Como melhorar o seu site através de técnicas de SEO

A presença digital é cada vez mais valorizada pelas empresas e por isso se torna fundamental desenvolver uma estratégia para melhor se adequar a esse meio. Técnicas de SEO podem contribuir para um melhor posicionamento do conteúdo nos buscadores. 

Para melhor entendimento, é importante mencionar que a indexação de conteúdo é feita por bots, também conhecidos como crawlers. O conteúdo é apresentado da melhor forma possível, assim cada busca apresenta um site que é classificado como o mais completo e relevante.

As páginas não são indexadas da mesma forma por usuários e mecanismos de pesquisa, porque os bots precisam identificar elementos como código e texto para otimizar a página e criar o índice adequado.

Diferenças entre SEO on-page e off-page

Independentemente da área de atuação ou do porte da empresa, ser encontrada com facilidade nos mecanismos de busca é algo decisivo.

Por exemplo, se um usuário estiver organizando um evento e estiver procurando por um serviço de segurança para festas, os resultados na primeira página, principalmente na primeira posição, são definitivamente mais prováveis ​​de serem acessados. 

Nesse contexto, para que um posicionamento favorável seja alcançado, é necessário considerar que uma série de fatores influenciam no ranqueamento e podem ser divididos em on-page e off-page. 

Basicamente, os elementos que se enquadram no on-page são aqueles desenvolvidos na própria página, tais como:

  • Texto alternativo nas imagens; 
  • Design otimizado para diversos dispositivos;
  • Imagens que não interferem no carregamento;
  • Botão de compartilhamento; 
  • Links internos. 

Em contrapartida os fatores off-page são externos e estão relacionados essencialmente com a autoridade do site ou de determinado conteúdo.

Seja em uma empresa montadora de estandes ou em uma oficina de empilhadeiras, essa estratégia é fundamental para conseguir mostrar o valor do seu conteúdo para as pessoas. 

Nesses pontos você pode citar os backlinks, são links de outros sites que referenciam o conteúdo da sua empresa, essa é uma forma de tornar seu conteúdo mais relevante e contribuir significativamente para os mecanismos de busca. 

Além disso, compartilhar e mencionar empresas nas redes sociais têm um impacto significativo. 

Dicas de técnicas de SEO 

Cada empresa é uma empresa diferente, pois cada uma atua de forma condizente com suas peculiaridades para alcançar resultados satisfatórios. No entanto, entre algumas dicas comuns que até mesmo a sua empresa de gestão de obras são as seguintes:

1 – Priorize a qualidade do conteúdo 

A qualidade do conteúdo é importante tanto para os leitores quanto para os mecanismos de busca. É sempre interessante verificar erros gramaticais, plágios e outros fatores e prestar atenção especial. 

Além disso, é importante que o conteúdo criado seja relevante. Caso contrário, os usuários podem facilmente encontrar, aprender e consumir outras plataformas.

2 – Crie uma estratégia de palavras-chave 

As palavras-chave são essenciais para o posicionamento porque correspondem aos termos que você usa em seu escopo de pesquisa.

Você precisa determinar qual opção é mais compatível com sua empresa, mas para isso é importante fazer uma pesquisa adequada para selecionar a opção que tem mais chances de atrair uma visita qualificada para sua marca.

Basicamente, estratégia significa definir onde concentrar seus esforços. 

3 – Use URLs curtos 

O ideal é que o URL seja curto e o mais direto possível, pois os mecanismos de busca irão avaliá-lo. O foco pode ser entendido como significando que determinado conteúdo está relacionado a uma palavra-chave de uma maneira particular. 

Além disso, se o URL antigo for grande, é importante não alterá-lo. Se você fizer alterações, todo o seu histórico de tráfego será comprometido. Ou seja, é identificado como novo conteúdo. 

4 – Navegação prática 

A navegação prática vai além do apelo do layout do site, exige apostar em sites ou blogs que proporcionem soluções ágeis aos usuários. 

Para melhor entendimento, lembre-se de que a “página inicial” também é considerada uma página muito importante para os mecanismos de busca. 

Quanto mais cliques você fizer na página inicial, pior será o posicionamento da página. Nesse caso, também é importante considerar que a experiência do usuário será afetada. 

Por exemplo, se alguém procurar um serviço como conserto cilindro pneumático e clicar 5 vezes na página inicial para acessar o conteúdo, há algo errado. Essa situação pode ser resolvida alterando o layout do seu site para que o conteúdo seja categorizado de forma diferente. 

Claro que as dicas e elementos descritos no texto são apenas algumas das técnicas de SEO. Isso porque é um assunto muito amplo que requer o apoio de profissionais qualificados para desenvolver estratégias compatíveis com o negócio e analisar indicadores adequados. 

De qualquer forma, acaba sendo uma tática com grande potencial para impulsionar o negócio, principal.