Como é a rotina de um profissional da música?

Desde a invenção da música os artistas despertam interesse e admiração na maior parte das pessoas, seja pela composição instrumental, pela mensagem das letras ou pelo talento demonstrado.

Antes de aparelhos eletrônicos, escutar música era praticamente uma exclusividade para as elites.

Tirando pequenas performances feitas em público, eram pouco os que tinham acesso aos espetáculos.

A invenção do rádio e dos discos de vinil foram essenciais para a maior difusão das obras musicais.

Não tardou muito para que grande parte da população tivesse acesso a elas e passasse a admirar a música, inclusive sabendo quem é o autor.

Enquanto as rádios proporcionavam apenas a escuta e os discos mal contavam com fotografias, essa admiração era exclusivamente ao que se escutava. A aparência ficava por conta da imaginação de seus ouvintes.

Contudo, com a invenção da televisão, tudo mudou. Performances em programas de auditório se tornaram um grande sucesso.

Devido a algumas febres musicais, como os Beatles ou Michael Jackson, criou-se a necessidade de fazer vídeos musicais para ser veiculado pela TV.

Nos dias de hoje, a vida de músicos é bastante diversificada, podendo variar de acordo com o quão conhecido ele é, o gênero que canta, qual o seu tipo de público, sua idade, entre outras coisas.

Todavia, independentemente dessas questões, existem alguns pontos básicos de rotina que podem abranger várias categorias de músicos.

Confira algumas delas!

Composição

O ponto inicial para o trabalho de um profissional de música é a composição, pois é ela que começará a traçar os moldes de seu próximo projeto.

É importante deixar claro que a composição pode dizer respeito tanto à criação das letras quanto à elaboração de alguma melodia.

O processo vai depender tanto do que é mais fácil para o artista, quanto para a situação atual.

Em geral, eles podem ser versáteis.

Às vezes é possível criar as letras antes, dependendo de sua inspiração, mas pode acontecer de alguns acordes virem à sua cabeça sem pronunciar nenhuma palavra.

Depois que ele tiver músicas o suficiente, encontrará um elo entre elas.

Muitas vezes elas são propositalmente feitas com alguma ligação, mas também pode ser encontrada essa conexão após o término do processo criativo.

Gravação e lançamento

Terminadas as composições, o artista irá seguir para um estúdio de gravação profissional para poder registrar tudo o que foi feito no processo criativo.

Serão feitos ajustes e processos tecnológicos, como:

  • equalização;

  • harmonização;

  • ajuste de voz;

  • ajuste dos instrumentos;

  • masterização.

Esses processos são importantes para garantir que a versão final da música tenha a qualidade adequada, evitando alguns tipos de ruídos. Também é possível adicionar alguns efeitos, ficando a critério do músico.

É possível que junto com a criação tenha sido pensado um conceito para a arte do disco.

Assim, haverá todo o processo de fotografia e criação digital para compor a versão física do álbum que será lançado.

Também é provável que nessa etapa sejam gravados alguns videoclipes.

Divulgação e turnê

A equipe do músico, ou até ele mesmo, irá agendar entrevistas para fazer a divulgação.

Nesse momento, viajará de um lado ao outro. Dependendo do quão grande é o seu público, ele poderá visitar cidades, estados, países e, até mesmo, continentes diferentes.

Ao procurar por hotel São Paulo ou alguma outra cidade, é possível encontrar algumas das opções que são as mais buscadas pelos músicos de todo o mundo.

Os quartos também podem ser diferentes entre si, o que também vai depender do quão famoso o artista é.

Existem quartos simples, flats e apartamentos. Você pode ver alguns deles buscando por hotel paulista flat, ou alguma outro local de preferência.

Para a turnê, existe todo um trabalho de equipe para que todos os equipamentos possam chegar ao local onde o show será realizado.

São usados vários tipos de caminhão, guincho e carreta para fazer o transporte.

Encontrar os mais usados é fácil, bastando buscar por guincho zona norte SP ou outros locais.

São contratados inúmeros técnicos para fazer a instalação e garantir que o concerto seja um sucesso.

Antes de tudo isso, porém, o músico passará por uma série de ensaios com sua banda para decidir a lista de músicas que será apresentada, a ordem e alguns detalhes performáticos.

Também será feita uma prova de vestuário para encontrar as roupas mais apropriadas para a ocasião.