A pandemia acelerou a digitalização das empresas, pois muitas perceberam que esse processo pode torná-las muito mais dinâmicas, ágeis e eficientes.
Ao iniciar um negócio, é comum focar os esforços na produção e venda dos seus produtos e serviços. Porém, em determinado momento é importante rever esses processos para analisar o quão escaláveis eles são e o quanto eles permitirão que o seu negócio continue crescendo.
Digitalizar uma empresa torna alguns processos muito mais dinâmicos, ágeis, eficientes e baratos.
No caso das empresas de serviço, por exemplo, a digitalização pode não parecer possível, principalmente em pequenas empresas que ainda não possuem um bom fluxo de caixa ou contam com uma estrutura e equipe modestas. Mas, ao entender o quanto a tecnologia pode potencializar as vendas do negócio, percebe-se que o esforço vale a pena.
Existem alguns pontos importantes que precisam ser levados em conta no momento de iniciar um processo de digitalização. Confira abaixo:
– Analise seu mindset
Comece do começo, claro! O processo de digitalização não se resume à empresa. Ele impacta todos os envolvidos. Isso significa, por exemplo, que não basta implementar um sistema de gestão, se não tiver um profissional capacitado para gerenciar esse sistema. Ou, não adianta adquirir licenças de programas robustos que analisam suas finanças de forma automatizada, se não for capaz de entender os relatórios. Será preciso estudar e se capacitar para gerenciar esse novo formato de negócio.
Ou seja, será preciso deixar de lado aquele apego aos processos analógicos que vem sendo feitos há tempos e passar a olhar de outra forma. Lembre-se que essa forma de executar seu trabalho te levou até onde você está hoje, mas pode não ser capaz de te levar mais longe. É preciso mudar seu mindset para a transformação digital.
– Analise seu negócio
Analise a situação atual do seu negócio, o mercado em que atua e as tendências para os próximos meses e anos. Nesta etapa do processo, é interessante participar de eventos e palestras do setor que possam oferecer indicativos do caminho que o segmento está seguindo. Isso ajuda a entender o quanto esse segmento está se digitalizando de modo geral e o quanto organizações e parcerias do setor podem auxiliar os empreendedores que atuam nele.
Realize pesquisas sobre seus principais concorrentes, analise como eles têm atuado e se eles já digitalizaram seus negócios. Isso lhe dará margem para saber o quanto eles estão à sua frente. Mas, lembre-se: não se trata necessariamente
de uma corrida ou disputa. Esteja atento aos movimentos da sua concorrência, mas meça seu progresso com a sua própria régua.
– Analise a saúde financeira da sua empresa
Esta é uma ótima oportunidade para analisar as finanças da sua empresa. Verifique como anda seu fluxo de caixa, como estão suas compras parceladas e como estão suas projeções futuras, mesmo que essa análise ainda seja feita de forma manual. Isso porque o processo de digitalização demandará tempo e investimento e, caso sua empresa não esteja preparada para isso, será muito mais difícil implementar os recursos necessários que levarão seu negócio a outro nível.
Plataformas, sistemas, ferramentas, tudo isso fará parte do processo de digitalização da sua empresa e precisarão ser adquiridas e contratadas quase que ao mesmo tempo. Logo, é preciso prever esses “gastos iniciais” para fazer a roda girar!
– Peça ajuda profissional
Quando estamos andando por terreno desconhecido, é sempre de bom tom pedir ajuda. Isso não é demérito nenhum e, com certeza, poderá evitar alguns prejuízos, caso opte por contratar sozinho os recursos de que precisa (ou que acha que precisa!).
Pesquisar os fornecedores que poderão atuar junto com você nessa empreitada é fundamental para investir com mais assertividade e não perder tempo no meio do processo. Busque referências e indicações de outras empresas que já passaram por isso e avalie as competências dos profissionais.
– Desenhe sua estratégia
Onde está sua empresa agora? Onde sua empresa pode chegar? Como você imagina ser um processo de venda ideal para o seu serviço? Como as empresas que você considera referência no mercado estão atuando nesse momento? Tente refletir sobre essas e outras perguntas pertinentes ao seu negócio e desenhe a estratégia que melhor se encaixa nele.
