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Relacionamento com os clientes como garantir que o contrato se estenda por muito tempo

Desenvolver um relacionamento com seus clientes é uma das estratégias mais eficazes que uma empresa pode adotar. Infelizmente, também é um que muitas vezes é colocado em segundo plano em detrimento do crescimento e da retenção.

Uma ótima estratégia de relacionamento com o cliente oferece um ROI tremendo, ajudando a aumentar a aquisição, a fidelidade e a satisfação do cliente.

O que é relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente é o processo em toda a empresa de nutrir relacionamentos positivos com seus clientes  a soma de todas as interações e experiências do cliente.

Relacionamento com o cliente x atendimento ao cliente

Uma estratégia de relacionamento com o cliente bem-sucedida começa na linha de frente com sua equipe de suporte ao cliente.

É importante para o seu negócio ter um help desk contratar esses profissionais de suporte que gerenciam o maior número de interações pessoais com os clientes. Eles estão em uma posição inigualável para transformar o relacionamento com o cliente. Ao agir com boa vontade e fornecer valor extra eles podem servir como guardiões dessas conexões vitais.

A importância do relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente sempre esteve no centro de negócios de sucesso.

Antes do advento da internet, fazíamos quase todas as nossas compras pessoalmente. Nossas relações com os empresários e seus funcionários inspiraram nossas decisões de compra. Conexões emocionais, preferências sutis e lealdades determinam como e quando gastamos nosso dinheiro.

Marcas prósperas criam e mantêm conexões emocionais com os clientes durante cada interação, seja online ou pessoalmente.

Esses relacionamentos são igualmente importantes para empresas que quase nunca interagem pessoalmente com seus clientes.

Uma forte estratégia de relacionamento com o cliente sustenta o crescimento sustentável. Depois de conhecer os fatos, é difícil não colocar esses relacionamentos em primeiro lugar todos os dias.

As empresas agregam mais valor quando constroem um relacionamento inteiro, em vez de apenas um produto ou serviço, em torno da criação de valor.

De um modo geral, quanto mais maneiras de agregar valor, mais os clientes são fiéis à sua equipe e maior o crescimento sustentável que sua empresa pode alcançar ao longo do tempo.

Identificar o valor específico que você traz para os clientes pode informar sua estratégia de relacionamento com o cliente. À medida que os dados e a tecnologia evoluem, fica mais fácil personalizar os “elementos de valor” específicos que você preenche para um segmento ou grupo.

Também aproveitamos a automação para que possamos prever e avaliar as necessidades de um cliente antes que ele peça ajuda. Ao compartilhar ferramentas e recursos específicos antecipadamente, agimos como um “concierge” que os aponta na direção certa.

Quanto mais profunda a personalização, maior a probabilidade de você fornecer o valor que sustenta um relacionamento significativo com o cliente.

Priorize a consistência acima de tudo

Uma grande experiência raramente cria confiança ou lealdade. Você precisa de consistência em todos os canais e interações (digitais e pessoais) para desenvolver relacionamentos reais com os clientes.

Parece óbvio, mas dado o número de canais diferentes que os clientes usam para interagir com as empresas, é mais difícil do que nunca criar consistência em um relacionamento com o cliente.