O Ppra nr 9 (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) é obrigatório em instituições de diversos segmentos, pois é um documento indispensável para saúde e segurança no trabalho.
Nesse documento são listados os principais riscos ambientais que existem em qualquer um dos setores de uma empresa.
Com essa lista, são formuladas medidas de segurança para não afetar diretamente os funcionários, no que inclui a utilização de EPIs, EPCs e realização de exames ocupacionais e treinamentos.
Conheça melhor os conceitos de:
- Riscos ambientais
- EPIs;
- EPCs;
- Exames ocupacionais.
Os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, dois quais são considerados obrigatórios. O seu objetivo é manter a integridade física do operário. Esses dispositivos são dados pela empresa como luvas, protetores auditivos, capacetes, botas, etc.
Os EPCs, Equipamentos de Proteção Coletiva, são aqueles equipamentos que acoplam o recinto como: exaustores, sinalização de segurança, corrimão nas escadas e demais recursos de segurança coletiva.
Os exames ocupacionais são avaliações necessárias e específicas no clínico-epidemiológicas para cada atividade e está determinado pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Ao solicitar, elaborar, implementar e aplicar o PPRA a partir da Norma Regulamentadora nº 9 da Legislação Trabalhista (NR9), é preciso visar sempre a saúde e a integridade dos trabalhadores. Lembrando que este documento tem validade de um ano e deve ser atualizado.
Sua estrutura inclui: planejamento anual com metas, cronogramas estabelecidas, estratégias, metodologia de ação, forma do registro, manutenção, divulgação dos dados, periodicidade e maneira de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
Consulte um especialista no assunto em caso de dúvida e saiba mais sobre os detalhes.
Saiba mais sobre luvas de proteção
Um item que é indispensável na segurança do trabalho são o uso das luvas de proteção. Existem diversos tipos no mercado e isso pode dificultar no momento de adquiri-las. Pois é fundamental proteger as mãos no momento de realizar as atividades.
Segundo o Ministério do trabalho, a parte do corpo mais atingida com relação a acidentes (domésticos e de trabalho) são as mãos, queimaduras, cortes, fraturas e lesões que podem cessar os movimentos das mãos.
O uso das Luvas de proteção epi é essencial para que o operário possa executar o serviço com segurança.
Ela protege de riscos físicos e mecânicos como abrasão, choque elétrico e temperatura, perfuração, entre outros. Também garante proteção contra os riscos químicos ou biológicos, como bactérias, bacilos, fungos, parasitas, protozoários e vírus.
Para classificar um EPI faz-se necessário identificá-lo diferentes critérios, por exemplo, sua utilização, método de fabricação, tipo de proteção, materiais usados, espessuras, entre outros detalhes essenciais.
Exemplo: a luva de látex Nitrílica é resistente quando o assunto é saliência e perfuração. Também oferece elevado nível de resistência contra abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Protege contra bases, óleos, solventes, graxas e gordura animal.
Já a luva de malha, resiste à abrasão, contato com farpas, entre outros cenários. Quando a malha é feita de algodão, tem conforto térmico e absorve o suor das mãos.
Mas para cada tipo de atividade existe uma luva de proteção específica. Atente-se na identificação dos riscos ambientais para a escolha correta dos equipamentos de proteção individual e, também, coletiva.
Fique atento com a manutenção de ar condicionado
A Manutenção de ar condicionado sp é fundamental para o prolongamento do equipamento, além de evitar problemas que causem sua inutilização.
Investir em manutenção agrega algumas vantagens, principalmente, se for preventiva, pois tem como objetivo evitar uma grave reparação.
A primeira vantagem é melhorar e eficiência energética, pois quando as bobinas estão sujas, a linha de drenagem está obstruída ou até os níveis de refrigeração estão errados, o consumo de energia é elevado e, ainda, o aparelho não atua com eficiência.
Com a manutenção preventiva do ar split isso é resolvido realinhando os componentes ou trocando peças se caso for necessário.
Assim, resultando em outro benefício, sendo a redução na conta de luz, pois com a manutenção em dia não tem como desperdiçar eletricidade com consertos emergenciais.
Com a manutenção preventiva do ar-condicionado realizada de modo rotineiro, é possível garantir sua funcionalidade e controle aos bons níveis de temperatura do aparelho, do qual resfria rapidamente e oferece maior comodidade/ conforto onde quer que ele esteja instalado (residência ou empresa).
Essa manutenção preventiva tem a função de verificar o funcionamento de cada componente do dispositivo e garantir a segurança no trabalho.