É importante dizer que se você está pesquisando opções de casas junto ao mercado da sua região, deve saber que há uma série de questões que devem ser consideradas antes da compra.
Tanto imóveis novos quanto imóveis usados, devem passar por uma análise crítica envolvendo:
- Localização;
- Espaço;
- Vizinhança;
- Qualidade construtiva.
Neste sentido, os imóveis de esquina geram dúvidas entre os compradores, especialmente na hora de avaliar as vantagens e desvantagens deste tipo de locação. Afinal, será que vale a pena comprar uma casa de esquina?
Quando se fala em vantagens e desvantagens de um imóvel de esquina, você precisa analisar as características desse imóvel sob a ótica das suas necessidades. Essa análise vai permitir avaliar se vale a pena ou não dar andamento à compra.
Regras de recuo: entenda como funcionam
O primeiro ponto de atenção no imóvel de esquina está relacionado às regras de recuo. O comprador precisa verificar as regras do zoneamento junto à prefeitura.
Esse cuidado é importante, pois o projeto construtivo precisa ter recuo na lateral da rua que poderá ser de dois a três metros.
Isso impacta diretamente no espaço disponível para construção e no aproveitamento do terreno, que pode ser menor se comparado com imóveis que não são de esquina.
Espaço construtivo
A limitação quanto ao espaço construtivo está diretamente relacionada com as regras de recuo. Se você vai comprar um terreno, precisa considerar estes dois aspectos. A vantagem ou desvantagem vai depender dos seus objetivos.
Por outro lado, se o imóvel já tem construção você não precisa se preocupar com as regras de recuo e análise do espaço construtivo.
Uso do imóvel
Outro ponto que deve ser analisado é sobre o uso do imóvel. Você vai comprar um imóvel para uso residencial ou comercial? Para uso comercial os imóveis de esquina são bastante interessantes já que a exposição aos pedestres e ao trânsito é bem maior.
Por outro lado, para uso residencial é preciso considerar as mesmas características e avaliar se faz sentido conforme as suas expectativas. O imóvel de esquina sempre está mais exposto do que imóveis com outras localizações.
Pense no projeto
Você já tem um projeto construtivo e está escolhendo o terreno? Neste caso, a análise do imóvel de esquina é bem importante.
Além das questões do recuo e do espaço construtivo, já destacado, os terrenos de esquina tem características próprias que impactam significativamente no projeto arquitetônico.
O prédio de esquina possibilita a construção de duas fachadas, por exemplo. Esse é um aspecto que precisa ser analisado ao comprar um terreno que ainda não tem uma construção.
Não se esqueça da ventilação
Entre os benefícios experimentados por quem reside em imóveis de esquina estão a iluminação e a ventilação. Em norma, a posição dos terrenos de esquina favorece o recebimento de iluminação e ventilação natural.
Porém, vale destacar que os imóveis lindeiros e a posição do terreno também podem influenciar. Se o terreno tem prédios construídos no entorno, é necessário avaliar o impacto que os mesmos geram na iluminação e na vista do seu imóvel.
Manutenção é sempre bem-vinda
Ao construir um prédio em um lote de esquina, outro aspecto que precisa ser considerado pelo comprador é com relação à manutenção. Os lotes de esquina têm calçadas em duas direções e com isso o proprietário tem mais trabalho para limpar e manter as calçadas.
Assim como em qualquer outro imóvel, as casas de esquina tem suas vantagens e desvantagens. Em norma, o valor desses imóveis é maior e a capacidade de valorização também é mais alta.
A orientação para quem está comprando, seja um terreno ou um imóvel já construído, é entender de maneira clara seus objetivos e necessidades e buscar por um imóvel que se encaixe ao seu contexto.
Se por um lado, algumas pessoas podem ver como vantajoso o fato do imóvel de esquina ter maior exposição à rua, outros podem considerar isso um aspecto negativo.
Por isso é tão importante entender as expectativas do comprador e alinhar a oferta de imóveis que contemplem essas demandas individuais.