Assuntos importantes para decidir em uma loja de roupas

Se você gosta de moda, que tal investir em um empreendimento dedicado à venda de roupas e de outras peças relacionadas? Esse pode ser o negócio ideal para trabalhar com algo que você realmente tem interesse.

Claro que isso não é uma decisão fácil.

Para abrir uma loja é necessário ter um capital de investimento inicial, que pode ser conseguido por meio de financiamentos.

Nesse caso, é necessário ter um bom histórico para garantir que os bancos liberem esse orçamento.

Supondo que você conseguiu o dinheiro para colocar o seu projeto para frente, agora é necessário cuidar de toda a questão de documentos, regulação, fiscalização, entre outras coisas. Para isso, porém, é necessário saber o quão envolvido nas roupas você estará.

Quais decisões tomar para abrir uma loja de roupas?

Entrar no comércio de roupas exige grandes decisões que devem ser tomadas já na etapa inicial do projeto. A primeira delas é sobre o segmento de roupas que você prefere.

Existem os mais variados tipos de vestimentas, de modo que você precisa decidir se irá comercializar todas, a maioria, ou só alguma específica.

As principais categorias são:

  • Moda feminina;

  • Moda masculina;

  • Moda infantil;

  • Moda praia;

  • Moda íntima;

  • Plus size.

Não há nenhum problema em se focar em todas.

Inclusive, a maioria das lojas consegue conciliar bem pelo menos três dessas categorias. O importante é que você saiba o que quer antes mesmo de começar.

Outro ponto importante é decidir o quão envolvido você estará na confecção de roupas.

O caminho mais fácil é comprar em lojas de atacado, tanto físicas quanto por internet, ou a partir de confecções paralelas.

Entretanto, também é possível contratar costureiros e especialistas em modelagem. Assim, você dará as suas ideias sobre quais os modelos que você quer comercializar e esses profissionais cuidarão de sua confecção.

Caso você queira, realmente, estar bastante envolvido em todo o processo da criação de roupas, o mais indicado é que você invista em uma confecção própria, com funcionários contratados diretamente por você.

Muito além de depender do que você quer, também é importante analisar se você tem orçamento para isso.

Você pode acreditar que a confecção própria é o ideal, mas pode ser que não seja algo que caiba em sua realidade, no momento em que você quer iniciar o seu projeto.

É possível começar de uma maneira e, se der certo, evoluir para algo completamente seu, da maneira que você quer.

Elementos importantes para a sua loja

Depois que já está tudo estruturalmente pronto, é hora de investir em alguns detalhes que melhorarão a questão da identidade visual da sua loja. Primeiramente, não se esqueça da importância de etiquetas com códigos de barras.

Mesmo que o negócio ainda seja pequeno e você e seus funcionários saibam de cor os valores de tudo o que está sendo comercializado, não fique sem elas.

É possível fazer essas etiquetas em ribbon argox, que é altamente resistente a impressões em altas temperaturas.

Esse ribbon pode ser comprado em rolos, que devem ser devidamente colocados em uma impressora não fiscal especializada na impressão nesse material.

Assim, ele produzirá as etiquetas com o código e as informações especificadas, como tamanho, cor, preço, entre outras coisas.

As etiquetas para roupas também devem ser feitas, revelando o nome de sua marca. Isso é importante para garantir que todos saibam que aquela peça foi comprada em sua loja, uma vez que dificilmente alguém as retira.

Uma máquina que etiqueta roupa pode ser utilizada, pois ela garantirá que a costura foi bem presa e não irá soltar tão facilmente.

É importante que o material utilizado não cause nenhum tipo de irritação na pele, senão a pessoa que a comprou terá que cortar para retirá-la.

Por fim, pense bem nas embalagens que serão utilizadas para que os seus clientes levem as suas compras embora para casa.

Ainda que você tenha caixas ou embrulhos, tenha sempre algum tipo de sacola, pois elas são bem mais fáceis de ser transportadas de um lado para o outro.

É possível utilizar embalagens plásticas, pois essas são as mais comuns, mas também é interessante pensar em alternativas diferentes, como as feitas em papel cartão ou kraft.

Dependendo da qualidade do plástico, esses papéis podem acabar tendo uma resistência e durabilidade superior.