Montando a sua lan house do zero

Logo no começo do século XXI, o avanço da tecnologia alcançou todas as partes do mundo e a internet começou a ficar cada vez mais popular com todas suas novidades, sites e facilidade de conexão entre pessoas, lugares e busca de conhecimento, e a busca por uma lan house para ter acesso a internet se tornou muito comum.

Mesmo com uma nova tecnologia se ampliando, como criação de sites em WordPress, diversas pessoas ainda não conheciam ou sabiam como usá-la e, também, não tinham condições de investir em equipamentos para tê-las em casa. Os computadores tinham preço exuberantes e os celulares estavam há pouco tempo no mercado e, ainda, nem cogitavam em ter internet ou smartphones.

Com toda essa novidade surgindo, em meados de 2005, o Brasil recebeu uma ideia multifuncional iniciada na Coréia do Sul nos anos 90. Chamada de Lan House (Local Area Network) o ambiente nada mais era que um local em que haviam diversas máquinas de computadores disponibilizadas e seus equipamentos para conexão de rede local com a internet na época.

Esse modelo de negócios permitia a conexão do usuário com a internet, seja para usar o e-mail, visitar sites, criar contas em redes sociais que estavam surgindo, como também para jogar games online para computador (PC) que se destacavam nesse mercado.

As primeiras mudanças

Com o avanço dessa modernidade, as pessoas começaram a ter condições de comprar computadores, notebooks e celulares que tinham acesso a internet e supriam o papel que a lan house fazia.

Assim, esse produto entrou em declínio e foi forçado a se reinventar para que seus investidores não perdessem dinheiro o precisassem abrir falência do local.

Houve uma mudança estrutural e a casa de jogos que era frequentada por todo o tipo de pessoas, principalmente de classe alta, ficou no passado. Hoje, esse local é destinado para alguns serviços de emergência, realização de trabalhos, xerox e impressão tudo isso além de ter cativado um publico de jovens de classe baixa e em locais de difícil acesso a internet.

Assim, os frequentadores se dividem basicamente em dois grupos hoje: A pessoas que possui um aparelho móvel smartphone, mas necessita muitas vezes de acesso ao PC buscando impressão, cópias, xerox, scanner, etc, e o segundo grupo é o que realmente não possui nenhum modo de navegação e depende da lan house para se conectar ao mundo virtual e necessita de inclusão digital, inclusive quando está a procura de criação de lojas virtuais.

Hoje, além de ter um sistema de papelaria, alguns outros serviços também podem ser implantados nela, como máquina café expresso profissional, venda de alimentos, materiais básicos como papel, caneta e diversos outros tipos de produtos que se alinham ao local e ainda podem destacá-lo.

Quero investir em uma lan house, como fazer?

Para que você tenha um serviço útil e completo para os usuários, é necessário criar um planejamento para que esse processo saia do papel e se torne realidade para quem mais necessita desses serviços, seja qual for o grupo prioritário.

Alguns dos aspectos que você irá investir a partir de agora são:

  • Espaço físico;

  • Computadores e seus complementos, como teclado, mouse, caixas de som e fones de ouvido;

  • Cadeiras confortáveis;

  • Mesas e divisórias para os computadores;

  • Aluguel de impressoras SP para que você possa prestar serviços de impressão, cópias e scanner;

  • Programa Gerenciador de Lan House para controle da loja;

  • Maquina de cafe;

  • Fornecedores para os produtos que irá vender;

  • Preço padrão por hora;

  • Controlador de acesso de login.

Para que você tenha mais segurança em seu local, você também pode optar em colocar uma Catraca controle de acesso. Com isso, você saberá tanto a movimentação de pessoas quanto quem está dentro do local.

Outra dica é fazer uma ficha de cada usuário que for para que tenha um cadastro prévio.

Para que você possa sempre estar à frente de seu negócio, procure sempre atrair seus clientes para sua lan house. Tenha serviços extras, venda “bens virtuais” (créditos de celular, pins de jogos, etc), venda cursos à distância e tenha um local chamativo.

Dependendo da região em que se localiza seu negócio, você pode tentar resgatar uma noite de jogos no seu bairro e fazer um evento diferenciado.

Após o planejamento e abertura da lan house, lembre-se de se associar a ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital) e estar atento para todas as informações relevantes e novidades sobre esse ramo que ainda tem muitas chances de sucesso se bem estruturado e pensado. Não tenha medo de investir em tecnologia, pois alguém sempre necessitará desse serviço.