Essa estratégia contempla venda online de produtos físicos ou somente de serviços? A resposta impacta o tipo de plataforma de vendas que deve adquirir.
Seus canais de atendimento contemplarão e-mail e telefone ou acha que seus clientes são adeptos a atendimento via chatbot? A resposta indicará que tipo de ferramentas devem ser integradas ao seu site. E as formas de pagamento que oferecerá? A escolha delas também determinará os sistemas de gestão financeira que sua empresa deve ter.
Essa etapa do processo é bastante importante e pode levar muito tempo para ser elaborada. Não tenha pressa! Ela será necessária para avançar no processo de digitalização.
– Conheça bem o seu cliente
Quem compra seus serviços? Como normalmente essa compra é feita? Com qual frequência? Conhecer a fundo o perfil do seu cliente, entendendo suas características e comportamento, ajudará a criar sua estratégia digital ideal e seu processo de digitalização. Isso porque, quando analisamos o perfil de compra desse cliente, conseguimos extrair insights importantes.
Pense: seu cliente não adquire seus serviços de forma online porque ele não tem esse hábito ou porque sua empresa não oferece esse serviço?
Nesta etapa é bastante interessante aplicar testes e avaliar os resultados que poderão trazer as respostas que precisa.
O processo de digitalização tem o objetivo de escalar e potencializar as vendas do seu negócio, mas é muito importante que cada passo esteja alinhado ao seu cliente. Não basta determinar uma nova regra de negócio que não seja bem aceita por nenhum público-alvo.
– Profissionalize sua equipe
Uma equipe bem treinada poderá utilizar as ferramentas tecnológicas com mais eficiência e assertividade. Cursos, palestras e workshops que coloquem a equipe dentro do universo digital promoverá uma revolução positiva no seu negócio. Além disso, investir nos profissionais que atuam com você, dará a eles a confiança de que precisam para crescer profissionalmente e dedicar tempo e conhecimento para a empresa.
Nesse caso, é muito importante entender quais competências cada profissional precisará ter para executar as novas tarefas e verificar quais ações fazem mais sentido: investir conhecimento dos colaboradores que já atuam na empresa ou contratar profissionais que já possuem tais conhecimentos. Não há resposta certa ou errada, há a sua avaliação acerca do seu negócio.
Elabore um plano de ação
O processo de digitalização é, na verdade, constante. Ele não tem fim! Isso porque a tecnologia não para de evoluir e sempre há uma inovação que pode surgir e servir muito bem para o seu negócio. Testar novos recursos e ferramentas e ajustar a sua estratégia para acompanhar seu crescimento será sempre uma tarefa em progresso.
Elabore um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazo e revise-o sempre que necessário adaptando-o à realidade do momento. Dedique esforços para o cumprimento das metas de modo a conseguir tornar sua empresa cada vez mais autossuficiente.
Avalie seus resultados
Para que seu plano de ação esteja sempre atualizado, é importante estar de olho nos resultados obtidos.
Só assim será possível entender se a empresa está no caminho certo e, caso não esteja, avaliar o que é possível fazer para retomar o rumo.
Esteja atento aos relatórios e, sempre que necessário, refaça ou reveja alguma etapa do processo de digitalização que talvez não esteja mais adequado ao momento em que a empresa já está. Por exemplo, no início do processo, ao realizar pesquisas para conhecer o perfil do consumidor, você utilizará esse resultado para basear suas ações.
Uma vez que seu processo já está em andamento, é possível que o perfil do seu público mude, pois, pessoas com outras características podem vir a se tornar seus clientes. Dessa forma, será preciso rever esse ponto e, quem sabe, refazer sua pesquisa para tomar novas ações mais condizentes com sua realidade.
Sendo assim, o processo de digitalização tem muito mais pontos a favor do que contra! Com a tecnologia evoluindo a passos largos, estar na internet e oferecer experiências de compra mais dinâmicas podem determinar o sucesso da sua empresa.
Este conteúdo foi criado originalmente pela Planne – a plataforma de ecommerce das experiências.