Tipos de uniformes profissionais essenciais para o dia a dia das empresas

Você está pensando em introduzir uniformes para sua empresa? Então, siga essas dicas de tipos de uniformes para empresas para se dar bem.

Uniformes para empresas são muito importantes para criar uma padronização, mas não apenas isso: são importantes para passar para os clientes e funcionários, uma imagem de seriedade, organização e compromisso. Sendo assim, a imagem e a qualidade da empresa em seus serviços, estão diretamente ligadas aos uniformes por elas usados.

Os modelos de uniformes têm mudado com o tempo e se adequam à especificidade de cada trabalho e, além disso, outro fator que influencia a escolha dos uniformes e a deixa complicada, é a moda.

Como escolher o uniforme para empresas?

Mas então, como definir o uniforme da empresa? Aqui estão algumas dicas que podem facilitar a sua escolha:

  • Cores neutras;
  • Não ser tão curto ou justo;
  • Tecidos de qualidade e que não amarrotam;
  • Ligação do uniforme com a empresa;
  • Renovação anual;
  • Considerar os profissionais que o usarão.

Mesmo que sua empresa contenha um festival de variação de cores, até mesmo vibrantes, uma dica é que se utilizem cores neutras, sendo essas últimas, menos calorentas, pesadas e, consequentemente, passando uma sensação de leveza maior para os funcionários.

Até mesmo para calcular adicional noturno, ajuda com a facilidade de diferenciar os uniformes.

Questões de ética e moral não podem ser ignoradas, quando o assunto são os uniformes personalizados de sua empresa: cobrir as partes acima dos joelhos, cotovelos e troncos são premissas básicas para bons uniformes. Além disso, evitar uniformes apertados e justos é bom, não só para a imagem que os clientes vão ter, mas também para o bem estar e conforto de quem vai vestir, por isso, é sempre importante e humano ter o tato de considerar os profissionais, solicitando os mais variados tamanhos e também tirar medidas, se necessário.

Uniformes personalizados para empresas pedem praticidade: verificar com a empresa os tipos de tecidos que amassam menos, ajuda a eliminar a necessidade dos ferros de passar. Estar sempre de olho na concorrência também é importante, para se ter noção do que é tendência no mercado e do que funciona ou não. Adicionar detalhes, como logotipos e as tintas certas, são importantes para diferenciar sua marca e trazer uma identidade única à sua empresa.

Considerar o ambiente e o tipo de trabalho exercido pela empresa, também é necessário para se obter sucesso na escolha da confecção de uniformes e uso deles.

Há diferenças e características singulares a cada uniforme, como por exemplo, uniformes para eletricistas que exigem que o tecido não chamusque (pegue fogo), ou emita gases tóxicos; uniformes para trabalhadores de obras rodoviárias, o tradicional alaranjado com faixas refletivas, permitindo que o trabalhador seja notado mesmo em horários e situações de baixa luminosidade; uniformes para trabalhadores industriais, que geralmente são os mais básicos e visam a proteção da roupa dos trabalhadores; uniformes para câmaras frias, que protejam o funcionário que trabalha em açougues, laboratórios, frigoríficos, entre outros lugares que apresentam baixa temperatura.

Mesmo que a confecção de uniformes profissionais de sua empresa seja realizada com os melhores tecidos, há a recomendação de renovar essas vestimentas todo ano, uma vez que o uso repetitivo, traz desgaste às fibras do tecido e, consequentemente, tira o aspecto de “novo” do uniforme. Como a imagem conta muito, é difícil que ter um aspecto de limpo, cuidado e novo não seja uma preocupação.

Aproveitando o gancho sobre a durabilidade e imagem do tecido do uniforme, deve-se tomar nota do “anti-pilling”

Todos já tivemos nossas roupas tomadas por aquelas “bolinhas”, que deixam as vestimentas com aspecto de desgastadas, usadas, etc. Por isso mesmo, hoje em dia tem crescido uma tecnologia que promete trabalhar diretamente para a durabilidade das roupas e, consequentemente, dos uniformes profissionais da empresa. Essa tecnologia é a “anti-pilling”.

Essa tecnologia é um acabamento que reduz as temidas bolinhas em tecidos e malhas sintéticos, trazendo resistência para os uniformes na hora da lavagem e de possíveis atritos. Apesar de ser um tecido mais caro, trará sensação de limpeza, “novo” e, consequentemente, será positivo para sua empresa.

Portanto, independente do ramo da empresa, é importante tomar nota dos passos e dicas que se devem seguir, para atender melhor os clientes, e passar-lhes uma imagem de compromisso, até mesmo em empresas de contabilidade para e-commerce. Além disso, não se pode ignorar o bem estar dos funcionários que está diretamente ligado ao rendimento que eles irão ter. Boa sorte!