Como me preparar financeiramente para abrir o próprio negócio?

Realizar o sonho de saltar do emprego fixo para começar seu próprio negócio em tempo integral é uma grande mudança. Você ganha mais liberdade e controle sobre sua vida e tempo, mas em contrapartida assume total responsabilidade por seu futuro financeiro.

Se você atualmente tem um negócio em paralelo ao seu emprego ou ocasionalmente é freelancer, e está pensando em mudar para uma carreira empreendedora em tempo integral, preparar suas finanças pode evitar futuras preocupações e ajudá-lo a se concentrar na construção do seu negócio.

Pontuamos abaixo algumas etapas que pode ajudá-lo a se tornar financeiramente mais preparado para iniciar um negócio próprio:

1 – Analise e planeje seus gastos e despesas fixas

Quanto custa para você pagar suas contas essenciais a cada mês?

Quando você vive com um salário fixo, há uma chance de que você esteja menos preocupado com os detalhes do seu orçamento. Só que agora o momento exige que você faça um balanço de seu custo de vida completo, incluindo aluguel, serviços públicos, alimentação, aparelho ortodôntico das crianças, entre outros custos diversos. Em seguida, inclua outros itens que você terá que pagar quando estiver no mercado por conta própria: planos de saúde, impostos sobre trabalho autônomo e até salários.

Além disso, pense no orçamento para entretenimento, viagens, um fundo de emergência para coisas como conserto de automóveis, poupança para a aposentadoria e outras metas de longo prazo. Após listar todos esses itens em uma planilha, some e divida por 12. Isso lhe dará uma ideia do quanto vai precisar para ganhar a cada mês.

Você pode dividir isso em metas de receita semanais, metas de receita diária e taxas mínimas por hora. É muito mais fácil administrar um negócio quando você entende os números que precisa atingir. Saber o impacto sobre quantas horas você precisa trabalhar, os clientes que busca e os projetos que pode assumir.

2 – Economizar e economizar

Uma das áreas mais difíceis de controlar quando você está começando um negócio próprio é o seu fluxo de caixa.

É importante estar ciente de que os clientes podem levar algum tempo para pagar ou para sua empresa conquistar novos negócios. Pode haver custos iniciais imprevistos, desde a abertura da sua empresa até a compra de equipamentos como tela de alambrado para cercar algum ambiente, ou outros essenciais para seu negócio.

O dinheiro no banco é o maior ativo que os empreendedores podem ter. Ajuda a enfrentar períodos de tempestades e escassez de clientes. Por isso, é fundamental sempre destinar uma parte da sua receita para guardar no banco.

Quanto você deve economizar?

Para cada empreendedor, é uma decisão individual. Quanto dinheiro você precisa no banco depende de uma série de fatores. Mas, recomendamos pelo menos de três a seis meses de despesas no banco (mesmo que isso signifique minimizar os gastos com diversão e reduzir o seu estilo de vida) dá a você uma margem razoável para começar.

Economizar despesas de um ano pode lhe poupar de certas preocupações e liberá-lo para fazer o seu melhor trabalho e dar-lhe uma chance sólida de fazer seu negócio funcionar.

3 – Entenda sua situação fiscal

Os impostos sobre o trabalho autônomo são um jogo totalmente diferente do que quando você está trabalhando para outra pessoa. Quando você tem um emprego CLT, seu empregador deduz impostos para você e os paga. Tudo muda quando você é dono do próprio negócio.

Você terá que pagar impostos mensais, cobrir seu próprio imposto sobre trabalho autônomo e enfrentar a possibilidade de eventuais impostos adicionais sobre as empresas.

Certifique-se de entender quais serão suas obrigações, e ter um fluxo de caixa saudável para pagar tudo no prazo. Vale a pena acertar desde o início, para evitar multas, juros e perda de tempo que poderia ser gasto na geração de receita.

4 – Invista em marketing para ampliar sua carteira de clientes

Você já tem alguns clientes ativos que podem lhe garantir a transição para ser proprietário de uma empresa em tempo integral?

Em outras palavras, é um pouco mais fácil empreender quando você já atende alguns clientes e tem uma renda previsível.

Antecipe sua captação de clientes investindo três ou quatro meses fazendo o marketing intenso da sua empresa, gerando alguns negócios ou leads quentes para o seu início como empreendedor, antes de sair do emprego prematuramente. É importante entender como o cliente busca seu produto na internet. Um exemplo: você vende bonés promocionais, provavelmente a busca será: boné promocional em Apucarana, colocamos a região para ser mais específico, chegando a clientes mais fundo de funil, ou seja, com a intenção de comprar mais clara e definida.

5 – Ferramentas para gerenciar suas finanças

Como proprietário de uma empresa em tempo integral, sua situação financeira se tornará mais complexa do que nunca. Será necessário um acompanhamento constante do faturamento, despesas, pagamentos, pagamentos em atraso, impostos mensais e muito mais. Pode parecer complicado, mas não precisa ser. As ferramentas certas podem ajudar:

– Software de faturamento como PLIPAG que permite enviar faturas;

– Pacote de gerenciamento financeiro como Conta azul ou Controlle para ajudá-lo a administrar despesas e receitas;

– Solução de gerenciamento de projetos, como Trello, Slack ou BaseCamp para ficar por dentro dos projetos.

Normalmente esses sistemas são dedutíveis de impostos e existe uma gama de opções no mercado, desde soluções básicas e gratuitas até pacotes premium altamente personalizáveis. Comece com o básico, amplie conforme sua empresa cresce. Implementar sistemas antes de começar ajuda a manter a gestão financeira sob controle sem consumir muito do seu tempo de trabalho.

Tenha em mente

Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença quando se administra uma empresa. É importante sentar-se com um contador para revisar sua situação financeira, seus planos de longo prazo e se você está financeiramente pronto para abrir o próprio negócio em tempo integral.

Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com