Marketing B2B: 5 estratégias de sucesso!

Marketing B2B: 5 estratégias de sucesso! De acordo com um levantamento realizado pela Pesquisa Industrial Anual Empresa, em 2019 existiam mais de 300 mil empresas industriais do Brasil, as quais movimentaram R$ 3,6 trilhões de receita líquida de vendas, sendo a maior parte desta receita provinda de indústrias de petróleo, minério de ferro e óleo diesel.

É diante deste contexto, que o Marketing B2B surge de forma a conseguir atrair e preservar seus clientes B2B, estruturando um relacionamento mais próximo e a longo prazo com esse público.  

Vejamos então o que é de fato o Marketing B2B, sua importância para as empresas e estratégias que você pode desenvolver para conquistar o sucesso da sua indústria. Confira! 

Marketing B2B: o que é e qual a sua importância?

O ramo de Marketing B2B – também conhecido como Marketing Industrial ou, pela própria definição, Marketing Business to Business – trata do desenvolvimento de estratégias para empresas industriais que realizam negócios diretamente com outras corporações.

Neste cenário, apesar do objetivo ser semelhante ao Marketing Tradicional, aproximar uma marca do público com o qual ela precisa se relacionar, o cliente não é alguém físico, mas uma outra empresa.

Assim, uma vez que o cliente final é esta outra empresa, as formas de agir durante as estratégias também mudam: o foco não é a realização de campanhas de promoções ou novidades de produtos, mas sim em construir a comunicação dos valores da indústria em questão e reforçar seu posicionamento no mercado.

Isso para que no momento de troca de relações comerciais com novos clientes, a sua empresa já seja bem vista no mercado, e diante das trocas comerciais com clientes já conhecidos, cultive-se um relacionamento baseado na qualidade e confiança.

À nível de exemplo, uma empresa industrial do ramo mineração que realiza extração de ferro, como o Grupo Vetorial, utiliza estratégias de Marketing B2B de forma a comunicar a sua missão, visão e o seu comprometimento socioambiental na mídia, de forma a construir um bom posicionamento no mercado e facilitar o processo de vender seus serviços para parceiros. 

Portanto, quando falamos de Marketing B2B, percebemos o quão fundamental esse departamento é para uma empresa industrial, pois permite  a construção da consciência da marca e análise de variáveis financeiras como o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Além de, conjuntamente com o ferramentas de marketing digital, possibilitar a divulgação da sua empresa para clientes de qualquer lugar do mundo e captação de leads (contatos de possíveis futuros clientes) qualificados do setor, através de seus conteúdos disponibilizados online. 

5 estratégias de Marketing B2B para a sua indústria!

Mas a questão que surge é: como comunicar corretamente seus valores, quando não sabemos por onde começar e/ou muitas vezes nossos negócios industriais são tão específicos? Para te ajudar a posicionar sua empresa, separamos 5 estratégias essenciais de Marketing B2B que deve você colocar em prática: 

  1. Utilize as redes sociais: no caso da empresa de mineração, compartilhe notícias dos novos projetos,  atualizações das obras, mencione quem faz parte da equipe, a história da empresa, faça uma retrospectiva das obras realizadas e outros. Outra boa dica é investir em vídeos curtos, uma vez que esta é uma tendência forte na maior parte das redes sociais (Instagram e TikTok);
  2. Invista na Estratégia de Link Building: produza conteúdos para blogs parceiros do setor em que atua, colocando links durante o texto que direcione para o seu site empresarial. O importante aqui é escrever sobre temas que você domina, demonstrando o seu conhecimento sobre o seu setor; 
  3. Produza Newsletters mensais: compartilhe novidades, resumos das obras atuais, produtos atuais – no caso de uma empresa de produção de maquinário industrial, por exemplo – dados do setor siderúrgico e outros; 
  4. Estude a possibilidade de investir em Mídia paga: campanhas pagas online ou até na mídia tradicional (televisão, rádio, outdoors…), quando bem construídas, geralmente possuem um ótimo alcance e conversão. Isso acontece porque elas permitem uma segmentação geográfica, por faixa etária e diversos outros aspectos, de modo que seu conteúdo chegue até quem está buscando exatamente o que você produz ou fornece como serviço;
  5. Promova ações de Responsabilidade Social: por exemplo, no caso de empresas de extração de ferro ou mineração, existem diversas iniciativas que podem – e devem – ser adotadas pelas companhias para garantir o bem-estar da sociedade afetada e de todos os envolvidos nos processos trabalhistas. Esse tipo de ação transmite que sua empresa se preocupa em contribuir positivamente para o ambiente ao seu redor, reforçando a sua imagem como um todo na mídia. 

Assim, ao desenvolver estas estratégias, você com certeza conquistará bons resultados e garantirá um bom posicionamento da sua empresa no mercado!