqueados. Inclusive, muitas franquias disponibilizam, em suas próprias plataformas, depoimentos de quem já é parceiro.
Se possível, veja também o que dizem fora delas — na COF deve haver uma lista de franqueados e ex-franqueados.
Entre em contato
Em seguida, se você acha que a franquia sobre a qual está pesquisando e as condições oferecidas estão alinhadas com o que você espera, é hora de entrar em contato.
Durante a entrevista, fale com o franqueador sobre pontos que ficou em dúvida quando pesquisou e confronte-o com as opiniões que ouviu.
Se a negociação for para frente, a própria franquia pode te dar orientações específicas sobre um passo a passo para fechar o negócio, além de te ajudar com uma pesquisa de mercado e análises jurídicas e de documentos. Boa sorte!