Tecnologias Civis: 5 itens da sua casa que você pode automatizar

As tecnologias civis são uma tendência no Brasil e no mundo. Dentre elas estão diversas coisas capazes de tornar o nosso dia-a-dia mais prático e econômico. Uma delas é a automação residencial, tecnologia capaz de centralizar o comando de diversos equipamentos eletrônicos da sua casa no seu celular, por exemplo. 

Portanto, trouxemos 5 itens que você pode automatizar ai na sua casa que vão facilitar sua rotina. 

Tipos de automação residencial

A automação é realizada por meio de um conjunto de hardwares e softwares. Porém, temos dois tipos: a cabeada e a sem fio.

Os nomes já dizem tudo, porém, um método acaba sendo mais eficiente e utilizado que o outro. A por cabeamento, por exemplo, é a mais utilizada, já que é mais eficiente e “barata”, que a sem fio. Porém, a segunda opção precisa ser instalada nos casos em que a possibilidade de passar cabeamento não existe. 

O que vale a pena automatizar em casa?

Quando se trata de eletrônicos que podem ser automatizados as opções se tornam infinitas. Porém, isso não significa que vale a pena usar essa tecnologia em todos os itens do seu lar. Pensando nisso, separamos 5 itens que, quando automatizados, vão gerar o melhor custo-benefício para você! 

1 – Iluminação

Quando pensamos em automatização residencial a iluminação é a primeira coisa que vem na nossa mente, justamente por ser a mais utilizada é a que mais gera economia e conforto para os moradores.

A instalação pode ser feita de diversas formas, com comando pelo seu smartphone, pela Alexa ou até mesmo pela voz.

Com isso, é possível acender as luzes da garagem somente com a voz quando estiver com as mãos cheias de sacola, por exemplo, ou até mesmo apagar aquela lâmpada que esqueceu acesa quando saiu de casa, gerando mais economia a sua conta. 

Além disso, essa tecnologia permite que você faça diferentes configurações de iluminação para ocasiões diferentes, desde assistir um filme, até nos momentos de estudo onde a concentração precisa ser maior. 

2 – Home theater

Também é bastante comum ver a automatização de home theaters. Em alguns casos, além de controlar as caixas de som, Tv ou projetor, o sistema também é integrado com as persianas, que se fecham assim que o filme começa para criar um ambiente de cinema. 

Lembrando que essa experiência pode ser melhor aproveitada quando o projeto inteiro é realizado com a mesma empresa de automatização, de preferência até mesmo pelo fornecedor dos equipamentos, a fim de evitar problemas de compatibilidade.

3 – Controle de acesso e integração com câmeras de segurança

Esse tipo de automatização serve para monitorar a entrada e saída de pessoas no local. Ele dá a opção de integrar as câmeras de segurança a outros sistemas de segurança, podendo até mesmo criar circuitos fechados de tv. 

Além disso, as imagens podem ser acompanhadas em tempo real pelo seu celular.

4 – Ar-condicionado

Esse tipo de tecnologia não pode ser inserida apenas em ares condicionados, mas também em qualquer item de climatização, como ventiladores de teto, por exemplo. 

Dessa forma é possível ligar e desligar os eletrônicos do seu celular, mesmo sem estar em casa, ou por comando de voz. Isso quer dizer que você pode criar o clima que deseja (frio ou quente) antes mesmo de chegar em casa daquele dia exaustivo de trabalho. 

5 – Cortina, persiana e janela

Assim como os demais itens citados, as janelas, persianas e cortinas também podem ser abertas e fechadas por meio do controle de voz, celular e Alexa. Porém, se você deseja incluir essa tecnologia nas suas janelas, é necessário que elas sejam específicas para receber essa automatização. 

Além da praticidade de fechar as janelas da onde estiver em casos de chuva, essa tecnologia também oferece diversos outros benefícios, como a economia de luz, ao programá-las para uma determinada intensidade e duração para melhor aproveitamento da luz natural. 

Se você deseja implementar essas tecnologias no seu empreendimento ou lar, certamente vai precisar de materiais elétricos em Campinas.